Com a redução dos juros os empréstimos imobiliários estão crescendo em ritmo acelerado em terras nacionais. Hipotecas e penhoras são consideradas dois tipos bastante solicitados não somente em terras nacionais como internacionais. Conheça a diferença entre elas e o estímulo governamental no aumento do crédito brasileiro.
Hipoteca
Na hipoteca, é necessário pagar quantias financeiras mensais para no final haver a amortização do empréstimo. Os embargos que extinguem as dívidas não são decorrentes na hipoteca, que precisa ser cumprida até o final. Interessante notar que se configura crime vender imóveis que ainda estão sendo pagos.
Somente acaba a hipoteca depois de pagar a última parcela do valor tomado como empréstimo. É dado algum tipo de garantia ou empréstimo, os imóveis ou móveis servem como garantia do débito. Somente são considerados bens imóveis e as dívidas neste âmbito de discussão podem demorar até trinta anos para serem saldadas.
Hipoteca está relacionada com a aquisição de bens imóveis ou mesmo quitação de dívidas sem que seja transferia a posse ao credor. Representa convenção para garantir o pagamento doe compromissos. Devedores precisam pagar o empréstimo concedido nos bancos para que aconteça a extinção da dívida. Pagamentos quando interrompidos podem culminar na perda do bem, independente das quantias pagas anteriormente, sendo que os valores não voltam aos bolsos dos maus pagadores.
Somente acontece hipoteca quando dois princípios básicos são atendidos: Espacialização e publicidade. Na primeira modalidade acontece o ato de assinar o documento do nome no contratante da hipoteca no Registro de Imóveis, documento que traz especificações como: Nomes dos credores e vendedores, valor do bem hipotecado e quantia da dívida contraída. Na publicidade o acordo se torna público.
Especialistas afirmam que somente os donos dos bens podem fazer as hipotecas. Sendo que pessoas casadas precisam da assinatura das duas pessoas físicas unidas pelo matrimônio. Falidos, internados e menores de idades estão proibidos de hipotecarem bens.
O tempo para a quitação da dívida é acordado entre ambas as partes no momento de assinar o contrato hipotecário. Após três décadas acontece a intitulada perempção da hipoteca, com prazo de execução encerrado aos olhos da lei.
Penhora
No penhor são tomados bens das pessoas que não saldaram dívidas, representando garantia na devolução da quantia. Assim como acontece na hipoteca, é crime vender imóveis que ainda estão sendo pagos. Considerada constrição temporária, pode ser recorrente em bens imóveis ou móveis para garantir a amortização da dívida.
A penhora vem junto com ordens judiciais que foram emitidas previamente em processos jurisdicionais. Pode existir substituição da penhora até o saldo completo da dívida contraída, ou seja, constrições de outros bens para substituir aquele penhorado estão permitidas.
Podem ser concebidas garantias consideradas temporárias para assegurar a garantia. Os bancos concedem a penhora tomando como garantia: Automóveis, joias, relógios, entre outros bens de consumos duráveis.
Interessante notar que no Brasil o processo para tomada dos bens já colocados nos empréstimos hipotecários ainda é muito demorado, o que deixa a oferta do tipo menor do que a legítima necessidade do mercado.
Penhora hipotecária: Tido como o primeiro ato de execução das sentenças de execuções considerando as quantias certas. Quem emite o ato é um juiz, que deve estipular a quantia atualizada. O solicitador realiza apreensão judicial para garantir sua quantia estipulada por números, que levam como base o contrato assinado entre ambas as partes no momento da realização dos empréstimos.
Imóvel Penhorado
Governantes realizam a venda por intermédio de leilões, que levam em consideração os valores cobrados na média do mercado imobiliário em geral. O bem permanece na posse do devedor até o início de processo da cobrança judicial. O tribunal vende os bens e transfere a quantia na conta do credor.
O Oficial de Justiça promove a visita prévia e procura algum tipo de produto que seja equivalente ao valor devido. Caso encontre, anuncia e devolve o mandado ao tribunal.
Simuladores Online
Antes de solicitar o empréstimo é interessante fazer simuladores nos sites das instituições bancárias que estão oferecendo este tipo de serviços. Faça as simulações com calma para chegar aos planos ideais levando em considerações perspectivas realistas sobre o futuro. Esta dica auxilia inclusive na pesquisa em diversas instituições diferentes, conquistando menor incidência de juros, e por consequência, valores mais interessantes ao final da compra.
Os trabalhadores com carteira assinada, inscritos por mais de cinco anos nas contas do PIS/PASEP, podem contar com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS). Organize as informações em alguma planilha, compreendendo com clareza quanto dinheiro pode dispor ao mês para pagar as prestações do financiamento.
Queda dos Juros Estimula Empréstimos dos Bancos Públicos
O ministro de Fazenda afirmou que caso os bancos privados não diminuam as taxas de juros nos créditos existem grandes chances de ficarem distantes das instituições financeiras públicas. Guido Mantega afirmou as palavras em encontro realizado na cidade de São Paulo com superintendentes do BB – Banco do Brasil.
O BB depositou R$ 35 bilhões no segundo trimestre de 2012 para conceder créditos aos clientes. Mantega acredita que não deve faltar dinheiro público à estimulação ao consumo e capital de giro. Também informa que pretende abrir mão de desoneração fiscal equivalente a 1% do PIB brasileiro. Em contrapartida alertou estar com os olhos abertos na contramedida, ou seja, geração de renda e manutenção do emprego formal – registrado em carteira.
Apesar as expectativas anunciadas os governantes ainda não entram em acordo sobre o futuro do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. De qualquer maneira, governantes esperam crescer quatro por cento nos quatro últimos meses do ano. A opinião federal está baseada na redução história da Selic promovida ainda na primeira metade de 2012, fato que pode desestimular o capital especulativo, gerando maior crescimento legítimo do capital nacional.
O ministro das finanças brasileiras aponta que o crescimento da economia brasileira está cada vez mais nítido ao mundo. As vendas do varejo e de automóveis por causa da redução do IPI são duas evidências comentadas com frequência por Mantega, que entre outros discursos, reitera que o BC – Banco Central – vai continuar a adotar medidas no intuito de estimular o crescimento interno.
Por Renato Duarte Plantier