Fundo Multimercado: Definição e Dicas

Representa um fundo de investimento indicado para quem quer trocar a renda fixa por maior rentabilidade agregada a maiores riscos das movimentações mercadológicas. Há fatores de riscos explicitados em políticas. Para gerar rentabilidade as instituições financeiras investem quantias em diversos mercados distintos: Ações, câmbio, juros, commodities, títulos públicos, entre outros. Também utilizam instrumentos para subir o nível dos valores investidos ou proporcionar maior segurança, caso das proteções das carteiras, movimento intitulado “hedge”.

Significado do Fundo Mercado

São fundos que dependem de conhecimentos flexíveis por parte dos gestores que na prática decide qual representa o melhor mercado e momento de alocar ativos. Existem investimentos que podem ser superiores do que o investido no patrimônio líquido. Neste momento os investidores precisam depositar mais dinheiro para cobrir os custos. Por este motivo a forma de investimento está direcionada às pessoas dispostas a fazer cobertura dos gastos extras caso acontece déficit no conjunto investido.

Como o próprio nome sugere, representa fundo direcionado para atuar em diversos mercados. Quem está interessado deve estar aos olhos abertos nos prospectos que trazem informações referentes a todos os riscos que os consumidores possuem o fazer o investimento.

Atração para quem quer sair da Renda Fixa

Em 2009, foi contabilizada renda de aproximados R$ 39 milhões na captação dos fundos deste tipo no mercado. Representa forma praticada inclusive entre os investidores que estão com um passo de investir na Bolsa, mas que ainda possuem certas inseguranças. Também são aplicáveis nas ações. Na prática os gestores realizam os melhores investimentos, seguindo efeitos negativos e positivos.

Apesar da liberdade dos gestores em diversificar o investimento, estes profissionais precisam seguir as regras do fundo. Existem diversas opções de fundos multimercados, por este motivo é difícil saber qual representa o melhor. Aconselhamentos de pessoas que estão faturando alto pode ser uma saída.

Existem fundos com renda com ou sem variações.  Também tem os de alavancagem, ou seja, fundo no qual é possível colocar mais dinheiro para viabilizar novas operações, aumentando as possibilidades de maiores ganhos ou perdas. Entre todos os níveis de fundos monetários a alavancagem simboliza a que mais possui riscos.

Taxas do Fundo Multimercado

Vale ressaltar que os fundos multimercados não funcionam como aqueles com caráter de renda fixa, embora muitas pessoas se confundam no respectivo ponto. Seu principal objetivo está não somente na possibilidade de ganhar altas remunerações. A presença de profissionais que entendem das movimentações pode ser o diferencial para decidir se o melhor caminho para a renda está na especulação ou investimento direto.

Interessante notar que este represente um dos fundos com maior taxa de administração. Isso acontece porque os valores precisam ser administrados nos mínimos detalhes, visando o constante lucro no mercado. Alguns fundos trabalham ainda com a taxa de desempenho, na qual os gestores ganham bônus quando ultrapassa as metas de ganhos nos investimentos. As informações estão presentes de forma clara nos prospectos.

Investimento indicado para ser feito com parte do dinheiro com os investidores possuem reservado, jamais para ser colocada a quantia total. Os valores direcionados aos investimentos dependem de prerrogativas relacionadas com formas de rendas adicionais. Quem recebe mais de outras fontes pode ter maior risco.

Fundos Multimercado e Perfil do Investidor

Alguns especialistas afirmam que é interessante diversificar os investimentos para estar com constantes lucros consideráveis. Quem tem dinheiro guardado e conhecimentos básicos já pode investir na própria carteira. Investidores que buscam diversidade nos investimentos encontram em fundos multimercado opções interessantes. No entanto, são formas de renda que demoram longo-prazo para trazerem resultados interessantes.

Embora existam maiores riscos nas aplicações os fundos multimercados normalmente trazem maiores lucros do que os referenciados ou de renda fixa. As operações do multimercado consideradas bem-sucedidas podem trazer rentabilidade de cinquenta por cento ao ano. Os de renda fixa variam no máximo dez por cento ao ano. Mercado desaconselhável aos investidores que desejam investir em curto prazo.

Quem está em busca de renda para comprar imóveis ou sanar dívidas deve procurar outro tipo de fundo por causa dos riscos existentes nos resgates do dinheiro em curto-prazo. Por outro lado são interessantes aos investidores que querem aumentar parte do patrimônio.

Os investidores não podem ser marinheiros de primeira viagem, mas sim entre aqueles que querem voar um pouco mais alto em busca de melhor rentabilidade. Necessário ficar atento com quantias reservadas para sanar déficits que por ventura possam acontecer.

Especialistas desaconselham abandonar todas as demais formas de investimentos para aplicar somente no fundo multimercado. Os investimentos conservadores devem permanecer aos casos de emergência ou planos em curto-prazo, como em casos de viagens nas férias. O ideal está nas aplicações entre 30% e 70% do patrimônio, variando de acordo com o perfil dos investidores.

Necessário também estar com reserva equivalente a R$ 20 mil para investir fundo multimercado. Não é interessante migrar os valores entre diversos fundos por causa do preço cobrado pela alíquota do Imposto de Renda. Neste sentido, as diversificações precisam de diversas análises quantitativas e qualitativas.

Dividir o investimento em diferentes setores pode culminar em pagamento de altas taxas de administração, ao passo que a concentração em mercado singular com estratégia diversificada feita previamente.

Gestores que conseguem fazer a previsão dos fundos ampliam os ganhos dos investidores. Os riscos são distintos no mercado tradicional, mesmo todos sendo da mesma categoria. As combinações de fatores representam o nível de risco dos fundos. Quando os fundos ficam alavancados que dizer que investidores injetaram mais dinheiro papa manter o investimento protegido frente das variações mercadológicas.

Interessante notar que quanto mais o fundo é alavancado maiores são as chances de acontecer risco de prejuízos. Grande parte dos fundos do gênero permite com que os investidores façam alavancagens para proteger ou especular nos investimentos, tirando os balanceados, utilizando em grosso modo para objetivos de previdência complementar.

Vídeos Sobre Fundo Multimercado

Programa da UOL traz entrevista feita com especialista que explica como funciona e quais podem ser os riscos do fundo monetário. Apesar da comentarista se manter imparcial, serve como material interessante para compreender o significado dos fundos multimercados de forma simples.

Entrevista com dois especialistas que esclarecem os cuidados necessários para investir em fundos multimercados.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *