Como Guardar Dinheiro?

 

Ao contrário dos famosos Planos Collor, o governo da atualidade incentiva os depósitos na poupança, do contrário não teria mudado as regras no juro da rentabilidade da poupança. Atualmente representa melhor forma de guardar dinheiro sem correr nenhum tipo de risco. O Banco Central aponta que 20% das moedas em circulação estão paradas dentro de casa. Ao invés de deixar as moedinhas perdidas na gaveta, porque não colocá-las na poupança? Além de o dinheiro estar guardado em local com maior segurança, também há rentabilidade. A melhor vantagem de guardar dinheiro está na rentabilidade. Confira dicas interessantes sobre como guardar dinheiro.

Amortizar dívidas: Não tem como começar a guardar dinheiro se há dívidas para serem sanadas. Algumas pessoas estão empolgadas com a quebra do juro em alguns bancos para começar a fazer empréstimos. No entanto, é necessário criar fundo financeiro, ou seja, possuir pelo menos dinheiro para pagar as seis primeiras prestações mesmo na hipótese de existir perda de renda. Planejamento representa ponto indispensável no âmbito de discussão.

Basta realizar um cálculo rápido do que está sendo gasto por mês, para perceber quanto dinheiro que poderia ser guardado, está sendo perdido. Depois que a renda for liberada da dívida, pode ser encaminha para outros planos rentáveis, como títulos públicos ou investimento na poupança.

Procure saldar a dívida o mais rápido possível. Quanto mais cedo acontecer a quitação, menos juros serão pagos e mais dinheiro entra na conta corrente. Entre poupar ou amortizar opte pela segunda opção.

Conta poupança: As moedas podem seguir diretamente à conta poupança, assim como todos os outros proventos direcionados para a rentabilidade. A forma mais simples de controlar o dinheiro investido, seja via internet banking ou atendimento pessoal realizado diretamente no caixa da instituição financeira. Com as novas regras do governo que modificam a rentabilidade do juro, passa a existir pouca diferença entre as contas poupanças dos bancos presentes no mercado brasileiro.

Conta Poupança

Conta Poupança

Diminuição do consumo: O pensamento de guardar dinheiro pode salvar a vida. Alguns produtos de consumo não duráveis somente aumentam, como no caso das bebidas alcoólicas ou nicotina. Jogar o vício no lixo simboliza dica interessante para aumentar saúde e renda. Basta realizar simples conta no intuito de saber o quanto está sendo gasto ao ano.

Guardando Dinheiro

Guardando Dinheiro

Estabeleça metas: Dependendo do prazo, as metas ganham facilidade de serem sanadas. Normalmente se deve economizar menos para comprar eletrodoméstico do que automóveis. Para quem ambiciona fazer planejamento em longo prazo é necessário paciência, como no caso dos planos para aposentadoria.

Depois que estabelecer o calendário, faça o máximo para cumprir os planos financeiros. Os objetivos precisam ser tangíveis, não adianta estabelecer metas utópicas, principalmente quando há outras necessidades emergenciais a serem sanadas. Fique de olho de quanto precisa ser poupado por semana, mês e ano e siga com objetividade as metas estabelecidas.

Estabeleça Metas

Estabeleça Metas

Mais dicas de como guardar dinheiro…

  • Registrar todas as despesas: para conseguir guardar dinheiro, a primeira coisa que você precisa fazer, na verdade, é registrar todas as suas despesas, para saber com o que o seu dinheiro está sendo gasto.

Para isso, é preciso anotar 100% dos gastos mensais. Até mesmo aqueles que você considera como irrelevantes. Você pode usar uma simples planilha de Excel, ou até um desses programas de controle que a gente encontra na internet gratuitamente.

Uma dica muito importante é atualizar a planilha de despesas todos os dias, para evitar que você se esqueça de anotar alguma despesa, por menor que seja.

  • Renda para baixo e despesas para cima: quando for criar as suas metas, considere sempre a sua renda menor do que ela é, e as suas despesas maiores do que são também.
  • Mude a data de vencimento das suas contas para um único dia: o ideal é que todas as suas contas fixas vençam em um mesmo dia. Se as datas forem diferentes, você pode muda-las para um dia após o seu pagamento. Isso ajuda muito na organização do orçamento familiar.
  • Converse com a família toda sobre dinheiro: é sempre bom manter o diálogo e transparência em um relacionamento. Por isso, converse sempre com o seu cônjuge sobre dinheiro, e com os seus filhos também. Dessa forma, todos não só aprenderão a lidar com ele, como ajudarão no que for preciso para que a meta seja atendida.
  • Procure formas de ter uma renda extra: não é por já ter um trabalho fixo, que você não pode buscar outras formas de complementar a renda. E, para isso, o que não faltam são opções. Hoje em dia, ficou bem mais fácil encontrar um trabalho extra, e divulga-lo pela internet.

Se você tem alguma habilidade, como artesanato, boa comunicação, se você fala uma língua estrangeira, se gosta de ler e escrever, tudo isso pode se transformar em fonte de renda extra.

  • Evite usar o cartão de crédito: ele é o responsável pelo endividamento da maior parte das pessoas. Por isso, sempre que possível, evite usá-lo. E, quando for realmente necessário, use com cautela e consciência. Quando a fatura chegar, evite pagar o mínimo, ou parcelar. Isso acarreta em juros altíssimos, comprometendo todo o seu orçamento familiar.
  • Sempre que possível, leve somente dinheiro o físico para fazer as compras de supermercado. Isso te ajuda a não gastar mais do que havia planejado pois, se o dinheiro não for suficiente para pagar tudo, você terá que deixar o excesso no carrinho.
  • Outra maneira de evitar gastos e guardar dinheiro é sempre avaliando se um eletrodoméstico que estragou não pode ser consertado. Em alguns casos, fica mais barato consertar do que comprar outro.
  • Procure opções de lazer baratas ou gratuitas: sabe aquele cinema de todo fim de semana? Ele pode, muito bem, ser substituído por uma seção de cinema em casa, comendo uma pipoca e ao lado da família toda.

Há uma infinidade de programas baratos e gratuitos, que são tão bons quanto os pagos, ou até melhores. Um passeio no parque, no zoológico, um piquenique, são bons exemplos de lazer, nos quais você não vai gastar quase nada.

Passeio Familiar

Passeio Familiar

  • Outra dica para guardar dinheiro é aprender a dizer não quando os amigos ficarem insistindo para saírem. Se for quer mesmo guardar um pouco de dinheiro, comece economizando na balada.
  • Esqueça a academia. Para se exercitar, procure opções gratuitas e prazerosas, como uma boa caminhada na praça e nas ruas, ao ar livre. Se preferir, tem também os vídeos grátis de exercícios no Youtube.
  • Não se esqueça dos pequenos gastos. Muitas pessoas costumam subestimar os gastos menores, como se não fossem importantes. Na realidade, eles costumam ser os maiores vilões do nosso orçamento. Por isso, anote tudo e veja onde está gastando o seu dinheiro, para que possa começar a eliminar esses pequenos gastos. Na maior parte das vezes, são totalmente desnecessários.
  • Evite, sempre que possível, comer fora de casa. Se o local em que trabalha não oferece refeição, leve de casa. Ao invés de sair para comer sanduíche ou pizza fora, ou pedir por telefone, aprenda a fazer. Você verá o tamanho da economia.
  • Aprenda truques de decoração simples para dar uma repaginada em sua casa. É possível encontrar na internet uma infinidade de formas de criar objetos de decoração a partir de materiais reciclados. Assim, você consegue decorar a sua casa gastando o mínimo possível.
  • Mais uma dica para economizar dinheiro é aprender um pouco de costura. Pode ser o mínimo possível que já ajuda na hora de costurar um botão, uma bainha, e coisas do tipo.
  • Tenha uma reserva de emergência. Ela é fundamental para ajudar em situações inesperadas, como o desemprego ou uma doença, por exemplo.
  • Economize água e luz. E sempre faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado.
  • Aprenda a cuidar das suas próprias unhas, e chame uma amiga para te ajudar com os cabelos. Assim, vocês duas economizam com salão.

Essas são apenas algumas das principais dicas para você aprender a guardar dinheiro. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença no orçamento no fim do mês.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *