Energia Alternativa tem Prazo de Financiamento Aumentado

Foram aumentados em dois anos os prazos para o pagamento de financiamentos de projetos envolvendo energias alternativas. O comunicado foi feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Prazo Máximo

Segundo o que foi divulgado, a partir de agora todo o financiamento feito para levar adiante os projetos, sejam eles para energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou biomassa, terão o prazo de amortização, aumentados em dois anos, ou seja, esse prazo que antes era de 14 anos agora passa para 16 anos, medida essa que vem sendo almejada faz já bastante tempo.

Equiparação de Condições

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social esta é uma alteração que veio para equiparar com as antigas condições de financiamentos que eram concedidos a esses empreendimentos, as condições que hoje são oferecidas para todas as usinas hidrelétricas entre 30 e 1.000 megawatts (MW).

Usina

Para os dias 25 e 26 de agosto estão previstos leilões de energia eólica e o BNDES tem expectativas no sentido de que as medidas anunciadas hoje já possam trazer alguma vantagem no que se refere aos preços que serão negociados por ocasião destes leilões. Os leilões são de energia eólica, de biomassa e de PHC abaixo de 30 megawatts.

Beneficio ao Consumidor

O objetivo é que com essas medidas finalmente possa se conseguir negociar no sentido de alcançar uma tarifa menor para o consumidor brasileiro.

Eolica

De acordo com o BNDES, o financiamento é um dos itens que fazem parte do custo na construção de uma usina e devido a isso o Banco faz uma avaliação positiva sobre o fato de que facilitando esse financiamento e, portanto melhorando as condições dos empréstimos para esse setor, possa haver aumento na competitividade do projeto e como consequencia venha uma repercussão positiva no que se refere aos preços do leilão.

Lei das Compensações

Na realidade o que se espera é que aí funcione a lei das compensações, no momento em que o governo oferece melhores prazos de financiamento para determinado setor, especialmente aqueles que mais interessam como é o caso das energias alternativas que está inclusa nos projetos de preservação do meio ambiente, em geral isso é feito esperando uma contrapartida e o ideal é que como nesse caso os benefícios possam ser sentidos pelo consumidor final, no caso o contribuinte.

Aumento de Participação

As energias renováveis são de grande importância por apresentarem um impacto menor ao meio ambiente e ao incluir essas melhoras nas condições de financiamento destes projetos de energias renováveis oferecendo assim uma maior rapidez na implantação destes projetos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Negociar

espera poder dar uma contribuição positiva aumentando no Sistema Nacional Integrado (SIN) estas fontes alternativas de energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *