O Emprego e as Pequenas Empresas

Foi divulgado ontem um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostrando que o emprego e as pequenas empresas têm uma forte ligação, aliás, bem maior do que a maioria das pessoas possa pensar, pois se engana quem imagina que as grandes empresas são as responsáveis pela maioria dos postos de trabalho que existem em nosso país. A pura verdade é que em 2008 empresas com capacidade de até dez funcionários empregavam nada menos do que 38,4 milhões de nossos trabalhadores o que representava 54,4 % dos postos de trabalho existentes no Brasil e quanto à massa salarial total, esse índice representava 57,2%.

Negocio

Trabalhadores Amparados

Essa é uma pesquisa que se utiliza de dados do IBGE, ou seja, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e divulgou que 40,8% destes empregados em pequenas empresas contavam com o amparo da legislação trabalhista. Mesmo entre aqueles que trabalhavam por sua própria conta também havia proteção trabalhista. Se considerando os empregadores, 55,8% eram amparados pelas leis trabalhistas. O governo se preocupou muito em ter as empresas recuperadas, após a crise mundial, o que é perfeitamente correto, porém segundo o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann está mais do que na hora do governo começar a pensar no fortalecimento destas pequenas, mas importantes empresas, com políticas públicas direcionadas especificamente a elas.

Seguros

Crédito

Instituições públicas e bancos que sejam especializadas no atendimento diferenciado destas empresas se fazem necessário, pois elas têm grandes dificuldades quando o assunto é acesso ao credito, isso sem falar no caso de isenções fiscais e subsídios. Vantagens como estas podem ser o diferencial para o sucesso, porém no Brasil de hoje somente as grandes empresas contam com as facilidades destes benefícios. Como tudo indica que estas empresas passarão a ter maior importância na economia brasileira nos próximos anos seria fundamental que o governo se voltasse um pouco mais para este setor e procurasse criar políticas públicas que contemplassem este segmento que vem se mostrando importante para a manutenção do nível de emprego que continua muito preocupante no país.

Vantagens

Informalidade

A falta de proteção através de leis trabalhistas também foi um ponto ressaltado por Pochmann uma vez que entre empregados e pequenos empresários trabalhando por conta própria são muitos que se encontram na informalidade. Isso é prejudicial para o setor, pois os empresários que contratam dentro da lei, com carteira assinada saem prejudicados uma vez que as despesas são muito maiores do que aqueles que contratam funcionários de forma totalmente ilegal, pois esta economia representa um dinheiro extra a mais no final de cada mês. É preciso regulamentar esse segmento tão importante da economia brasileira que no momento se encontra relegada ao descaso apesar de algumas medidas já terem sido tomadas neste sentido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *