Hoje as facilidades são muitas quando se trata de conseguir um financiamento ou empréstimo. São instituições financeiras e lojas todas empenhadas em lhe oferecer dinheiro para que você possa comprar desde os moveis até a própria casa.
As ofertas para aquisição de bens ditos duráveis é gigantesca, e isso podemos constatar apenas folheando revistas onde as ofertas pipocam chamando sua atenção para as inúmeras facilidades que lhe são oferecidas especialmente no que se trata de propaganda de eletrônicos e de lançamentos de imóveis que preenchem os seus desejos de consumo.
Pode parecer que estes dois tipos de produtos não têm nada em comum, mas isso é um grande engano porque tanto as lojas como as financeiras são conhecedoras do poder médio de compra das pessoas e estão sempre fazendo um rigoroso monitoramento para estar em dia com os objetos de desejo dos consumidores e então oferecer as linhas de crédito de modo a atingir o alvo.
Adequando a compra ao bolso
Parece bastante obvio que se procure adequar as prestações da casa própria ou do carro ao nosso orçamento muitas vezes espichando mais o tempo para ficar com uma prestação mais confortável, entretanto a maioria das pessoas hoje faz isso com as coisas mais comuns como é o caso da compra de um telefone celular, da roupa, do ferro de passar enfim se habituam a comprar tudo nos prazos mais longos possíveis.
Existe propaganda que já diz: “Quer pagar quanto” e isso talvez seja uma das causas do sucesso de vendas através da televisão. Quando compramos um carro os prazos são tão longos que a impressão que passa é de que estamos comprando um imóvel. Os consumidores deveriam fazer as contas do quanto encarece a compra com alguns meses a mais de prazo, talvez assim se acostumassem a comprar de acordo com as suas possibilidades.
Alternativa mais econômica
Hoje muitas pessoas esqueceram quase que completamente que poupar é chave para o sucesso. Gastar menos do que nos ganhamos trás a possibilidade de investir com segurança em projetos futuros.
Entretanto o que vemos são as compras antecipadas apostando no que se vai ganhar no futuro, com o crédito oferecido de maneira ampla pelo comercio, as pessoas não se controlam e se lançam as compras e depois passam anos lutando para vencer o grande desafio de viver por longo tempo com um orçamento apertado e sem poder fazer o que mais gosta que seja comprar.
Ter de se sujeitar anos a fio pagando um objeto que quando terminam as prestações já está velho a ponto de precisar ser trocado não é nada fácil. Poupar para realizar projetos, para investir melhorando a renda é sempre a melhor opção. Vale à pena economizar para investir no futuro, em viagens, na compra do carro sem nos comprometermos com os longos prazos e juros abusivos.