Maneiras de Fazer Economia com o Orçamento Familiar

A maioria das famílias brasileiras estão dentro do padrão considerado classe media baixa, vivem com uma renda inferior a de muitas famílias consideradas ricas e com sua renda baixa conseguem viver bem dentro dos padrões necessários de sobrevivência e ainda sobra um dinheirinho no bolso para gastar com supérfluos e é nessa hora que a economia deve ser feita. Pegar o dinheiro que sobra mesmo sendo pouco colocar em uma poupança, pois de grão em grão a galinha enche o papo, e assim deve ser feito no orçamento familiar, principalmente se mais pessoas trabalharem. Exercer o domínio sobre gastos e compulsão é muito importante para poder adquirir alguma coisa necessária sem se enrolar ou perder o domínio da situação. Muitos economistas dão palestras e cursos na tentativa de conseguir com que as pessoas passem a ser mais centradas e menos consumistas.

Economia

O que Deixar de Comprar

Para poder economizar vale aquele ditado que diz assim: “o que os olhos não vêem o coração não sente”, então evitar lojas com vitrines maravilhosas que chamem atenção principalmente se for de roupas, calçados e acessórios, coisas que as mulheres não resistem, é claro que não pode comprar, mas deve se controlar e comprar só o necessário, o que estiver realmente fazendo falta. Deixar um dinheirinho para o lazer tipo cinema, teatro programas educativos e que pode ir toda a família. Trocar as idas no shopping por passeios no parque onde a tentação é bem menor, e quando for necessário comprar alguma coisa é imprescindível a pesquisa de mercado procurando bom preço associado a qualidade o que não é muito difícil de fazer e de encontrar.

Tentação

Promoções

As compras devem ser feitas sempre quando tiver promoção aproveitando os preços e as condições de pagamento. As promoções de final de ano são sempre as melhores quando as lojas queimam estoques e vendem as mercadorias com preços bem a baixo do normal, mas sempre tomar cuidado para a garantia dos produtos e o estado de conservação também para não ter problemas futuros. As liquidações favorecem as compras, mas é preciso ter sempre dinheiro á mão para poder conseguir melhor preço e evitar o crediário por causa dos juros, mas cuidado por que às vezes\algumas liquidações não são tudo o que parecem ser e por trás de condições de pagamentos ou de preços baixos pode estar muita dor de cabeça, por isso todo cuidado é pouco.

Poupança é um Bom Negocio?

Sim a poupança é um bom negocio, pois mesmo com os juros muito baixos ela garante seu dinheiro sem prejuízos e a hora que quiser sacar ele vai estar lá inteirinho e com algum juro. Muitas pessoas têm medo da poupança por causa do governo Collor de Mello que confiscou a poupança de muita gente que até hoje não conseguiu reaver o seu dinheiro, mas isso é passado agora as condições econômicas do país são outras e o incentivo a economizar e investir na poupança estão sendo alcançados e aos poucos o povo esta depositando sua confiança na estabilidade financeira do país.

Poupança

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber como se elabora um orçamento familiar

    samantha 9 de setembro de 2010 9:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *