Investidores Mais Ricos do Mundo em Nível de Conhecimento: Bogle e Buffett

Virar investidor de sucesso leva tempo, educação, paciência e talvez um pouco de sorte. Os ícones apresentados no artigo representam o ápice do mundo financeiro. Cada qual tem excedido de modo considerável o desempenho do mercado. Em termos práticos os nomes ganharam fortunas e sucesso no meio acadêmico. Alguns ajudaram milhões de pessoas a obter retornos semelhantes.

Tais investidores são diferentes nas estratégias e filosofias que se candidatam à negociação, alguns vieram com formas inovadoras para analisar os investimentos. O diferencial dos investidores está na capacidade de vencer de forma consistente no mercado.

John (Jack) Bogle

As principais afiliações do economista são: Wellington Management Company e Vanguard Group. Fundou o Vanguard no ano de 1974 que se transformou em uma das maiores e mais respeitadas patrocinadoras empresas de fundos no globo terrestre.

Bogle foi pioneiro no fundo mútuo sem carga e defendeu baixo custo para investir em milhões de investidores. Ele criou e lançou o primeiro fundo de índice, Vanguard 500, no ano de 1976. Em 1999, a revista Fortune nomeou Bogle como um dos quatro “gigantes de investimento” do século XX.

Jack Bogle se formou com licenciatura em economia na Universidade de Princeton, no ano de 1951. Estudou os fundos de investimento em profundidade durante os dias de estudante que culminaram na tese de economia sênior. Lançou as bases conceituais para o fundo mútuo.

Ele aprendeu sobre empresas de gestão de investimentos trabalhando para consultor financeiro ao Wellington Management entre 1951-1974 antes de fundar o Vanguard, empresa na qual se tornou CEO e presidente até se aposentar, em 1999, quando permaneceu com papel ativo na empresa.

Bogle continua a escrever e fornecer palestras sobre questões de investimento. Opinião reconhecida de modo amplo como a “consciência” da indústria de fundos mútuos. O biógrafo Robert Slater descreve a vida de Bogle como:

“Evolucionária, iconoclasta, intransigente e comprometida com os princípios fundadores de colocar os interesses do investidor em primeiro lugar e de forma construtiva criticar a indústria de fundos de práticas que vai contra o baixo custo, orientada aos clientes investirem nos papéis mútuos de acordo apenas com crescimento da instituição”.

Em termos simples o estilo de investimento defende e captura mercados de retornos de investimento em índice de fundos mútuos de base ampla, caracterizados como sem carga, de baixo custo e volume de negócios na gestão passiva. Ele recomenda que os investidores individuais foquem nos seguintes temas:

A primazia de investir com simplicidade;

Minimizar custos e despesas relacionadas aos investimentos;

Economia produtiva de um horizonte de investimento de longo prazo;

Dependência da análise racional e fuga de emoções no investimento como processo de tomada de decisão;

A universalidade de investimento do índice como uma estratégia adequada para investidores individuais.

Warren Buffett

Nascido em Omaha, Nebraska, no ano de 1930, foi conhecido como o “sábio” ou “oráculo” de Omaha: Warren Buffett é visto como um dos investidores mais bem sucedidos da história.

Seguindo os princípios estabelecidos por Benjamin Graham acumulou fortuna multibilionária pessoal, em principal com investimento em ações e nas aquisições de empresas usando a Berkshire Hathaway.

Os acionistas da Berkshire Hathaway que investiram US$ 10.000 na empresa em 1965 estão acima da marca de 50 milhões dólares na atualidade. Entre profissionais de investimentos e aos investidores poucas vozes possuem o mesmo respeitou em termos acadêmicos.

Warren Buffett se formou na Universidade de Nebraska em 1950. Depois de ler “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham, aprofundou os estudos na Universidade de Columbia, obtendo diploma de negócios no ano de 1951.

Na sequência fundou o Buffett-Falk & Company e trabalhou como vendedor de investimento entre os anos de 1951-1954. Durante o tempo, Buffett desenvolveu relacionamento próximo com Graham, generoso com o tempo e os pensamentos. Essa interação entre ex-professor e aluno ajudou Buffett a conseguir um emprego na Graham-Newman Corporation, empreendimento em que trabalhou como analista de segurança entre 1954-1956.

Nos dois anos de trabalho ao lado de Graham ele analisou centenas de empresas e acumulou anos instrutivos com base à abordagem de ações bem sucedidas para investir.

Querendo trabalhar de forma independente, Buffett voltou para casa e começou uma parceria de investimento de família com uma base de capital inicial de US $ 100.000.

De 1956 a 1969, quando a parceria foi dissolvida, os investidores, incluindo Buffett, registaram aumento de trinta vezes no valor por ação. Antes da decisão final para liquidar a parceria, Buffett tinha adquirido a empresa lucrativa têxtil Berkshire Hathaway, em New Bedford, Massachusetts.

Em 1965, Buffett efetuou recuperação bem sucedida da empresa com plano de ação que se concentrou na mudança do quadro financeiro. Usou a empresa têxtil como holding para outros investimentos.

No colapso financeiro entre 1973-1974, Berkshire teve a oportunidade de comprar outras empresas. Virou de enorme empreendimento de participações para uma variedade de indústrias com ativos e vendas, totalizando de 240.000 milhões dólares nos anos setenta do século XX para US$ 100 bilhões em 2006.

Para ele na maioria das vezes as empresas não valem os preços dos papéis, mas em raras ocasiões, empreendimentos maravilhosos estão quase dobrando. Quando a dúvida surge por vezes se faz necessário comprar de modo corajoso, sem prestar atenção às previsões econômicas sombrias e ações atuais do mercado, mas sim sob a ótica da perspectiva futura. Os principais critérios de Buffett são:

  • Bom retorno sobre o capital sem acumular montes de dívidas;
  • Lucros apenas com fluxo de caixa ativo e demonstrado perspectiva de crescimento do empreendimento que oferta os papéis;
  • Força de franquias e da liberdade de preço;
  • Não é preciso ser um gênio para ser executar;
  • Ganhos previsíveis;
  • Gestão orientada de modo qualitativo ao proprietário;

Citações de Buffett

  • “As ações não são meros pedaços de papel. Elas representam a posse de parte da empresa. Assim, ao contemplar um investimento, pense como um prospectivo proprietário.”
  • “Tudo o que há para investir é escolher boas ações em bons momentos e ficar com elas o tempo que permanecem no lucro.”
  • “Se, ao fazer um investimento em ações você não está considerando segurar por pelo menos dez anos, então não perca mais do que dez minutos com considerações sobre as possibilidades.”

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *