Comprar moedas se tornou mais um investimento no qual o brasileiro está se aventurando. Com a maior estabilidade do Real frente às demais moedas e o controle da inflação, que permite maior estabilidade e segurança em transações e operações financeiras que visam retorno a longo prazo, comprar moeda estrangeira em período de valorização da moeda nacional. E vender a estrangeira num cenário de desvalorização do Real se tornou investimento e até segunda fonte de renda de brasileiros.
Qualquer um pode comprar moeda estrangeira, basta ter um CPF e um documento de identidade válido. Há dois tipos de câmbio no Brasil: o turismo, ou flutuante – quando se compra moeda estrangeira para fins de viagens, de cobertura de gastos pessoais; já o comercial é utilizado para transferências financeiras do Brasil para o exterior, importação e exportação.
O Banco Central não as regula, simplesmente fiscaliza e informa, no final de cada dia, o valor cotado de cada tipo de câmbio. Não há limite de compra ou venda de moedas estrangeiras no Brasil, desde que feito licitamente e que tudo seja declarado para que fins.
.