Setor Financeiro Atribuições

Empresas de médio e grande porte contam com profissionais que atuam no setor financeiro para, desta forma, manter em dia todos os compromissos e competências referentes a este segmento, que com certeza representa uma das partes mais importantes de uma empresa. É pelo setor financeiro que passam todas as negociações de uma empresa, e o equilíbrio das negociações é que definem a saúde financeira da mesma.

Atribuições

No setor financeiro, atribuições é o que não falta. Basicamente podemos dizer que o setor financeiro de uma empresa se responsabiliza por todo o fluxo de dinheiro da mesma, ou seja contas a receber e a pagar, orçamentos, fluxo do caixa, negociações com outras instituições financeiras, etc.

Financeiro

O analista financeiro é o profissional habilitado e capacitado para desempenhar estas funções junto de alguns auxiliares, caso haja necessidade. É importante que estes profissionais tenha alguma experiência em área financeira, tesouraria, conhecimentos a cerca do mercado financeiro em nosso país, informática, etc.

Importância da administração financeira

A administração financeira funciona como uma ferramenta importante, uma técnica a ser utilizada em prol do controle que se refere a saúde financeira de sua empresa, concessão de créditos à clientes, análise dos investimentos, planejamento, bem como a análise de métodos viáveis para obtenção dos recursos necessários ao financiamento de operações e demais atividades de uma empresa, sempre visando o desenvolvimento, evitando desperdícios, observando desta forma os melhores rumos para a saudável condução financeira de uma empresa.

Área administrativa

O setor financeiro com suas importantes atribuições representa o “sangue” da empresa, o combustível que possibilita seu funcionamento correto, sistêmico e sinérgico, passando assim aos demais setores o oxigênio necessário a sua perfeita manutenção.

Atribuições

É preciso que este “sangue” circule constantemente, desta forma possibilitando a execução de todas as atividades necessárias, objetivando sempre o lucro e a maximização de seus investimentos, mas sem deixar de lado os cuidados, o controle referente ao fluxo de entrada e saída dos recursos financeiros.

Estes, por sua vez, podem ocorrer por meio de empréstimos, investimentos, entre outros, porém visando sempre a viabilidade das negociações, proporcionando tanto o crescimento como o desenvolvimento e a estabilização da empresa.

Falência

Uma das grandes razões de falência de empresas brasileiras é a ausência de precisas informações financeiras que possibilitem um controle rigoroso e o planejamento financeiro. Grande parte das pequenas empresas brasileiras entra em falência em torno dos 5 anos de existência.

Informações

É importante escalrecer que os contadores são responsáveis por prover e desenvolver dados que mensuram a performance de sua empresa, avaliam a posição financeira frente aos impostos, contabilizam seu patrimônio, elaboram demonstrações, etc. Mas a atividade financeira, que não compete ao contador, é responsável pelo fluxo de caixa, e este é que realmente vai demonstrar a capacidade e situação financeira da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>