Uma modalidade de empréstimo que vem há muito tempo atraindo servidores e especialmente aposentados para a armadilha do consignado, por isso antes de se atirar impensadamente num crédito que de primeiro momento parece à solução para todos os pequenos problemas financeiros do dia a dia é preciso que se faça um sério balanço de toda a situação. Não raro encontramos hoje em dia um número muito grande de aposentados que iludidos com as facilidades de pagamento e os baixos juros que são oferecidos acabaram caindo numa armadilha da qual levarão muito tempo para se livrarem uma vez que o prazo para quitar a divida é bastante longo. È necessário que se considere que se você chegou ao ponto de não saber mais como pagar as dividas por certo não vai ser fazendo uma nova divida que irá resolver o problema.
Aumento do Endividamento
Embora muitas vezes a ampliação da concessão de crédito seja vista como um fator positivo para a economia é preciso ver os dois lados desta moeda, pois se por um lado isso pode movimentar o comercio com a injeção de mais dinheiro, por outro precisamos pensar que o endividamento dos aposentados não é bom. É muito dinheiro disponibilizado para esses financiamentos e é do interesse das instituições levar o aposentado a contrair essa divida pois apesar do juro baixo, a inadimplência é zero uma vez que as prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento. Entretanto considerações estão sendo feitas a respeito desses endividamentos. A pura verdade é que se faz necessário que as pessoas busquem o equilíbrio econômico uma vez que quando a renda está comprometida, se o pagamento do empréstimo não atrasa devido ao desconto em folha, essa inadimplência por certo vai se der em outras modalidades de empréstimos que já tenha contraído ou então no pagamento de prestações de produtos que tenha comprado a prazo.
O Que Acontece
De modo geral muitos aposentados além de não conseguir se mantiver dentro de um consumo responsável, ainda não tem a capacidade necessária para gerirem sozinhos seus vencimentos e com o crédito muito facilitado, inclusive sem ser necessário qualquer tipo de comprovação, os aposentados se deixam entusiasmar com o assedio das financeiras que não perdem tempo e investem muitos esforços para pegar o dinheiro desse contingente de pessoas que é bastante grande.
Conselho
Os conselhos para pensionistas e aposentados é para que façam um investimento na poupança para os momentos de dificuldades e caso não consigam que tentem antes de se comprometer com financiamentos em longo prazo conseguir o dinheiro de que necessitam com algum parente ou até mesmo tratem de vender algum bem que não esteja em uso. Empréstimos consignados devem ser feitos como ultimo recurso em casos extremos e não como paliativo para pagar dividas contraídas de maneira muitas vezes irresponsável.