Aluguel de Martelete

O setor de construção civil é um dos mais propensos a geração de lucros e isso vale para todos os tipos de empreendimentos com esse foco. Para quem pensa que são somente as construtoras e imobiliárias que movem esse setor devemos destacar um segmento que vem crescendo, o de aluguel de máquinas e equipamentos. Já pensou que o aluguel de martelete pode ser um excelente negócio?

O modelo de negócios de aluguel de máquinas e equipamentos se baseia na moderna economia colaborativa. Continue lendo para entender como o aluguel de maquinário e equipamentos pode ser uma ótima opção para você se dar bem no mercado. Confira a seguir!

Economia Colaborativa: O Que é?

 O compartilhamento de bens é a base de sustentação da economia colaborativa. O conceito abarca produtos e serviços de uso temporário de acordo com a demanda do consumidor. Há três pilares que compõe esse novo modo de fazer negócio: o social, o econômico e o tecnológico.

O pilar social se refere a manutenção do bem-estar da sociedade e o respeito ao meio ambiente pela redução do consumismo. O pilar econômico, por sua vez, objetiva o compartilhamento de reservas excessivas ou que estão paradas. A tecnologia entra nesse conceito através do uso de ferramentas digitais como internet e smartphones para a viabilização e potencialização das trocas.

Aluguel de Máquinas e Equipamentos: Um Excelente Negócio

 O aluguel de máquinas e equipamentos se mostra uma excelente alternativa de empreendimento dentro dos moldes da economia colaborativa no setor de construção civil. Esse é um setor em que são utilizados inúmeros equipamentos de grande valor agregado. A compra do equipamento muitas vezes não se justifica pela relação custo e benefício considerando o tempo de uso.

Uma empresa pode atuar no mercado como proprietária de máquinas e equipamentos com o objetivo de aluga-los, esse é o pilar econômico. A partir da existência desse negócio aumenta a competitividade de pequenas empreiteiras e profissionais liberais que não poderiam comprar tais itens, esse é o pilar social. Por fim o pilar tecnológico entra na equação possibilitando o alcance das transações de aluguel.

Aluguel de Máquinas Para a Construção Civil: Como Funciona?

 Uma empresa de aluguel de máquinas tem objetivo de negócios bastante simples. Basicamente essa empresa possui a propriedade de equipamentos que são locados por um período determinado para o interessado. Mercados de atuação como o da construção civil, jardinagem e limpeza são bastante amplos de maneira que há inúmeros tipos de ferramentas para executar os trabalhos.

Em muitos casos não compensa que o profissional ou empresa comprem os equipamentos em questão. Nesse caso é mais válido apostar no aluguel dos equipamentos necessários para algum determinado serviço.

Para atender a diferentes necessidades e até poder estender seu alcance para outros setores além da construção civil é interessante ter um portfólio bastante amplo desde equipamentos de grande porte como betoneiras, andaimes e compactadores até itens menores como martelete e furadeiras.

Conheça o Público-Alvo e Sua Jornada de Compra

É essencial que os interessados em empreender no setor de aluguel de ferramentas conheçam bem o seu público-alvo. Sendo assim é válida se dedicar a saber mais sobre as ferramentas e seus usos. Entenda qual é a importância das ferramentas no dia a dia do cliente. Faça pesquisas e experimentos em campo e na sua loja para ter ciência daquilo que aluga e como impacta o público.

Também é fundamental conhecer a jornada de compra do cliente fazendo uma análise bem detalhada de cada passo dado por ele. Conheça o processo desde o momento em que o interesse surge até a finalização do processo de compra. A partir do entendimento dos anseios dos clientes é mais fácil compreender o que ele deseja e ir além surpreendendo com diferenciais em comparação a concorrência.

Em linhas gerais os principais clientes de lojas de aluguel de máquinas de construção civil são mestres de obras, pedreiros, jardineiros e empreiteiras de pequeno e médio porte. Esses clientes necessitam das ferramentas para realizar seu trabalho, mas não tem capital para a aquisição dos itens. Em decorrência do uso relativamente baixo se torna inviável a aquisição sendo mais interessante apostar no aluguel. Essa é uma solução bastante interessante para quem deseja atuar no setor de construção civil.

Quais as Vantagens Para o Locador?

Ter um empreendimento de aluguel de máquinas e equipamentos de construção civil é uma possibilidade de se inserir num mercado dinâmico. A procura por esse tipo de serviço está cada vez maior e tem a tendência de crescer nesse momento de retomada econômica.

Ferramentas para Locação

Ferramentas para Locação

O investimento inicial para abrir esse negócio é relativamente baixo uma vez que não precisa de estoques, os equipamentos vão e voltam para a loja. Não é necessário comprar novos itens. O investimento do dono do empreendimento deve ter foco apenas na manutenção preventiva das ferramentas para que elas continuem funcionando perfeitamente.

Manter a qualidade dos equipamentos disponíveis para o aluguel é o que tornará a sua empresa confiável e a principal escolha dos clientes. Com um portfólio dinâmico e repleto de boas opções é possível atender a uma gama mais ampla de clientes e se consolidar como um verdadeiro empreendedor da economia colaborativa.

Quais São as Vantagens Para o Locatário?

A locação de equipamentos torna possível a inclusão e maior competitividade de mais profissionais liberais e empresas de pequeno porte no mercado. Poder alugar ferramentas e equipamentos torna possível ampliar a gama de atividades que o prestador de serviços pode oferecer.

Para os profissionais e empresas que apostam no aluguel de equipamentos há a grande vantagem de não ter preocupação com a obsolescência das ferramentas e nem com a sua manutenção. É de grande importância que a empresa escolhida para locar os equipamentos seja comprometida com a conservação dos mesmos. Um jardineiro, por exemplo, pode ampliar a sua gama de atividades se puder alugar uma máquina de cortar grama para realizar esse serviço junto com a poda.

Gostou de saber mais sobre o mercado de empresas de aluguel de ferramentas e máquinas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *