Para o ano que vem já existem projetos de aumento no valor do teto para financiamentos da casa própria dentro do projeto do governo federal. De acordo com as mudanças previstas também aumenta subsídio para projeto Minha Casa, Minha Vida, sendo que hoje esse valor é de até R$ 11 mil reais quando se trata de imóveis novos. No caso de imóveis usados não é concedido esse tipo de auxilio.
A Informação Após Reunião
O ministro Paulo Bernardo que é do Planejamento foi quem deu esta noticia para a imprensa. Isso se deu depois de uma reunião que o ministro teve em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desta reunião também fizeram parte os ministros: da Fazenda Guido Mantega e das Relações Institucionais Alexandre Padilha e além deste ainda esteve presente Maria Fernanda Ramos Coelho que é a presidente da Caixa Econômica Federal.
Mudanças nas Regras
Segundo Bernardo o programa está se desenvolvendo muito bem e existe a certeza de que até o fim deste ano, será contratado um milhão de novas moradias e para o ano de 2011 o programa irá contar com algumas modificações que vão melhorar ainda mais as condições de aquisição. Como há um consenso de que o teto dos financiamentos dentro do programa precisa aumentar isso vai ser feito no ano que vem.
Além disso, como os terrenos aumentaram muito de preço nas grandes cidades dificultando a aquisição destes para a construção, algumas medidas serão tomadas no sentido de facilitar essas construções.
O Subsídio
Independente dos empreendimentos que são totalmente bancados pelo governo, este ainda vai conceder subsídios de até R$ 23 mil reais para a compra de imóveis novos financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida sendo que esse valor depende da renda do tomador do empréstimo e também da cidade onde o imóvel deverá ser construído ou comprado.
A Meta
Até agora segundo o governo foram contratadas a construção de 500 mil unidades de moradias e até o final deste ano a meta é chegar a um milhão de casas. Entre 2011 e 2014 a pretensão do governo é de que mais 2 milhões de unidades sejam construídas.
A meta é ambiciosa, mas certamente que é possível fazer isto, basta que haja vontade política para tanto e como vai mudar o governo fica como sempre a interrogação, quando um governo que entra deixa de cumprir as metas que não foram por ele previstas e olha que isso acontece independente do programa estar dando certo ou não.
Aprovação de Projeto
Ainda de acordo com o que disse Bernardo, o governo quer no decorrer da próxima semana determinar todos os valores para poder enviar os projetos ao Congresso no inicio do mês de agosto, pois espera tê-los aprovados no início do próximo ano.