Como as Cargas das Finanças são Calculadas

As cargas de finanças podem ser um fator que assusta muita gente por aí. Isso acontece porque o Brasil é um país que tem fama de cobrar altas taxas de impostos, e isso é realmente verdade. Para se ter uma ideia, hoje no Brasil, as taxas que são cobradas pelo governo em forma de impostos são extremamente altas, fazendo com que o país seja um dos maiores recolhedores desse benefício.

Os impostos acabam sendo cobrados em diversos tipos de produtos, e, também em processos de adquirir serviços, como é o caso dos cartões de crédito. Os cartões de crédito são um ótimo exemplo para ilustrar essa situação, visto que a maioria deles acaba cobrando de seu utilitário uma taxa mensal ou anua, que podemos facilmente descobrir como funcionam.

Essa taxa cobrada pelas empresas que fornecem aos usuários cartões de crédito são chamadas de encargos financeiros e significa basicamente o quanto que a pessoa que acaba realizando a utilização do cartão irá pagar para a determinada empresa pelo fornecimento desse serviço. Este tipo de taxa, muito se diferencia dos valores que acabam sendo cobrados dentro de um processo de compras, já que eles já oferecem o encargo tributário diretamente nos preços dos produtos.

Quando falamos das taxas de encargos cobrados dentro da compra de um produto, é preciso saber que os encargos tributários cobrados no cartão de crédito não estão impostos dentre do valor de sua compra. Isso porque, o total de sua compra é o valor basicamente das moedas que você gastou no produto, onde os impostos cobrados pelo governo já estão fixados em cada um deles.

Caso você realize o processo de pagamento da fatura de seu cartão de crédito no período limite da empresa que forneceu inicialmente o cartão, dentro do valor de suas compras não serão aplicadas nenhuma taxa chamada de juros. Agora quando você acaba atrasando seu pagamento, ou até mesmo não realiza o pagamento do valor completo, é possível observar que você irá então realizar o pagamento de valores considerados maiores do que sua conta, por conta dos juros em cima desse cartão.

Finanças

Finanças

Os Encargos

Quando os encargos de seu cartão de crédito são aumentados por consequência de atraso no pagamento de sua fatura, ou o chamado pagamento mínimo existe um processo que serve para que a empresa calcule segundo suas normas qual será o valor total desse montante.

Para isso, elas acabam fazendo uma conta que leva em conta qual é o valor bruto de seu saldo, juntamente com as taxas que são cobradas anualmente no seu cartão de crédito. É muito importante que o consumidor tenha consciência que essa taxa não é fixada para todas as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço. Visto isso, o consumidor quando decidir abrir uma conta para ter acesso ao processo de adquirir um cartão de crédito deve pesquisar quais sã as melhores taxas oferecidas no mercado, e assim poder também fazer a melhor escolha para o seu bolso.

Vamos observar agora quais são os principais métodos que as empresas de cartões de crédito acabam realizando para que as taxas de encargo possam ser devidamente cobradas de seus clientes.

Como As Empresas De Cartão De Crédito Calculam Os Encargos

Geralmente cada empresa trabalha de uma forma diferente, fazendo assim com que no mercado seja possível encontrar todos os tipos de formas de se prevenir para que não haja nenhum tipo de surpresa quanto a sua fatura no mês seguinte, por exemplo.

Geralmente as empresas que atuam nesse ramo costumam fazer seus cálculos utilizando como base um chamado ciclo de faturamento, ou seja, analisando como o cliente se comporta em um mês desse mesmo faturamento. Seguindo esse mesmo pensamento, existem algumas empresas que também calculam esse ciclo, mas  com o prazo estendido para sessenta dias, ou seja, dois meses.

Empresas De Cartão De Crédito

Empresas De Cartão De Crédito

Além disso, as empresas também tem o poder de fazer com que produtos sejam devidamente excluídos de sua lista de compras, no valor de seu cartão de crédito, e em alguns casos, até mesmo adicionar certos produtos. Apesar de essa não ser uma prática tão comum, algumas empresas acabam sim seguindo esse ramo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *