Vantagens de Consórcio de Veículos

Assim como o cheque pré-datado, o consórcio representa modalidade inventada na economia brasileira. Representa grupo de pessoas que estão juntas contribuindo com valores mensais a comprar veículos. A entrega do bem acontece antes via lance, sorteio ou final do prazo do plano.

Sem Juros

Talvez a grande vantagem esteja no fato de não existir juros. Interessante notar que dependendo do plano enquanto o bem não for contemplado é possível pagar as prestações.

Contemplação do Consórcio

Outro ponto positivo que deve ser levado em consideração está na contemplação que pode acontecer por lance ou sorteio, quando o restante do saldo devedor está equivalente a empréstimo sem juros. Especialistas apontam que o dinheiro pode rende mais do que prestações ou empréstimos para comprar o bem. A prestação do consórcio tende a ser menor do que em financiamentos mesmo com os custos dos seguros, fundos de reserva e taxas (administração e adesão).

Hora da Economia

Independente da classe social, em determinada hora da vida é necessário perceber que o hábito de economizar deve ser rotina básica na vida. Por isso que para certos consumidores o consórcio traz a vantagens da obrigação em economiza de modo mensal no sentido de cumprir determinado objetivo. Depois que o plano acabar quem investe pode usar os valores usados nos meses anteriores para quitar e iniciar investimentos em outros setores.

Interessante notar que no caso dos imóveis solicitar o consórcio pode ser desvantagem, levando em conta os custos dos alugueis. Mas, às compras de automóveis representa modalidade interessante às pessoas que não possuem pressa e desejam o carro mais para o lazer do que como necessidade de trabalho.

Especialistas apontam que o consórcio pode servir igual à poupança compulsória que não possui grande aplicação, mas pode servir de educação financeira. De certa forma, grande parte das pessoas que não tivesse a conta para pagar por mês estaria gastando o dinheiro com outras formas de consumo.

Alívio na Inadimplência

Em curto espaço de tempo a vida pode trazer surpresas positivas e negativas. Quem optar por fazer financiamento corre o risco de ficar com o nome físico inadimplente por causa dos atrasos em virtude da falta de pagamento ou aumento das prestações por causa da ação dos juros.

Na modalidade de consórcio o risco esse risco não existe. Todavia representa ponto importante ficar com a atenção redobrada no que tange às regras do plano.  Pessoas que desistem no caminho devem ter que esperar até o final dos prazos para receber a quantia, ou seja, pelo menos o dinheiro pago vai retornar à conta dos desistentes.

Vale ressaltar que o tópico está indicado para quem quer comprar carros. Na modalidade de imóveis o fato pode se complicar levando em conta que os planos possuem pelo menos dez anos para chegar ao ciclo final.

Tempo excessivo para receber a quantia que em tese vai valer menos em decorrência da inflação, mesmo com a correção conforme o índice das prestações. Dica para quem está com o problema no campo dos imóveis está em tentar transferir a conta para outro nome físico que pague os valores correspondentes.

Dificuldades no Financiamento

A cada ano os bancos anunciam recordes de receitas e ao mesmo tempo demonstra crescimento na inadimplência, fato que faz com quê as instituições bancárias apertem as regras às pessoas que desejam financiar compras de bens duráveis. Grande parte da população brasileira trabalha no mercado de trabalho informal e por conseqüência não possuem garantia de renda semelhante de modo mensal.

Como não conseguem comprovar que recebem valores X por mês os consumidores do gênero encontram a possibilidade do plano de consórcio para pagar valores por mês que não prejudique o orçamento e ao mesmo tempo garante a compra do bem, cedo (sorteio) ou tarde (final do plano).

Principais Vantagens do Consórcio

Necessário ter em mente de que esta representa dúvida frequente entre as pessoas que estão em busca de comprar carro e precisam de análises detalhadas no sentido de selecionar a melhor opção conforme o desejo, situação e objetivo pessoal.

01-Não existe juros, vantagem considerável levando em conta que os valores dos financiamentos podem ficar caros aos pontos dos compradores pagarem dois veículos no final das contas.

02-Opção ideal entre grande parte dos trabalhadores brasileiros trabalham no mercado de trabalho informal e não possuem chances de demonstrar holerite ou atender os critérios de básicos para obter financiamento. Existe menor burocracia!

03-No final das contas o custo à compra do automóvel tende a ser menor do que os financiamentos, mesmo sendo necessário pagar com custos como seguros, fundo de reserva, adesão e taxa de administração.

04-Conforme estudo realizado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) os valores da prestação do financiamento são maiores do que àqueles cobrados nos consórcios;

05-Consumidores economiza cerca de sessenta por cento do dinheiro gasto para os financiamentos.

06-Existe a obrigação de ter vida econômica no sentido de reservar valores para pagar as cotas. São depositados valores no sentido de se chegar a determinado objetivo.

Conclusão

Em termos gerais fica nítido que o consórcio representa vantagem ideal para pessoas que possuem dificuldades em conquistar financiamento ou não têm o valor relativo para pagar o veículo vista. Indicado para quem não tem pressa em conquistar o sonho de consumo. A notícia boa é que o dinheiro não fica perdido em caso de desistência, sendo necessário esperar acabar o plano para receber quantia corrigida.

Significado: Consórcio de Veículos

Representa associação composta por um ou mais indivíduos, organizações, empresas e governo no sentido de participar em atividade comum e à partilha dos recursos aplicado no sentido de atingir objetivo comum. Pode incluir acordos em que acionistas de empreendimentos concordam o controle acionário em troca dos certificados dos consórcios que viabilizam o lucro. Participantes são denominados consorciados.

Todavia, em âmbito popular está relacionado com a presença de nomes físicos dentro de grupos que objetivam comprar veículos, em principal as motos e os carros, ou adquiri a casa própria. A modalidade oferecida de modo confiante está organizada por instituições bancárias privadas, públicas e marcas automotivas consagradas no mercado.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *