Ronaldo representou fenômenos nos campos de futebol e também brilha no empresariado com o mesmo poder de gerar receitas milionárias em curto espaço de tempo. Representa um dos jogadores mais premiados do mundo. Em entrevista que concedeu à ISTOÉ Dinheiro o craque revela quais os planos e segredos para administrar os bens. O ex-jogador possui parcerias de múltiplas empresas em diferentes tipos de negócios que se relacionam de forma direta com o esporte. Junto com a WPP atua no setor de marketing e esportes. Possui plano de gerar cinquenta milhões de reais anuais em menos de uma década com a empresa.
Ideia de Fausto Silva
O jogador aponta que a ideia original surgiu dos encontros semanais que o Faustão promove entre os amigos em pizzaria. No dia estavam presentes empresários importantes em diferentes setores. Durante o encontro a estrela do futebol brasileiro expressou estar preocupada com o próprio futuro depois de aposentar as chuteiras. Foi então que o apresentador da Rede Globo forneceu a ideia de abrir empreendimento que trabalha com marketing esportivo, algo que o Fenômeno conseguiu fazer na carreira como poucos atletas na história do futebol não apenas dentro do Brasil como ao redor do mundo. Assim nasceu a 9INE.
Demanda do Mercado
Foram aplicados quase cinco milhões de reais nos três períodos anuais iniciais. No quarto ano existe a estimativa de faturar cinquenta milhões. Antes de virar empresas estabelecidas em Pinheiros, São Paulo, o selo contava com pelo menos uma centena de marca por causa da WPP nacional e internacional. Não se pode ignorar o fato de que o ex-jogador se demonstra empolgada com a troca do campo para o mundo de empresário. Como bom entendedor do setor em que trabalha o R9 aponta que no mercado existem jogadores ótimos e que por causa de pouca assistência não conseguem ao menos declarar IR. O pentacampeão do mundo aponta que um dos maiores problemas que existe no futebol em termos mercadológicos está na falta de assessoria. Ou seja, a empresa chega para preencher local vago nesse tipo de demanda.
Compra de Jogadores
R9 aponta diversas vantagens em trabalhar com assessoria de futebol. Também aponta que a empresa deve investir na compra de novos atletas, o que consiste em negócios que pode trazer lucros a se considerar de forma positiva. Por exemplo, quem compra vinte jogadores com alta perspectiva futura pode conseguir pagar os custos e obter ganhos altos apenas com a venda de uma estrela-jovem. Vale ressaltar que há tempos o mercado se move junto com alta presença de empresários no meio, fato que aumento em potencial depois que a Lei Pelé entrou em vigor e retirou parte da força que os clubes tinham sobre os atletas aos olhos da justiça desportiva.
Administração da Fortuna de Ronaldo
De acordo com alguns especialistas o R9 podia dar aulas de administração mesmo sem ter mestrado na área. De fato, a fortuna do ex-jogador não para de crescer desde que chegou à Europa e começou a trilhar o caminho de sucesso que continua em alta na vida empresarial.
No ano de 2010 o empresário tinha patrimônio estimado em duzentos e cinquenta milhões de reais de acordo com a “ISTOÉ Dinheiro”. Ele chegou a dizer que aprendeu não apenas com aulas de gestão como também com diversos tropeços que cometeu na vida. Erro de forma prática acabou sendo a grande formação da sua carreira. Ronaldo aponta que modificou inclusive a cultura consumista, como quando comprou a Ferrari por meio milhão de dólares na época que estava em alta na carreira de jogador de futebol.
R9 aponta que deseja relacionar de modo tranquilo as finanças ao aplicar a fortuna nos investimentos conservadores e eliminar as chances de trazer prejuízos consideráveis ao patrimônio. Também aponta que segue no caminho do mercado de ações ao investir em setores com menor risco e indicados para quem deseja ter aposentadoria tranquila, caso dos papeis da Petrobrás e Vale, por exemplo. Ronaldo diz que nos últimos anos em que jogou futebol começou a acompanhar com o máximo de detalhes, em principal nos momentos de se concentrar para as partidas.
Exército de Ronaldo
No entanto ao que tange às economias domésticas o empresário do futebol aponta que deixa as tarefas de administrar os custos para a sua esposa, que de acordo com o mesmo não possui o costume de esbanjar, fato que o deixar tranquilo para continuar as atenções e fazendo crescer o patrimônio de centenas de milhões de dólares. Interessante notar que o R9 precisa da ajuda de assessoria que atua para administrar os bens e ficar de olho nas possibilidades de aumentar a riqueza com o menor nível de riscos possíveis.
Ronaldo aponta que existem dezenas de profissionais que atuam em diferentes áreas em terras nacionais, espanholas e suíças. Em cada três meses o empresário procura ler de modo atento os relatórios que os consultores enviam via instituições bancárias no Brasil.
Membros do grupo apontam que ele é um chefe que cobra resultados e retornos rápidos, além de pontualidade ao que tange aos prazos. Um dos empresários que teve em sua vida profissional afirmou de forma pública que o empresário tem capacidade de analisar em nível apurado e de especialista. Riqueza junto com sabedoria nos negócios são dois pontos que chamam a atenção. Talvez por esse motivo exista centenas de convites de negócios para que o jogador entre como sócio.
R9 também é conhecido no meio empresarial como pessoa que pode demorar longo tempo para tomar decisões. A paciência funciona como uma virtude que o faz decidir os melhores caminhos em grande parte das decisões. Também procura ouvir com a máxima atenção mesmo as propostas inviáveis para não ser deselegante.
O empresário procura diversificar os investimentos para que não tenham grandes perdas nos momentos em que acontecem crises em um setor. Compra jogadores, investe em ações e ao mesmo tempo atua no ramo imobiliário. Por exemplo, tem um prédio no qual está estabelecida universidade particular conhecida em São Paulo e ganha com aluguel e percentual sobre as matrículas, entre outros investimentos.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier