A Contribuição das Mulheres para Negócios

Sabemos como o mundo ainda é machista em meio a tanta evolução diária. Quando procuramos grandes destaques ao redor do mundo, seja na área política, religiosa ou econômica, a maioria deles são homens e isso faz parte da cultura internalizada em nossas vidas a gerações.

Reconhecer o tal valor para as mulheres é algo bem recente e ainda não tomou as devidas proporções, infelizmente ainda tem muita gente que não considera a mulher como igual ao homem. As mulheres ainda sim conseguem trabalhar, muitas vezes cuidar da casa e ainda criar seus filhos. Claro que já há muitos casos de homens que além de respeitar essa igualdade ajuda a mulher no que ela precisar dentro de casa e com os filhos.

A igualdade não precisava nem ser falada, é bem tranquilo entender como todos são iguais. É a mesma coisa de achar que negro é menos que branco simplesmente pela cor, ou então julgar por etnias. Tudo isso envolve um preconceito muito grande que a sociedade ainda não conseguiu abolir da realidade.

Preconceito

Como o próprio nome já diz é um conceito pré-formado sobre as pessoas, sendo totalmente errôneo por tratar principalmente de questões culturais que muitas vezes são só passadas para família e seguidas sem entender nem sequer o porquê.

Entenda que muita vezes as pessoas simplesmente discordam da opinião das outras sem embasamento por ter um preconceito, sem ter dados objetivos para apresentar. Generalizações podem ocorrer também, levando a um tipo de preconceito por sentimentos hostis sem nenhuma necessidade.

Há tantos tipos de preconceito que podem não parecer, mas que estão tão comuns em nosso cotidiano que passam despercebidos até mesmo pela pessoa ou grupo que o recebe.

Claro que nem sempre a fala preconceituosa vem com uma opinião negativo, ela pode vir simplesmente acompanhada com um estereótipo associado a um grupo, como por exemplo elogiar uma mulher se referindo a algo machista.

Desde de sempre o homem teve a tendência de negligenciar alguns grupos e por isso há muitos estudos estudos em cima disso para que entender um pouco mais do psicológico humano, mas como todos sabemos é impossível prever ações e pensamentos que outras pessoas irão ter.

Feminismo

Ao contrário do que muitos pensam, o feminismo prega apenas a igualdade entre os gêneros, buscando através de movimentos políticos e sociais mostrar como a mulher sofre preconceito pelo simples fato de ser mulher. É formado por filosofias e ideologias que tentam praticar o empoderamento feminino, libertando as pessoas de seus pensamentos engessados impostos pelos padrões patriarcais.

O que vemos na história da humanidade é que as mulheres sempre foram tratadas como inferiores, sem poder votar, decidir sua vida, sendo submissa a um homem. Isso sempre deixou as mulheres muito dependentes para resolver muita coisa, sendo chamado de sexo frágil, mas como podemos ver na atualidade, as mulheres conseguem fazer de tudo e mais um pouco.

As concepções adotadas pela sociedade são totalmente errôneas, mas sempre foram acatadas por todos, até que alguns grupos específicos se revoltaram contra as condições de vida em geral, seja no trabalho por ganhar menos, por maridos que batem nas mulheres, por não terem local de fala em muitas discussões e outras críticas que podem gerar uma grande lista.

O feminismo surgiu para tentar remodelar os olhares da sociedade, conseguindo alterar culturas se necessário. Algumas conquistas vem só aumentando com o tempo, o espaço para as mulheres tem ficado mais amplo, mas ainda há muita mente machista que acha que as coisas são como há dois séculos atrás, mas não é bem assim e sabemos disso.

Há muita tecnologia hoje que foi criada graças a mulheres de garra e determinação que fizeram mesmo sob pressão e critica da sociedade. Como o primeiro algoritmo para computadores de Ada Byron, que revolucionou muitas pesquisas e ajudou a desenvolver o computador como ele é hoje.

Mulheres No Mundo Dos Negócios

Mulheres No Mundo Dos Negócios

Mulheres No Mundo Dos Negócios

Com o passar do tempo as mulheres vem ganhando cada vez mais oportunidade de mostrar diversos talentos. Não é muito comum encontramos mulheres a frente de grandes companhias, mas sabemos que todas elas possuem a mesma competência para estar lá. Chegando a cerca de 30% somente de mulheres trabalhando em grandes empresas.

Para chegar em cargos de lideranças é mais complicado ainda e isso é refletido na lista dos mais influentes e mais ricos do mundo, sendo em sua maioria formada por homem. Mas para ser uma mulher de negócio é preciso ter pulso firme e ter noção que as vezes algumas pessoas só querem te mexer com o seu psicológico. Seja forte o suficiente e mostre como você é segura de si.

Muito do pensamento de ser ou não uma mulher de negócios, vem da família. O berço interfere muito nas escolhas e nas influencias que transmite as futuras gerações. Como por exemplo quando a mãe e a avó foram sempre donas de casas e submissas a seus maridos, há uma tendência muito maior dela se tornar assim visando a mesma vida que seus parentes.

As mulheres vão chegar cada vez mais longe e mais ao topo de grandes corporações, inspirando e cativando todos os membros da empresa que trabalha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *