A contabilidade é indispensável para gerenciar as informações financeiras, seja para o seu negócio ou mesmo para as finanças pessoais. Uma dona de casa utiliza a contabilidade para o orçamento da renda familiar, o empresário utiliza para acompanhar as operações de seu negócio e manter o controle de sua condição financeira, o governo usa para distribuir os recursos para os vários ministérios do governo e também para decidir sobre a política e avaliar a saúde econômica da nação. Há vários casos em que a ajuda de um profissional de contabilidade é necessária. Aqui estão alguns dos indicadores mais comuns disso:
Ajuda a Começar um Negócio:
Ao iniciar um negócio, a ajuda de um contador é inestimável. O contador pode ajudar a decidir sobre a melhor estrutura para o seu negócio. Eles também podem fazer o estudo de viabilidade e a quantidade de capital necessária para iniciar o negócio, os lucros possíveis, considerando o mercado e o volume de clientes potenciais, além dos impostos e licenças a serem pagas. Um contador pode ajudar a projetar o cenário e criar um plano de negócios para que você saiba em pormenores o que planejar e o que esperar.
Ajuda para Configurar a Contabilidade Internada sua Empresa:
Quando o seu negócio estiver engatilhado, o próximo passo será a criação de um sistema de contabilidade interno eficiente. Este é um momento crítico, por isso pedir ajuda de um contador é muito importante, pois trabalhar com as entradas e saídas corretamente desde o início vai encaminhar seu negócio ao sucesso.
Auditoria Interna:
Quando você descobrir alguma irregularidade em seus livros e quiser saber se está havendo mau uso dos ativos da empresa, é muito importante procurar a ajuda de auditores externos ou de uma empresa de contabilidade. Nesses casos, a ajuda de um profissional de contabilidade vai ajudar a chegar à verdade.
Problemas Fiscais e Relatórios do Governo:
Se você possui um pequeno negócio e você mesmo faz seus registros contabilísticos, o melhor é que você procure uma empresa de contabilidade externa para lhe falar sobre as regras fiscais e preparar os registros fiscais anuais, pois assim você irá evitar auditorias ou penalidades legais.
Escrituração:
Seu contador pode fiscalizar uma revisão de seus livros e registos, realizar uma auditoria de negócios para ajudar a determinar a precisão de seus registros contábeis e também identificar áreas potenciais de crescimento.
A ajuda de um profissional de contabilidade na revisão de suas finanças trabalha com você de forma proativa para planejar o seu futuro de negócios. Se o problema de contabilidade é pequeno, ter um contador disponível para responder suas perguntas pode ser de grande valor. Questões fiscais e contábeis são numerosas, por isso resolver suas questões pode fazer uma grande diferença no seu sucesso financeiro.