Economia da Etiópia: PIB, IDH e Negócios

Localizada em solos africanos, a Etiópia se encontra limitada com a Eritreia e Djibuti Somália, Quênia e Sudão. Ela é pertencente ao hemisfério meridional na Linha do Equador.

Está situada a dois mil metros de atitude, e a sua capital localiza-se a 2400 metros acima do nível do mar. Apresenta a mais alta temperatura do planeta sofrendo, então, de secas periódicas. Tem, aproximadamente, 65% de seu território tomado por campos e pastagens. A principal fonte da economia nacional está pautada nas atividades agropecuárias.

É também uma grande produtora de sementes oleaginosas, cana de açúcar, café e feijão. Sendo que o café é um dos principais produtos de exportação. Apesar de parecer um país promissor, levando em conta os dados levantados, a realidade não é bem assim.

Etiópia apresenta inúmeros problemas sociais, tendo um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Além disso, pelo menos metade dos habitantes, vive em situação de subnutrição crônica, além da taxa de mortalidade alarmante e do índice alto de analfabetismo

O território deste país é composto basicamente por rochas antigas, sobrepostas por camadas de outras rochas de origem basáltica, que apontam a existência de intensa atividade vulcânica no passado. Além disso, a título de curiosidade, estudos recentes apontam que esse seria o local de origem da nossa espécie.

O clima é temperado e árido, e suas estações são bem definidas, sendo uma seca e a outra chuvosa. Esta última, portanto, é a estação mais predominante durante a maior parte do ano.

Negócios na Etiópia

Crianças da Etiópia

Crianças da Etiópia

A economia Etiópia é baseada, basicamente, em atividades agropecuárias. Cerca de 80% da população vive principalmente, da agricultura. Esta, por sua vez, representa cerca de 90¨% do PIB. As principais exportações são de sementes oleaginosas, leguminosas, café, flores, cana de açúcar, forragem, além de cereais como sorgo cevada milho e trigo.

As condições naturais do país são favoráveis a agricultura, mas suas técnicas agrícolas são muito ultrapassadas, limitando-se apenas ao nível de subsistência

Essa economia é dividida em setores:

  • Primário: o setor primário é dominado pela atividade agrícola. Como também ocorre na maior parte de países africanos, a Etiópia também possui subdesenvolvimento e fome, seus grandes problemas. Secas periódicas esgotamento do solo, desmatamento erosão e densidade populacional, tornam esse processo mais difícil e menos satisfatório. Apesar de algumas medidas cooperativas terem sido tomadas, com o objetivo de melhorar a produção, houve pouco êxito
  • Secundário: nesse setor estão presentes, alimentos, calçados, produtos químicos e têxteis, e couro
  • Terciário: o setor terciário está baseado no desenvolvimento de iniciativas para investimentos em turismo, melhorando parque nacionais, infra estruturas hoteleiras e melhorando a visualização da cidade também.

Como podemos perceber, são poucos os dados a respeito desse país. Apesar disso, fica evidente que a maior parte do sustento do país é retirada de atividades agrícolas. E que, ainda assim, nem sempre são o suficiente para livrar a população da fome, assim como de situações de subnutrição e pobreza extrema.

Fica claro que o país deve investir mais nos outros setores de economia para que o valor da renda aumente. Com isso, o país teria o PIB e o IDH elevados.

Dados Gerais da Etiópia

População estimada em 2016: 102.403+.196 habitantes

População urbana (estimativa em 2016): 1.346.757 habitantes

Censo de 2007: 73.918.505 habitantes

Densidade demográfica: 75 habitantes por km²

PIB Total (Produto Interno Bruto) – base PPC – Estimativa de 2019: US$ 240 705 bilhões

PIB per capita (2019): US$ 951

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – Estimativa de 2018: 0,470 (baixo)

Moeda: Birr Etíope

Idiomas: amárico (língua oficial), inglês e algumas línguas regionais

Total da população urbana: 17%

Total da população rural: 83%

Esperança de vida ao nascer: 52,2 anos

Religiões da Etiópia: 54,8% Cristianismo (sendo 34,8% ortodoxos, e protestantes 17%, 34,1% do islamismo, 10,8% de crenças tradicionais, 0,2% sem religião, e 0,1% de outros religiões.

Curiosidades Sobre a Etiópia

Etiópia

Etiópia

Abaixo, listamos algumas curiosidades bem interessantes sobre a Etiópia. Confira!

  • Único país africanos que não chegou a ser colonizado.
  • Devido a esse fato, há bem pouca influência europeia. A Etiópia conta com um calendário próprio. Além disso, o país também tem a sua própria religião, o seu idioma, assim como o seu horário próprio também.
  • No país, o dia começa quando nasce o sol. Assim, o sol raia quando é mia noite. Às 7 da manhã é servido o almoço. O pôr do sol é meio dia.
  • O Rastafári consiste em uma cultura baseada totalmente na Etiópia. O termo “Ras” quer dizer “príncipe”. E o termo “Tafari” consiste em um nome de famoso príncipe. Depois que ele se tornou um imperador, passou a se chamar Haile Selassie.
  • Em 1948m, foi dada de presente uma cidade por Selassie para os jamaicanos rasatafáris, que recebeu o nome de Shashamane. A ideia era que eles tivessem como voltar até o seu continente original, pois eles haviam sido retirados de lá a força por europeus, para que fossem escravizados. Shashamane é, até hoje, em dia, uma cidade rastafári.
  • Os primeiros vestígios da espécie humana, que consistem em ossos de cerca de 3,18 milhões de anos atrás, tiveram sua origem na Etiópia. Dessa forma, a hipótese mais aceita é de que esse país seria o local de origem da humanidade.
  • É comum o presidente do país bloquear a internet por lá. E por motivos sem a menor importância.
  • Não há viagens de ônibus no país durante a noite. Por isso, se pretende viajar para o país, programa todos os seus passeios para serem feitos durante o dia.
  • Um banho quente é algo bem raro na Etiópia. A menos que você se encontre um hotel de luxo para se hospedar, terá que tomar banhos frios.
  • A comida mais comum e tradicional da Etiópia se chama Injera. Trata-se de uma espécie de tortilla ou pão, com aspecto esponjoso, e que as pessoas comem com tudo dentro, como arroz, feijão e etc. Os turistas adoram o prato.

O turismo na Etiópia é bem fraco. Com isso, o país também possui uma infraestrutura bem ruim. No entanto, o local tem muita coisa legal para oferecer. Mas as suas atrações são bem pouco exploradas pelo governo.

Sendo assim, o turismo da Etiópia tem muito potencial para crescer. Porém, para isso, o país precisa do apoio e empenho do governo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *