Demonstração de Competência no Ambiente Profissional

Diferença entre Saber e Achar que Sabe

No ambiente corporativo, uma das habilidades que mantém o profissional sempre em evidência para seus gestores e colegas de profissão é a demonstração de competência que ele desenvolve quando executa suas principais tarefas laborativas.

Demonstrar

No entanto, é necessário destacar que a competência é uma habilidade inerente ao bom profissional, que para que as outras pessoas na empresa percebam, não é necessário que o funcionário passe todo o tempo disponível informando que resolveu esse ou aquele problema pendente na organização empresarial.

Competência Inata e Desenvolvida

Existem pessoas que já nasceram praticamente com competência para fazer todas as suas atividades de maneira satisfatória, são aquelas que possuem a competência inata. Outras precisam desenvolver ainda através da prática algumas habilidades pessoais e profissionais que as tornem competentes.

Nas grandes organizações empresariais, a competência demonstrada por um funcionário ao executar determinada tarefa é uma qualidade muito apreciada pelos gestores em geral. No entanto, muitos profissionais se aproveitam dessa habilidade que possuem para tentar de todas as maneiras mostrar aos seus superiores que são muito competentes, na esperança de conseguirem algum tipo de promoção dentro da corporação em que atuam.

Profissional

Os especialistas em recursos humanos informam que esse tipo de atitude dentro das empresas nem sempre é bem aceito por gestores, e pode em algum momento até ter um efeito inverso, ou seja, o profissional, ao invés de ser promovido, é considerado inapto para o trabalho que desenvolve.

A recomendação de profissionais especializados na área de gestão de carreiras é o funcionário não tentar mostrar a todos da chefia em todos os momentos a competência que acha que tem. Quando o empregado realmente possui essa qualidade, ela logo fica evidente para todos da corporação.

Inteligência para Lidar com Situações Profissionais

O profissional que deseja se desenvolver na organização empresarial onde atua deve possuir a inteligência suficiente para demonstrar sua competência profissional, sem tentar impor seus êxitos no local de trabalho para as chefias imediatas e aos colegas de profissão.

Para se destacar na profissão e ser notado pelos gestores, o funcionário deve apenas se concentrar nas atividades que deve executar ao longo do dia e com certeza suas competências e habilidades para lidar com os problemas da empresa não passarão despercebidas pelos chefes, pois um profissional pode fazer toda a diferença para a organização empresarial em que ele atua, na hora de fazer algum tipo de negócio ou fechar um contrato.

Tarefas

A maneira como o profissional vai lidar com as tarefas que ele sabe que desenvolve de maneira satisfatória é que fará com que ele possa, em um determinado momento de sua trajetória profissional, ser notado pela alta gerência empresarial e conseguir uma promoção, aumentando seu nível hierárquico dentro da corporação.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *