A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, foi criada no ano de 1904, e nos dias atuais esta sendo considerada como o maior sistema de fundo de pensões de toda a América Latina. Consiste em uma entidade de previdência privada fechada, cujos participantes integram o grupo de funcionários do BB – Banco do Brasil, além de empregados que integram o quadro da PREVI.
O intuito desta instituição é garantir aos seus integrantes benefícios previdenciários que complementem os benefícios concedidos pela Previdência Oficial, contribuíndo desta forma para oferecer qualidade de vida aos funcionários e também a todos os seus dependentes.
Recursos
Para desempenhar esta função a PREVI conta, em sua essência, com recursos provenientes de constribuições pessoais e também patronais, além disso pode contar com outras contribuições especiais que estão previstas nos estatutos da PREVI ou em instrumentos específicos, recursos estes que são investidos diversamente em imóveis, ações de empresas, títulos, etc.
São estes investimentos que garantem que os benefícios sejam pagos de forma correta e no seu devido tempo. Os recursos da PREVI são investidos em empresas nacionais comprometidas com a lei de responsabilidade fiscal, e desta forma presta benefícios à sociedade brasileira.
Produtos e Planos
PREVI Futuro, Plano 1, Capec, Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário são disponibilizados aos intergrantes da PREVI, sendo que o PREVI Futuro consiste em um sistema que oferece Previdência Complementar aos funcionários do Banco do Brasil que ingressaram na empresa após a data de 24 de dezembro de 1997.
25º do Mundo
Conforme pesquisa realizada por uma publicação americana cujo nome é Pensions & Investiments, devidamente especializada no assunto de previdência complementar, houve um crescimento significativo entre os 300 grandes fundos de pensão mundiais após a grave crise mundial ocorrida no ano de 2008.
Os ativos destas instituições foram valorizados em mais de 8%, desta forma passaram a administrar recursos em mais de 11 trilhões de dólares. Estes dados se referem ao ano de 2009, sendo que a publicação da pesquisa é anual e sempre em setembro. Neste contexto a PREVI encontra-se na 25ª posição.
Avanços
Na última edição desta mesma pesquisa a PREVI se encontrava na 45ª posição, portanto é mais do que natural que o seu presidente, Ricardo Flores, se encontre muito otimista e orgulhoso, pois esta colocação representa o reconhecimento de um trabalho consistente que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo por toda a sua equipe.
Manter esta ascendente trajetória torna-se agora uma responsabilidade ainda maior, mas motivada pelos resultados alcançados. A valorização do patrimônio da PREVI foi de 60%, sendo que no ano de 2008 eram mais de 50 bilhões de dólares e em 2009 este número cresceu para mais de 81 bilhões de dólares, com certeza é um crescimento muito positivo.