Analisando Softwares de Finanças Pessoais

Parte importante de um bom controle de um dos aspectos mais importantes da vida, as finanças pessoais, é cada vez maior o número de pessoas que se valem do desenvolvimento tecnológico, notadamente os computadores e os seus programas, para fazer uma análise mais precisa e detalhada das suas finanças, por isso o artigo de hoje fala sobre como escolher um bom programa de finanças pessoais, assim como passar aos leitores as melhores indicações de como utilizar e também de como conseguir extrair o máximo de performance das diversas aplicações existentes no mercado.

O que Utilizar?

Para a grande maioria das pessoas que não tem conhecimentos avançados de economia e nem é um usuário avançado de Excel, é extremamente aconselhável que a pessoa escolha um programa pronto dentro as diversas opções existentes no mercado, ante a tentar fazer uma aplicação de controle financeiro no Excel.

Felizmente, existe uma grande quantidade de boas aplicações disponíveis para realizar essas tarefas, e o melhor de tudo é que a grande maioria desses programas se apresenta de forma gratuita ao usuário e estão em nosso idioma, melhor ainda para que você aproveite melhor os recursos e faça um gerenciamento completo das suas finanças.

Mais interessante ainda é que existem algumas aplicações que podem ser executadas diretamente a partir da internet, sem a necessidade de instalações, apenas sendo requerido um login para que o usuário faça as suas tarefas direto do sistema.

Mint

Este é o programa de gestão de finanças mais apreciado na América do Norte, pois possui uma interface extremamente intuitiva, não precisa ser instalado, pois é executado a partir da internet, totalmente gratuito e que possui uma completa interatividade entre contas bancárias, permitindo que os usuários trabalhem perfeitamente com suas aplicações e extratos financeiros.

O único lamentável detalhe do programa é que ele só foi projetado para trabalhar com os sistemas bancários norte-americanos e canadenses, com a crescente popularização desse tipo de programa, é possível que em breve tenhamos uma versão brasileira desse ótimo programa.

O sistema bancário utilizado no Brasil não permite que esse tipo de programa faça suas operações 100% confiáveis, e, caso o usuário queira utilizar o Mint mesmo assim, ele somente conseguirá importar os dados de extratos de sua internet banking e que depois deverá ser organizado manualmente pelo usuário.

Quis fazer o comentário sobre o Mint, pois ele é considerado o melhor programa para gestão de finanças pessoais do mundo, mas como nosso artigo está voltado para o usuário brasileiro, e mais para aquele que nunca operou um sistema desses na vida, vamos a partir de agora falar sobre as soluções nacionais que mais se destacam no mercado de software de finanças pessoais.

Softwares Nacionais de Finanças Pessoais

O Manubia é um software online que possui uma versão mais enxuta e com menores recursos, que é gratuita e uma versão mais completa, que é paga. Tem uma interface agradável e de fácil visualização, porém o trabalho com os dados bancários parece ser de difícil utilização, esperamos que o usuário tenha uma melhor sorte na hora em que for utilizá-lo.

O Gbolso é mais uma alternativa nacional e gratuita para o usuário fazer a gestão de suas finanças. Possui uma interface extremamente simples, embora tenha o mesmo pecado do Manubia, sua lida com os dados bancários não funciona bem. Outro ponto negativo é que o programa parece estar com o visual defasado, precisando de uma atualização urgente.

O Spesa é um bom programa de gestão de finanças pessoais, gratuito e totalmente online, funciona bem com os dados bancários, mas não sofre uma atualização há muito tempo, o que o faz ser uma ferramenta carente de muitos detalhes que podem ser fundamentai para alguns usuários.

Uma das melhores surpresas na avaliação dos programas de gestão de finanças pessoais é o Organizze, programa atualizado frequentemente pelos criadores, possui uma versão mais simples, que é totalmente gratuita, além de contar com uma versão mais completa, que é paga. A funcionalidade do programa é muito boa, possui uma interface bonita e é um programa intuitivo e muito fácil de usar. Outro ponto alto deste software é a perfeita integração com os dados bancários, uma ótima aposta para o usuário que nunca viu um sistema desses.

O Moneytracking é um programa 100% nacional, totalmente gratuito e muito simples de se usar. O problema é que os criadores tentaram simplificar tanto a operação do sistema que o deixaram limitado demais. Uma pena, pois o sistema tem um bom atendimento ao cliente, um site inovador e é realmente uma pena ser tão limitado.

Já os que gostam de administrar suas vidas pelo celular ao invés de utilizar o PC, o Sr. Dinheiro é uma boa opção, pois é muito simples de usar, tem uma interface intuitiva e apenas peca pela limitação de suas funções, que esperamos estar sendo desenvolvida nas próximas versões.

Agora vamos falar de um dos melhores programas de administração pessoal financeira que existe, o Microsoft Money. É um programa pago, disponível apenas no modo instalação e com uma interface muito fácil de entender o que precisa ser feito, o Money se apresenta como um ótimo auxiliar para organizar suas finanças e conta com uma versão excelente em português, que infelizmente não é atualizada desde 1999. A versão mais atualizada está disponível apenas em inglês, mas funciona perfeitamente, tão bom quanto à versão nacional.

Outro bom programa totalmente nacional é o Jfinanças, com excelente funcionalidade e uma ótima compreensão de trabalho entre os dados bancários, é um programa pago que conta com uma versão de avaliação que possibilita o uso de todos os recursos do programa pago, porém é limitado por tempo de utilização.

Como Escolher o Melhor Programa?

O usuário deve levar em conta alguns detalhes para escolher o programa com o qual irá fazer a gestão de suas finanças pessoais. É muito importante, por exemplo, a escolha de uma interface com a qual você se sinta bem, pois isso irá influenciar muito a utilização da ferramenta, e é claro, se o programa consegue atender tudo o que você precisa para gerir duas finanças. Se o programa responde bem essas duas questões, a escolha já está feita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *