Juros Poupança

As novas medidas implantadas pelo governo Dilma no que tange à rentabilidade dos juros nas contas poupanças, tornaram o investimento menos rentável. O governo incentivou as medidas para tentar combater a alta procura por poupança, que colocava em risco a verba de grandes investidores nos outros planos de renda cruciais para a evolução do sistema econômico. Conheça as motivações para as mudanças das regras de rentabilidade nos juros da poupança.

juros poupanca

juros poupanca

Por as Regras Mudaram?

A maioria dos especialistas entra em conversão ao acreditar que o governo preferiu continuar a redução de juros no país, encontrando método prático nas modificações das contas poupanças, forma de investimento mais popular do Brasil.

A Selic em níveis baixos causa a migração dos grandes investidores para as contas poupáveis, desencadeando em desequilíbrio, que pode afetar o crescimento previsto de forma considerável.

Títulos do Tesouro Direto e Fundos com renda fixa estavam considerados menos atrativos do que as cadernetas de popança, que possui objetivo de subsidiar classes pobres nos momentos de dificuldades ou aposentadoria, e não atrair investidores que visam constante lucro conforme tendências econômicas.

A Crise do velho continente também possui relação com as novas medidas da rentabilidade de juros nas contas poupança. Os reflexos podem afetar a evolução econômica nacional, momento no qual os juros devem subir e aumentar também a rentabilidade aos poupadores.

Representantes do governo acreditam que as medidas trazem maior autonomia ao Banco Central, que pode fixar taxas de juros como menos preocupação com crises externas no consumo. A rentabilidade diminui ao passo que os financiamentos ficam mais acessíveis.

O olhar de atenção passa os depósitos realizados até o início de maio. Com a repentina queda de Selic, se faz necessário manter os depósitos na caderneta ao invés de fugir para outras aplicações.

Mudanças na poupança: Desde 04/06, quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano, a rentabilidade das aplicações equivale a 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Investidores com quantia rendendo na conta antes da respectiva data ainda contam com as regras antigas, que geram mais renda aos investidores.

juros poupanca

juros poupanca

Mudança na Cultura do Pequeno Poupador

Além do receio governamental referente aos grandes investidores que estavam migrando para as contas poupança, também existe a legítima necessidade de redução dos juros, aumentando o nível de consumo e crescimento nacional.

Com a diminuição dos juros, a rentabilidade na poupança diminui em mais de 30%. Pequenos investidores precisam procurar novas formas de arrecadar renda. Os títulos públicos do governo estão sendo buscados, visto que com apenas trinta reais é possível realizar o investimento mínimo que corresponde a 0,1 do papel.

O CBD também representa solução indicada por especialistas, principalmente por causa da renda pré-fixada, independe das movimentações dos juros. Investidores que conseguem maiores rendas na negociação do CDI também se sobressaem no cenário atual.

Por Renato Duarte Plantier

juros poupanca

juros poupanca

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *