Tudo Sobre Price Action
O price action é uma técnica muito usada por investidores, em português, significa “ação do preço”. É um termo muito usado por várias pessoas e de maneiras diferentes. Quando se diz price action, na verdade, a intensão é dizer price action trading. Ou, de uma maneira bem compreensível, é o mesmo que dizer “operar nos mercados, usando o movimento do preço como fator determinante para as entradas e as saídas nas operações. Assim, o price action é uma maneira de operar utilizando o comportamento do preço para determinar as suas operações.
O price action é, basicamente, formado por meio de negociações em linhas horizontais (de suporte e de resistência) e de linhas diagonais (LTB e LTA). Basicamente, compra-se ou vende-se por meio dos pontos de negociação. Em grande parte das vezes, os suportes, as resistências, e também as linhas de tendências mostram regiões muito boas.
Diferença Entre Análise Técnica e Price Action
O price action pode ser considerado como um tipo de análise técnica. O que diferencia ambos é o seguinte: o principal foco do price action é a relação do atual preço de determinado ativo com os preços anteriores. O price action usa o próprio preço, e não algo que venha do preço. Já a análise técnica comum, utiliza os valores derivados da história do preço, ou seja, os indicadores (média móvel, por exemplo).
O preço passado que o price action usa inclui o swing de highs e lows, ou seja, de máximas e mínimas. Utiliza também linhas de tendência e também uma ferramenta muito clássica na análise técnica, que são os níveis de suporte e resistência.
Por Que Usar o Price Action?
Aqueles que defendem o price action afirmam que os indicadores se atrasam, ou seja, quando o indicador te dá o sinal para você entrar na operação de compra ou de venda, a melhor oportunidade já passou. E eles ainda afirmam que não há nada melhor para indicar a provável direção do mercado do que o próprio preço.
Esses dois motivos são as principais razões para muita gente usar o price action.
Como Usar o Price Action?
Veja abaixo as principais formas de usar o price action:
- Evite o excesso de indicadores, pois eles servirão somente para distrair o investidor. Quando menos indicador, mais próximo estará de operar o price action.
- Também é muito importante aprender a encontrar níveis de resistência e de suporte. É exatamente nesses níveis é que se toma a decisão de entrar no mercado.
- É importante conhecer os padrões das velas (martelo, doji, etc).
- É preciso também conhecer outros padrões de price action (triângulos de alta, rompimento de linhas de tendência, rompimento de linhas de suporte e de resistência, etc). Opere por um padrão que você consegue compreender melhor.
Você deve usar o price action para você a ideia de quando entrar e de quando sair de uma operação. Nunca se esqueça de controlar bem os seus riscos, para se manter no mercado. Existem muitos cursos gratuitos disponíveis para quem deseja se aperfeiçoar nessa técnica.