Poupança Doméstica no Brasil Precisa Crescer

Como medida de estimulo ao crescimento, o presidente do Banco Central Henrique Meirelles vem ressaltando a necessidade que tem o país de aumentar a poupança doméstica. Meirelles falou sobre o assunto nesta sexta-feira, dia 12 de junho em evento da Bloomberg a que compareceu em São Paulo. Segundo o diretor do BC é muito importante que a escassez ou não de capital no país não fique na dependência exclusivamente do fluxo de dinheiro estrangeiro.

Poupança

Aumento da Poupança

Ainda de acordo com Meirelles, em todo esse processo em que, em sua trajetória o país continua aumentando cada vez mais sua capacidade de crescimento, surge de maneira evidente questões que se relacionam ao aumento no que se refere a taxa da poupança. Ele citou durante o evento várias avaliações feitas, que mostram o quanto a economia se encontra estável e que esta combinada ao crescimento em curso e ao aumento da renda per capita já são motivos para gerar certo crescimento da poupança. Salientou ainda o quanto é importante os investimentos públicos feitos e a capacidade que o governo tem de aumentar esses investimentos.

Economia

Importância da Estabilidade Econômica

Com as instituições fortalecidas, as metas de inflação consolidadas e o aumento de produtividade, trouxeram ao Brasil a estabilidade econômica o que é essencial para empreender um ritmo de crescimento a economia. Cada vez mais a estabilidade da economia brasileira se consolida e com isso as atenções e discussões podem ser concentradas nos aspectos estruturais. Até pouco tempo atrás seria impossível que estivessem às autoridades discutindo os aspectos e motivos da crise econômica. De acordo com o presidente do Banco Central o Brasil precisa ainda melhorar a alocação dos recursos e minimizar os problemas causados com a burocracia que emperra o país.

Reflexos no Mercado de Capitais

Meirelles acredita ainda que a previsibilidade e consequentemente a estabilidade da economia pode se refletir também no mercado de capitais brasileiro que também apresentou crescimento. Em conseqüência de tudo isso é que a importância do real tem crescido mundialmente e seu poder de compra vem sendo aumentado.

Outras Considerações

De um modo geral precisamos ainda considerar a importância do crescimento da poupança interna no país, uma vez que com a crise na Europa corremos o risco de termos os investimentos externos tirados repentinamente do país e devemos estar preparados para isso sendo que a melhor forma de não termos problemas se isto chegar a acontecer é aumentando o nível da poupança doméstica. Por enquanto a crise se concentra na Europa e não há sinais de que algo possa atingir o Brasil, mas precisamos estar preparados para qualquer eventualidade e não deixar que isso possa influir no crescimento de nossa economia, afinal o país está em plena recuperação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *