Tipos de Aplicações Financeiras Populares no Brasil

Quem aplica o dinheiro deve ter em mente de que qualquer forma de investimento tem risco, inclusive a conta poupança, como quando o governo recolhe o dinheiro por medidas macroeconômicas ou o banco entra em processo da falência com quantias depositadas que não podem ser reavidas com facilidade. Por esse motivo, antes de escolher qualquer forma de investida existem a demanda de pesquisar informações não apenas sobre em que aplicar como também sobre a instituição que vai administrar o valor econômico.

Nos termos práticos existem diversas variáveis que podem influenciar em arrecadar mais ou menos dinheiro. Consultoria para saber em qual investimento iniciar também pode ajudar em evitar surpresas desagradáveis no futuro. Em suma uma regra é verdadeira em termos de aplicações financeiras: Quanto maiores às chances de ganhos menores as seguranças.

Especialistas indicam que fazer o dinheiro trabalhar consiste na melhor forma de poupar e ao mesmo tempo ganhar remunerações por permanecer com a quantia parada ou ao fazer novos depósitos. Apenas quem poupa hoje pode ter vida tranquila no amanhã, sem a presença do estresse por falta de poder financeiro, doença que pode levar o ser-humano à morte. Conheça 04 aplicações financeiras populares no Brasil: 

01: Poupança

Consiste na aplicação financeira mais popular em termos nacionais. Quando começou não se destinava ao povo. Apenas começou a ficar acessível depois das políticas no primeiro governo do Presidente Getúlio Vargas. Também está na maneira de investir que traz maior segurança e menos resultados em termos de renda.

Na primeira década do século XX se tornou forma atrativa ao ponto de investidores de outros setores buscarem segurança na modalidade de depósito quando outras formas de investir demonstravam problemas quanto à instabilidade do lucro. Outra vantagem a se considerar de forma positiva aos consumidores está na ausência de impostos. Bancos não podem cobrar nenhum tipo de taxa para administrar as quantias nas contas poupança.

Quando o banco que tem os depósitos fale o poder público nacional garante devolver no máximo R$ 60 mil reais, conforme aponta o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Quem tinha maior valor na conta tem que esperar na justiça por tempo indeterminado a reaver o dinheiro, o que pode demorar longos anos. Por exemplo, Collor recolheu finanças de poupanças dos brasileiros para congelar o consumo teve gente que recebeu a quantia corrigida no final da segunda década do século XXI.

Interessante notar que pessoas que investem na poupança nos últimos três dias do mês possuem o aniversário mensal da renda apenas no dia um do segundo mês. Clientes podem investir nos dias que quiserem de forma online ou pessoal. 

Como Funcionam as Renumerações da Poupança

De acordo com a legislação vigente existem duas formas básicas de renumeração da poupança (básica e adicional). Em termos básicos o resultado consiste na TR (Taxa Referencial). Sob a ótica adicional existem duas possibilidades: (1) Quando a taxa de juros estiver além do que 8,5% o valor corresponde a 0,5% mensais. (2) Momentos nos quais a Selic (taxa de juros) se encontra igual ou menos de 8,5% se equivale à média de setenta por cento do número dos juros. 

02: Títulos do Governo Federal

Quando a presidenta Dilma mudou as regras da poupança também quis promover o crescimento em investimentos populares em novas modalidades no sentido de equilibrar melhora a poupança dos brasileiros. Traz maiores vantagens ao comparar com a poupança no tangente às melhores chances de conquistar renda, embora o risco também seja maior.

Está na segunda lista dos investimentos com maior nível de segurança no mercado nacional. Desvantagem se encontra no fato de existir Imposto de Renda por transição financeira, o que pode não valer a pena no final das contas, como no caso das pessoas que aplicam em curto-prazo. Quem quer economizar para comprar carro deve depositar o dinheiro na conta poupadora que não tem nenhuma taxa. Inclusive os bancos não podem cobrar dos consumidores nenhuma espécie de taxa ao que se refere à poupança.

Cabe ao destaque o fato de que o país também pode trazer o calote aos investidores nacionais e internacionais que detém o país, embora a prática seja quase impossível ao levar em conta a perda de credibilidade no mundo. Porém, também acontece! Quem investiu que a Argentina iria pagar a dívida pública recebeu calote quando o governo anunciou desistir de pagar o FMI, por exemplo.

03: CDB (Certificado de Depósito Bancário) e Recibo de Depósito Bancário (RDB)

As duas modalidades são papéis que os bancos oferecem aos clientes que como de investir com facilidade. Por vezes trazem os valores mínimos e máximos que podem ser conquistados ao mês, o que pode fazer a diferença entre os concorrentes. Por esse motivo existe a necessidade de pesquisar com cuidado antes de investir na instituição financeira.

Embora traga maior renda do que a poupança em grande parte dos casos, como desvantagem também existe a questão do IR que prejudica quem quer retirar o dinheiro no curto prazo. Por outro lado, quem deseja permanecer com o dinheiro por longo tempo ao confiar no desempenho do banco tem chances de faturar quantia alta ao levar em conta o dinheiro investido no passado.

Há quem diga ser melhor confiar à microeconomia dos bancos (CDB e RDB) do que no governo (títulos do governo nacional). Especialistas apontam que os papéis do gênero que possuem maior confiança em termos de segurança e renda alta estão nas ofertas dos Estados Unidos, país com risco “zero” ao que tange o calote. Interessante notar que mesmo depois da crise no final da primeira década do século XXI os norte-americanos ainda representam a sociedade que mais consomem bens de consumo ao redor do mundo. 

04: Fundos de Investimento

Maior risco e mais chances de ganho está nos fundos de investimentos. Em suma os clientes escolhem entre as centenas de opções que os bancos oferecem de papel cuja administração acontece por parte dos administradores que possuem agentes que buscam o lucro para bater metas, o que pode favorecer também os clientes na conta final, embora não exista garantia de receber valor além do que investiu, visto que por vezes pode acontecer prejuízo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *