Site do Banco Itaú

Que a economia é um dos principais elementos de um país, isso não se pode negar. Com ela, é possível realizar diversas ações que irão impactar a vida das pessoas, seja esse impacto bom ou impacto ruim. É claro que isso irá depender exclusivamente de como  a economia irá se encontrar. Em resumo: se a economia estiver bem encaminhada, é provável que o impacto na vida das pessoas possa se manter positivo. No caso de a economia estiver em maus lençóis a expectativa é que o impacto seja negativo.

Diversas são as peças fundamentais para que uma economia possa vencer sem maiores problemas. Um deles é, justamente, a presença de empresas que conseguem contratar diversas pessoas que irão receber salários por seus trabalhos e, dessa maneira, irão ajudar a movimentar a economia local ( ou nacional). Outra peça muito importante é a presença de instituições financeiras e dos bancos, que serão falados com mais detalhes a seguir.

Os Bancos

Os bancos nada mais são do que instituições financeiras de ação intermediária entre agentes determinados superavitários e os deficitários. Além de exercerem diversas outras funções, o seu intuito principal se apoia na captação de recursos dos agentes superavitários e concedê-los aos agentes deficitários sob a condição de juros o dinheiro que for aprovado para a sua necessidade. É desses juros que nasce o que é chamado por “spread bancário”, nada mais sendo do que a margem de lucro da instituição.

Bancos Tradicionais

Bancos Tradicionais

Essa estrutura não é padrão de um banco privado ou de um banco público – todos tem o mesmo princípio de funcionamento. Outras funções que são incumbidas aos bancos são os financiamentos de casas e carros, além de ceder crédito a empresas para que essas possam criar investimentos e, consequentemente, empregos, além de muitas outras características.

A Moeda

Nada mais justo do que condicionar a existência do banco com a existência da moeda, que começou a ser utilizada em lugar de outros tipos de coisas que eram pareadas como moedas. Explica-se: quando o ser humano começou a notar que não tinha mais necessidade de se locomover para várias regiões em busca de alimentos  e que ele poderia muito bem cultivar alimentos e domesticar animais é que ele viu que poderia produzir muito mais do que necessitava.

Dessa maneira, muitas pessoas começaram a negociar com outras aqueles mantimentos que elas não tinham, em troca do que eles possuíam. Para poder facilitar, foi criada um artifício que tinha o valor determinado por cada posse que a outra pessoa poderia ter. E, assim, a moeda foi criada.

Com o surgimento desse artifício se tornou necessário que instituições que pudessem administrar e guardar esse dinheiro fossem criadas. Só que o nome “banco” demorou para ser criado, tendo sido originado pelos judeus da cidade de Firenze, na Itália, quando o Renascimento estava em todo vapor na região. Esse nome era a mesa onde as moedas eram trocadas.

O Primeiro Banco Moderno

No ano de 1406, quase 90 anos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao sul da Bahia, foi criado o primeiro banco moderno que se tem notícia, chamado “Banco di San Giórgio”, localizado na cidade italiana de Gênova.

De lá para cá os bancos evoluíram muito, tendo adotado a tecnologia a seu favor. Em 1983, por exemplo, o Banco da Escócia conseguiu a proeza de se tornar o primeiro banco do mundo a oferecer serviços por meios eletrônicos, nos quais, a partir daí, se tornou febre no mundo todo. Ainda hoje existem bancos que não utilizam a tecnologia para se beneficiarem. Porém, é questão de tempo até que todos os bancos se rendem a estrutura digital: afinal, estamos falando de um período onde o dinheiro físico deixará de existir, tomando o seu lugar o dinheiro digital.

E é por essas e outras que diversos bancos vem aprimorando suas plataformas digitais, como é o caso do banco Itaú.

O Banco Itaú

O banco Itaú é o maior banco da iniciativa privada no Brasil, tendo sua sede na cidade de São Paulo. A partir de 2008 é que o banco realmente começou a crescer e a demonstrar que tinha cacife para poder pleitear a sua vaga de maior banco do país, depois que o Unibanco, outro grande gigante no mercado financeiro anunciou a sua fusão com o Itaú, criando a “Itaú Unibanco”.  Essa fusão resultou na criação do maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, bem como, também, em uma das vinte maiores do planeta em relação ao seu valor de mercado.

Em mais de 90 anos de história, o ITAÚ conta hoje com mais de 90 mil empregados, uma base de clientes de mais de 55 milhões de pessoas e, por sua vez, quase 100 mil acionistas.  E tudo isso também aconteceu por conta que o banco está presente em 21 países além do nosso. Por Aqui e no exterior ele conta com mais de cinco mil agências, bem como, também, mais de 20 mil caixas eletrônicos e outros pontos de atendimento.

Em 2014, depois de aquisições (a adquirente de cartões Rede) e parcerias (como com a Porto Seguro, para oferecimento de seguros veiculares e residenciais), o grupo Itaú-Unibanco dá uma outra cartada para manter a sua influência como grande banco, que foi a compra do CorpBanca, um importante banco chileno que custou para o grupo quase 4 bilhões de dólares. Essa operação permitiu que fosse criado o Itaú CorpBanca, além de inseri-lo em outros mercados financeiros, como o do Chile e o da Colômbia.

O Itaú é um dos bancos que mais investem para que o cliente possa ter o mínimo de conforto para poder realizar suas atividades. Um dos projetos que está sendo implementado no Brasil é a instalação de totens de pagamento, com o intuito de fazer diminuir as filas nas agências de São Paulo. Há a expectativa de levar esse conceito para outros lugares da cidade e, também, do Brasil.

E, como era esperado, o Itaú lançou diversas ferramentas digitais para que o cliente pudesse ter uma maior liberdade sobre suas ações, isso sem falar, logicamente, de toda a comodidade proporcionada a quem decidia abrir uma conta no banco. O site do banco também é bastante didático e acolhedor ao cliente. Você pode acessá-lo por meio do link:

https://www.itau.com.br/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *