Estorno de Crédito

Basicamente, estorno de crédito significa que o banco vai anular determinada operação. Porém, a expressão é mais do que um simples termo bancário, é um termo contábil.
Estornar/Estorno – significado
Segundo o Dicionário Brasileiro Globo, as palavras a seguir significam:
* Estornar: Lançar no débito uma quantia igual a outra indevidamente lançada no crédito, ou vice-versa; dissolver (contrato).
* Estorno: Ato de estornar; retificação de erro cometido ao lançar uma parcela em débito ou crédito, assentando na conta oposta quantia igual; rescisão de contrato, especialmente o de seguro marítimo.

Estorno de Crédito

Conceito

Se houve algum depósito indevido em sua conta, o banco vai “estornar”, ou seja, anular esta transação. Porém, se houve a cobrança de tarifa indevida em sua conta, o banco deve (após solicitação do cliente), estornar, cancelar, anular este lançamento, efetuando um crédito de igual valor na conta debitada. Então se houve débito em sua conta (algum depósito a menos), o banco deve creditar (desde que se trate de transação indevida, não reconhecida pelo cliente), se houve crédito indevido (algum depósito a mais), o banco vai debitar a sua conta.
Resumidamente, quando é feito um lançamento indevido, é feito um estorno do lançamento. Como um cancelamento da operação, todavia, não se pode apagar isso porque já foi contabilizado, portanto, para corrigir a situação é feito o estorno.

Erro

Exemplos

Alguns exemplos de casos em que ocorre o estorno seguem abaixo:
Exemplo 1: Se você lançou errado o valor de um crédito, escreva na linha seguinte o mesmo valor na coluna débito, ou vice-versa usando no histórico a palavra estorno.
Exemplo 2: Uma pessoa recebe uma carta que diz que o banco (ou a empresa) irá realizar o estorno de duas parcelas. Sinteticamente, o que a carta quis dizer foi que eles irão devolver as duas parcelas dessa pessoa.
Exemplo 3: Se alguém faz um depósito no caixa eletrônico de algum banco de apenas 50 reais, mas informou que depositou 60 reais, o banco irá contabilizar mais 60 reais na conta em exemplo. Assim, quando for feita a real contabilização do dinheiro, o banco verá que foram depositados 10 reais a menos que o dito. O simples (do ponto de vista lógico) seria a retirada de 10 reais da conta do exemplo. Porém, ao fazer isso, o banco estaria realizando duas operações indevidas e proibidas. Portanto, é feito o estorno, que no caso quer dizer praticamente que é cancelada a operação e depositado 50 reais na conta do individuo. Tudo isso acontece até mesmo sem a consciência do sujeito, ou seja, o banco realiza todo esse processo sem incomodar o dono da conta, que não teve culpa alguma.
Exemplo 4: É como se alguém depositasse 100 reais em certa conta, mas o caixa, por engano e pela pressa, contabilizasse 1000 reais. Seria então realizado o mesmo processo do exemplo 3, isto é, o banco iria corrigir o valor depositado na conta do individuo através do estorno.

Receber

Samuel Castro

9 comentários

  1. uma parente de uma senhora falsificou a sua assinatura e tomou um emprestimo no bmg-crédito consignado no valor de 3,500,00 reais e que a velha sem perceber descontaram no seu contracheque como aposentada duas parcelas. Após descobrir a fraude, ela procurou a financeira, pedindo que cancelasse o contrato e que pagaria as duas já descontadas. porém a financeira disse a ela(analfabeta) que nao poderia cancelar o contrato. É justo? tem como solucionar o problema? Solicitamos-lhes resposta urgente. obrigado

  2. A aposentada tem que procurar o INSS para suspender tal cobrança pois se trata de uma fraude. Em seguida deve procurar um advogado e entrar com um pedido de indenização da financeira que não conferiu ou autenticou sua assinatura e seus documentos como deveria.

  3. meu irmao fez compras pela internet com meu cartao de crédito sem minha ciencia e sem minha autorização, gastou os mil reais de limite do cartao e não para de chegar mercadorias na minha casa! Nao tenho como pagar por essas compras, até porque não fui eu quem as fez.
    É possivel algum tipo de estorno do dinheiro nesse caso ?

  4. Foram feitas 2 transações ilegais na minha conta do banco do brasil pela internet, um DOC e um pagamento de conta. Ja fui a agencia e pedi o estorno de debito, fiz declaracao e tudo mais, o banco nao me da maiores detalhes, ja se passaram 40 dias e nada de devolverem meu dinheiro. Eles so dizem q tem q aguardar 90 dias. é correto isso? GENTE, SAIAM DO BANCO DO BRASIL URGENTE!!!! esse banco nao tem copromisso com cliente.

  5. Tenho um emprestimo Bancario consignado, o INSS pagóu meu salario ate julio de 2010 o seja que ate julio foi pago o emprestimo,
    O INSS solicito estorno de pagamento dos meses de abril, maio e junho de 2010, e a intituição financeira devolveu o dinheiro sendo que foi debitado de minha conta.
    Agora a instituiçao financeira me coloco no cerasa por falta de pagamento sendo que foi descontado de mim.
    O INSS pode facer isto???
    A intituição financeira pode me colocar no CERASA mesmo com o pagamento ja feito?????

  6. FIZ UM DEPOSITO EM UMA CONTA COMO FASSO PARA TER ESSE DINHEIRO DE VOLTA?

  7. Fiz uma compra pala internet hoje e cancelei hoje mesmo, será cobrada alguma parcela?

  8. fiz uma compra na internt e cancalei sera cobrado alguma coisa?

  9. Teve uma transf de agencia um cheque em nome do proprio favorecido em minha conta no Bradesco no dia 09/12?2012 26.160,00 no dia 10?12 foi feita uma nova transferencia de agencia em dinheiro no mesmo valor. O banco não teria q comunicar este erro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>