Classe C Investe em Produtos de Higiene e Beleza

Pelo menos metade dos produtos de higiene e beleza que são comprados no Brasil são na realidade adquiridos por consumidores pertencentes a classe C. Seja entre as mulheres ou entre os homens, a verdade é que pelo menos 50% das pessoas que consomem os produtos de beleza e para cuidados pessoais pertencem a esse segmento da população.

Participação Aumenta

Classe C Investe em Produtos de Higiene e Beleza

Classe C Investe em Produtos de Higiene e Beleza

Uma pesquisa feita pelo instituto especializado em classes emergentes, a respeito da participação das diferentes classes sociais ma compra de produtos de beleza e higiene, foi constatado que em todos os produtos que foram analisados houve destaque para a classe C em detrimento de todas as demais classes socioeconômicas. O estudo também mostra que de 2003 para cá houve um crescimento mais acentuado da classe C do que das outras classes sociais no que se refere ao consumo neste mercado.

A que se Deve esse Crescimento

Esse estudo apurou ainda as causas desse aumento de participação cós consumidor da classe C nos produtos de beleza e higiene e isso se deve ao fato de que nos últimos anos a ascensão social foi uma realidade entre os brasileiros e uma grande parcela desses novos consumidores ingressou no mercado de trabalho o que veio contribuir para o maior consumo deste tipo de produto.

Participação Nesse Consumo

Consumo

Consumo

Os dados da pesquisa mostram ainda que no total de consumidores do creme dental, são da classe C 56,38% e dentre os produtos que a pesquisa analisou que foram: creme para o corpo; perfume; esmalte; creme facial; maquiagem; protetor solar; sabonete; xampu; desodorante e creme dental, a participação menor dos consumidores da classe C foi no consumo de protetor solar, mas que mesmo assim ainda é bastante alta chegando a 49,4%.

Itens com Maior Crescimento

Entre os itens em que foram registrados maiores índices de crescimento, em comparação com os anos anteriores foram: sabonete que passou de um percentual de 39,09% para 54,05%, seguindo-se do xampu que passou de 39,84% para 54,18% vindo a seguir o perfume que passou de um percentual de 39,8% para 53,73% e também o esmalte que teve um aumento de consumo e passou de 40,08% para 53,92%.

A Mulher é a Base do Mercado

Mercado

Mercado

O aumento do consumo desses produtos entre os consumidores da classe C se deve principalmente as mulheres que são as grandes consumidoras de produtos de higiene e beleza tendo se tornado a base deste mercado. No mercado de trabalho a participação das mulheres cresceu 3,5 vezes em 7 anos enquanto que as mulheres da classe C essa participação foi bem mais intenso com um crescimento de 4,3 vezes mais. Diante desses dados não de admirar que sua participação no consumo venha se destacando mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *