Quando pensamos em investir, sem dúvidas ficamos com medo. Mas ao mesmo tempo surge aquela vontade de entender mais sobre, para que investir seja uma boa opção, trazendo benefícios. Vemos tantas pessoas tendo um dinheiro extra com uma simples aplicação no banco e ficamos sem entender como isso acontece de um modo tão fácil.
Infelizmente não podemos simplesmente dar o nosso dinheiro para o banco ou outra corretora sem pelo menos saber mais sobre como as coisas funcionam. Investir tem sempre um preço, uma condição que saia tudo como o planejado. E para isso existem pessoas profissionais na área que podem instruir sobre como funciona todo o processo. Contudo, ainda sim é importante saber um pouco por conta própria para que trapaças não ocorram.
No mundo da economia cada dia mais as pessoas tentam ganhar dinheiro em cima das outras, principalmente daquelas que são mais desinformadas. Em um mundo onde a tecnologia tem estado cada vez mais de fácil acesso, a informação se tornou imprescindível para sobreviver a crises e principalmente a pessoas enganosas.
Economia
Entender de economia se faz necessário a partir do momento em que ela pode ser tão volátil que no mesmo dia o seu dinheiro que valia muito cai grandes percentuais. Além disso, a economia envolve como os recursos podem ser distribuídos. De forma que seja uma distribuição igualitária e de qualidade com investimentos governamentais adequados.
A economia também afeta o comércio, as indústrias e por consequência toda uma cadeia de clientes que precisam vender porém se o país entra numa crise, por exemplo, todos são prejudicados. No Brasil, em 2014 com a crise que assombrou e que deixa ainda vestígios até os dias de hoje, o número de desempregados aumentou em grandes porcentagens e como a maioria dos brasileiro já é inadimplente ninguém estava preparado para simplesmente ser despedido.
Por isso a economia serve também para termos esse pensamento mais consciente e precavido para determinadas situações. Se pouparmos um pouco do dinheiro já algo muito útil. Se conseguir investir ele ainda te dará um conforto bem maior. Sendo possível planejar viagens, o carro dos sonhos, a reforma da casa, ou até mesmo a casa própria.
Investimentos
Existem dois tipos de investimento, os de renda fixa e os de renda variável.
Renda Fixa
Como o próprio nome já diz o de renda fixa possui taxas fixas, sendo pré-fixadas e não mudando ao longo do tempo. Esse tipo de investimento são os melhores para aqueles que não querem se arriscar, não conhecem muito do mundo dos investimentos e até mesmo vão precisar do dinheiro com pouco tempo após o investimento.
Sabemos assim que quanto menor investimento, menor o risco e menor o tempo em que o dinheiro ficar investido, menor será a rentabilidade.
Outro tipo de renda fixa são os pós-fixados que possuem um taxa estabelecida em cima de outra que varia, porém não muito como a taxa Selic. Já é um pouco mais perigoso, pois não se sabe o quanto a Selic pode variar em um ano. Isso deixa a maioria das pessoas amedrontadas e acabam ficando na pré-fixada, porém se for bem investida, pós-fixada consegue gerar mais lucro.
Os tipos mais comuns que representam a renda fixa são os tesouros diretos, a CDB, LCI, LCA e outros. Todos eles envolvem uma organização que está realizando como se fosse um “empréstimo” com quem está investindo, e assim paga juros sobre o dinheiro emprestado. Os mais comuns são para negócios imobiliários, para o governo e para o Banco. O Governo pega o dinheiro e tenta investir em alguma obra que precisa do dinheiro no momento, os investimentos imobiliário são para aqueles que querem construir, mas precisam do dinheiro e por último o Banco, que normalmente é o que sai ganhando mais sobre os investimentos.
Eles pegam o dinheiro investido por uma taxa relativamente baixa e depois emprestam para outras pessoas com juros bem mais altos.
Renda Variável
É uma tipo de renda muito arriscada, que consegue deixar pessoas milionárias, mas também tirar muito dinheiro de pessoas a ponto de deixá-las sem nada. São investimentos que precisam de muito conhecimento para entender mais antes de começar. As ações, por exemplo, são os maiores nomes da renda variável e com certeza precisam muito um estudo histórico, para que consiga se prever o que está acontecendo.
Renda Fixa Santander
Existem diversos tipos de renda fixa nos Bancos, o Santander trabalha muito bem com esses tipos, tendo rentabilidades, mínimos e tempos para todos os tipos de pessoas. A pesquisa continua sendo o mais aconselhável e se necessário até mesmo um acompanhamento.
Vale muito a pena investir em bancos com um nome famoso como o Santander, principalmente porque é fácil encontrar pessoas que são clientes do banco, isso facilita a pesquisa.