Economia de Cuba

Cuba é um país Latino-Americano, conhecido internacionalmente pelos seus famosos charutos, e também pelo seu presidente que está no poder há décadas. O que poucas pessoas percebem, no entanto, é como a economia de Cuba tem crescido nos últimos anos – e em um setor inesperado.

Charuto Cubano

Charuto Cubano

Quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas retirou seus subsídios ao país nos anos 80, Cuba sofreu por muitos anos economicamente, sendo que a sua população teve que passar por muitas provações. Não apenas isso, mas embargos econômicos foram feitos ao país, em uma tentativa de enfraquecer  o governo de Fidel Castro. Isso fez com que, por anos, Cuba tivesse de sobreviver economicamente baseada apenas no turismo, exportações de charutos e níquel. A agropecuária em Cuba é feita para consumo interno, já que itens de importação também têm dificuldade em entrar, tanto quanto os produtos feitos para exportação têm dificuldade em sair.

Mas, apesar de todos estes problemas citados acima, Cuba vem se destacando em um setor surpreendente: o setor médico.

Medico Cubano

Medico Cubano

Por anos ouve-se falar que a medicina de Cuba é uma das mais avançadas do mundo, e agora, começa-se a perceber o quanto isso e verdadeiro. Não são apenas as faculdades de medicina, mas as fábricas e investimento em pesquisas biotecnológicas, com inúmeros avanços e tecnologia de ponta em todos os setores médicos, que faz com que especialistas acreditem que a economia cubana chegará a se restabelecer completamente e ser uma das maiores do planeta, baseado não como todos esperavam, na boa vontade internacional e num crescimento compartimentalizado entre diversos setores econômicos, mas como uma potência no quesito medicina e saúde.

Apesar de tantas dificuldades econômicas, Cuba, em 2004, apontava ser o país com o sexto menor índice de pobreza no planeta. Esse índice vem melhorando ano a ano, apesar de poder ser um indicativo de poucas pessoas com muito para investir, e muitas pessoas com pouco sendo investido em si, mas este quadro promete mudar se Cuba passar a ser, de fato, uma potência quando se trata de saúde, medicina e nas tecnologias que estão sendo estudadas nestas áreas dentro do país.

Cuba

Cuba

As expectativas são de que o mercado de exportação de vacinas, o fornecimento de serviços de saúde para outros países, e também os investimentos pesados que têm sido feitos no setor de empresas de biotecnologia façam com que o setor de medicina supere o de turismo economicamente em mais alguns anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *