Como órgão e instituição financeira, a Caixa Econômica Federal tem o direito de apreender, tomar e leiloar bens que fiquem como garantias de empréstimos, penhores e outros similares. Estes bens, muitas vezes, não são resgatados, e quando esse prazo para estes resgates termina, todas essas peças podem ir a leilão.
Leilões assim são ótimas oportunidades para se adquirir bens de consumo por preços mais razoáveis – é claro que sempre há a chance de os bens já não estarem mais em suas melhores condições, mas, em geral, os valores cobrados pelas peças fazem estes detalhes valarem à pena.
Diferente de leilões dos DETRANs de cada estado, no entanto, os leilões da Caixa Econômica Federal oferecem uma gama maior de opções para compra – não são apenas automóveis que podem ser leiloados, são também joias e imóveis – normalmente bens que foram dados como garantias em dívidas que não foram pagas, nem resgatadas.
Para obter uma mais fácil administração, estes leilões são divididos por espécie – um leilão para imóveis, outro para automóveis, outro para joias – para que os clientes tenham uma ideia, de antemão, do que irão ver uma vez que o leilão comece. É de praxe que haja fotos, mesmo que não muito detalhadas, e também uma breve descrição de cada peça no site responsável pelo leilão – no site oficial da Caixa – onde deve ser posto também uma lista dos órgãos afiliados que permitem que interessados participem do leilão pela internet.
Qualquer pessoa interessada pode participar do leilão – seja ao vivo, ou online – desde que não tenha nenhuma vinculação à Caixa Econômica Federal, já que essa prática é proibida por lei. Para adquirir a peça, deve ser pago na hora da confirmação da transação, pelo menos 20% do valor total de cada item. No caso de participantes e compradores pela internet, estes 20% serão acessíveis através de um boleto bancário que deverá ser pago em até dois dias úteis de sua emissão.
No caso de imóveis, é possível a visita ao local em data anterior ao leilão ser realizado, para que o possível comprador tenha a dimensão do que estará adquirindo. A entrega dos imóveis pode demorar alguns dias – um prazo mais comum de até 90 dias – já que a documentação deve ser posta em dia, e isso requer a colaboração, muitas vezes, de diversos órgãos públicos.
No caso de joias, sua entrega é mais comumente imediata, assim que ela é paga.
Para saber quando os leilões acontecem, e quais as peças disponíveis para compra e negociação, tem que se ficar de olho no site oficial da Caixa Econômica Federal, http://www.caixa.gov.br/, para saber as datas e horários, além da lista de tudo que estará disponível no leilão.