Financiamento Casa Própria

Um dos bens básicos do mundo moderno, ter uma casa própria tornou-se crucial para a sobrevivência. Ela não apenas proporciona segurança e estabilidade, como é uma forma de renda com o passar dos tempos através de aluguel ou mesmo revenda do imóvel.

Para quem está procurando uma casa para comprar mas não possui o valor integral, uma das formas mais fáceis seria um financiamento. Empréstimos do valor total são dispendiosos em tempo e te deixam preso a uma financeira por anos com juros muito maiores que os encontrados em um financiamento.

Sonho

Um dos financiamentos mais conhecidos e usados no Brasil é através da Caixa Econômica Federal por longos prazos e pequenas parcelas. No banco existem três formas de fazer o financiamento: com imóvel novo, usado ou ainda na planta, seria o terreno.

Para conseguir através da instituição compra uma casa ou apartamento em qualquer estado de conservação, o primeiro passo é conseguir uma carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

É através dela que você irá provar que pode pagar em até 30 anos o seu imóvel, prazo máximo do banco para parcelamento. Uma carta de crédito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também é um passo inicial, pois irá creditar o trabalhador como hábito para fazer o pagamento e pode usar o fundo em caso de perda de emprego precoce para pagar. É preciso ter uma conta de FGTS ativa por no mínimo três anos.

Bancos

A mensalidade a ser paga não irá ultrapassar 30% do valor da renda familiar, considerado confortável para pagamento sem a necessidade de dívidas para com outras financeiras. Com tais medidas, a Caixa permite a retirada de um imóvel de até R$ 500 mil com financiamento de 85% deste valor, o resto será pago a vista ao proprietário.

Munido dos documentos, procure uma unidade da Caixa para dar entrada no processo de financiamento e assim conseguir uma carta de crédito no valor de compra pretendido. É preciso ser maior de idade, não pode estar no cadastro do SPC/Serasa e nem demais órgãos de proteção ao crédito como devedor e ter renda mensal comprovada. Após cumprir todos os requisitos, é só procurar o imóvel a ser adquirido e negociar com o dono se aceita financiar pela caixa.

Conquistar

Será através da carta de crédito que o proprietário irá receber o pagamento, mas a escritora terá o nome da Caixa Econômica até o imóvel ser pago completamente. Em caso de não pagamento das parcelas durante no mínimo três meses seguidos, o banco também tem o direito de fazer retenção do imóvel para enviar para leilão e outro comprador poderá fazer adquirir.

Outros bancos como o Banco do Brasil e Bradesco também possuem processo semelhante mas com prazos menores e parcelas maiores para pagamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *