Uma boa forma de arrecadar dinheiro com investimentos está na capitalização composta. Grande exemplo está na conta poupança, cujo rendimento dos juros é contabilizado de forma composta. A grande diferença entre capitalização simples e composta está justamente na fórmula utilizada, na qual o resultado da primeira opção sempre será inferior ao da segunda. Conheça alguns elementos básicos sobre capitalização composta.
A taxa Selic está considerada tanto nos juros simples como compostos. Quando realizamos compras a prazo no mercado tradicional, normalmente são cobrados apenas os juros simples. Por outro lado, valores relacionados com rendimentos estão atrelados aos juros compostos, caso da conta poupança, rendimento no mercado de ações, títulos públicos, rendimentos de tesouro, entre outros. Interessante notar que estes tipos de investimento fazem um efeito extremamente rentável para quem deixa o dinheiro aplicado a longo prazo.
O Brasil é o paraíso dos juros alto. Notícia negativa para os consumidores que perdem poder de consumo e aos empreendedores que ambicionam investir em capital fixo, como máquinas. Por outro lado, a notícia soa positiva principalmente aos que possuem investimentos com capitalização composta. O capital estrangeiro entra no país e permanece por longos anos, aumentando o poder de moeda estrangeira externa ao erário público que pode saldar as dívidas sem maiores problemas.
No conceito de capitalização composta, os juros que estão dentro dos acumulados em períodos específicos são aplicados, provocando o efeito chamado popularmente de juros sobre juros. Na capitalização composta acontece um faturamento exponencial.
Existe um período no qual os juros são acrescidos ao capital total. Este tempo é chamado de período da capitalização. A incorporação está veiculada com a periodicidade. Se a forma de capitar for mensal, isso significa que em cada mês ocorre juros sobre juros.
Neste sentido, sempre que for comprar algum título rentável, procure saber o período de capitalização oferecido. Cabe ao investidor procurar qual forma de capitalização está mais adequada aos seus planos. Com todas as formas de rentabilidade da atualidade, o importante é não deixar o dinheiro parado.
Qualquer quantia pode gerar investimentos, mesmo as moedinhas. O Banco Central afirma que 30% deste montante está esquecido nos cofres adaptados espalhados pelas residências populares. O melhor destino para este dinheiro está na conta poupança, onde as moedinhas rendem dinheiro vivo que pode ser sacado em qualquer momento no caixa tradicional ou eletrônico.
Vale a dica! Quando os juros estão altos na economia e geram alta inflação é altamente recomentado aplicar reservas financeiras nos títulos de capitalização composta. A aplicação da capitalização simples pode apresentar distorções a logo prazo nos períodos inflacionados.
Fórmulas mais utilizadas no mercado tradicional de capitalização composta:
Valor do juro em capitalização composta
Cálculo do valor futuro na capitalização composta
Cálculo da taxa de juros em capitalização composta
Cálculo do valor presente