Estratégia Mini Índice – Bovespa

O investimento no Mini Índice está relacionado ao lucro independente das oscilações de grande significado que ocorrem com as ações de determinadas empresas. Ele é uma espécie de contrato que é feito a partir do Índice Bovespa, ou Ibovespa, como é mais conhecido.

Esse índice é composto pelas ações das diversas empresas que compõem a Bolsa de Valores, mas todas essas ações, no caso, estão compiladas em um só contrato, que abrange as valorizações e também as desvalorizações das ações que são as responsáveis pelas maiores movimentações de dinheiro na Bolsa de Valores. Como o índice em questão é basicamente um resumo de tudo o que acontece na Bolsa, ele acaba servindo como parâmetro de comparação entre os investimentos oscilantes. A essa função é dado o nome técnico de benchmark.

Na realidade, há outros índices, como o Índice Futuro, que se baseia nas oscilações do Índice Bovespa e como é derivado deste, o Índice Futuro também é chamado de índice derivativo. Dentro dos contratos que podem ser feitos para a negociação do Índice Futuro, temos o INDFUT, que é o índice cheio ou também chamado de índice grande. E temos também p WINFUT, que é o chamado mini índice, uma vez que a cada ponto oscilado dele é equivalente a vinte centavos em dinheiro, enquanto que no INFUT cada ponto equivale a um real.

As operações de compra pelo WINFUT, por exemplo, são feitas normalmente, acontece que no momento de converter os pontos em dinheiro, ao invés de se realizar a conversão um para um, multiplica-se então o total de pontos obtidos por vinte centavos, ou seja, 0,20, o que resultará o ganho individual por contrato. Em seguida, multiplica-se esse ganho obtido pelo número de contratos que foram comprados pelo investidor.

Para saber o valor do contrato em sua totalidade, é necessário multiplicar a quantidade de pontos no momento da compra pelo valor que cada ponto vale, isto é, vinte centavos se for no WINFUT ou um real se for no INFUT. A grande vantagem do WINFUT é que é possível movimentar uma quantidade maior de dinheiro do que você tem disponível, justamente pelo fato de os pontos não equivalerem aos reais de um para um. O valor de garantia tanto para compra quanto para venda é de oito por cento para cada operação a ser realizada, que é o que a corretora exige do investidor. Essas são as operações de curto prazo.

Há ainda o chamado day trade, em que a diferença para as operações de curto prazo é justamente a duração da operação, pois a day trade acaba no mesmo dia. Para isso, é exigida uma margem menor de garantia, que chega a cerca de um ponto setenta e cinco por cento do valor total do contrato. Sendo assim, para o cálculo da garantia, é necessário realizar a multiplicação do valor de pontos total pelos vinte centavos e pela margem que, no caso, é 1,75%, conforme citado anteriormente.

Sendo assim, o mini índice é bastante simples de investir e também apresenta grandes oportunidades de conseguir lucros que valem a pena. No entanto, para isso ocorrer conforme o esperado é necessário apresentar agilidade no que diz respeito às operações dos contratos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *