Financiamento Imobiliário

Fazer um financiamento já não é mais tão complicado como costumava ser no que se refere a burocracia, mas ainda guarda verdadeiras armadilhas quanto a juros e taxas. O financiamento é a opção escolhida por muitas pessoas para poder comprar o seu imóvel dos sonhos, mas nem sempre se mostra a coisa mais vantajosa.

Para te ajudar a entender quando um financiamento pode ser interessante e quando apenas vai prejudicar o seu orçamento confira as dicas que elaboramos. Saber onde está pisando é sempre a melhor maneira de conseguir quitar a compra de bem de grande valor agregado mantendo a sua saúde financeira.

Financiamento de Imóveis

Em geral as taxas do financiamento de imóveis costumam ser mais baratas do que outras modalidades de crédito disponíveis no mercado. Isso acontece pelo fato de que o banco tem uma garantia melhor, pois se o cliente não pagar as parcelas corretamente o imóvel poderá ser tomado como forma de pagamento. Quanto menor o risco que o banco corre menores as taxas de juros.

Como é Feito o Financiamento Imobiliário

O processo de financiamento é quase o mesmo em todos os bancos, explicaremos a seguir. Uma boa dica é usar o sistema de simulação que muitos bancos oferecem em seus sites para ter uma ideia de mais ou menos em quanto ficarão as taxas de juros para cada tipo de financiamento possível. Aproveite para comparar os bancos.

Depois de decidir em qual banco você irá fazer o financiamento é necessário preencher os cadastros e fichas com dados pessoais que o banco pede. Dentre as informações solicitadas estarão informações a respeito de renda. A partir do momento que o banco aprova o seu cadastro você receberá a chamada de carta de crédito.

Juntamente com a carta de crédito o cliente receberá do banco uma lista de outros documentos que são necessários para que o processo possa ser concluído com a compra do imóvel. Uma dica bem importante é pesquisar bem a melhor taxa, pois você pode financiar um imóvel por muitos anos e pensando dessa forma deve ser uma taxa atrativa.

Linhas de Crédito Para a Casa Própria

Praticamente todos os bancos têm linhas de crédito específicas para o financiamento da casa própria. Essas linhas costumam variar um pouco de acordo com o perfil de cada comprador pensando de acordo com a sua renda, valor a ser financiado e valor do imóvel como um todo.

Caixa Econômica Federal

A Caixa é o banco público líder em crédito imobiliário do país e tem boas taxas de juros que variam cerca de 5% ao ano + Taxa Referencial (TR) e 13,5% ao ano + TR. O banco utiliza como fonte de dinheiro para a oferta de crédito basicamente Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Índices de Correção

Uma dica essencial sobre financiamentos imobiliários é prestar atenção aos índices de correção antes de assinar o contrato. Esses índices é que vão determinar o quanto o preço que você paga pelo empréstimo irá crescer ao longo dos anos. Dentre os índices mais usados estão Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) ou o Índice Geral de Preço do Mercado (IGP-M).

Esses índices são calculados a partir das variações acumuladas em 12 meses. A importância dos índices está em poder calcular o quanto a parcela do financiamento irá crescer no decorrer dos anos com a adição da inflação. Pesquise qual desses índices subiu menos nos últimos anos para saber qual a melhor opção para o seu caso. Nenhum contrato de financiamento imobiliário pode usar mais de um índice.

Entrada

Ter um bom dinheiro para dar de entrada pode ser uma boa maneira de reduzir as taxas de juros que virão no futuro. Quanto maior for a reserva que você tem para usar como entrada mais liberdade terá para fazer um bom negócio e escolher melhor qual imóvel deseja comprar se um usado, novo ou na planta.

Imóvel Usado?

A compra de um imóvel usado através de financiamento vale a pena quando o mesmo está sendo vendido por um preço bastante atraente. As taxas dos financiamentos de imóveis usados são mais elevadas que as taxas de imóveis novos. Pense também que quando você terminar de pagar o financiamento do seu imóvel novo ele ainda será um imóvel novo ou seminovo ao passo que o usado já é um imóvel com certo tempo de estrada.

Novo ou na Planta?

Em geral os imóveis vendidos na planta têm uma taxa de juros 20% menores do que os demais. Quem tem uma boa quantia para dar de entrada pode aproveitar bastante esse desconto. Entretanto devemos alertar que sempre existe risco, pois no contrato de financiamento você está comprando um terreno no qual ainda não existe nada construído.

Porém, mesmo com esse risco pode ser interessante optar por um imóvel na planta uma vez que ele oferece melhores condições de compra em especial quando se tem alguma reserva em dinheiro disponível. Existe ainda mais possibilidades de negociação nesse tipo de financiamento sendo possível conseguir até mesmo taxas mais atraentes.

Imóvel de Madeira

Os imóveis de madeira são um capítulo a parte quando o assunto é financiamento, pois não podem ser financiados se apresentarem condições de fragilidade ou mesmo diagnóstico de baixa durabilidade. São analisados também problemas de estrutura e a falta de condições de se habitar essa casa.

Os imóveis de madeira e os imóveis de alvenaria precisam ser aprovados para financiamento através de uma vistoria que seja realizada pelo departamento de engenharia do banco.

Financiamento 100% do Imóvel

Se você não tem capital, mas tem pressa de ter o seu imóvel poderá optar por um financiamento de 100% do imóvel com um prazo longo. Por exemplo, pessoas que tem uma renda baixa e que ainda pagam aluguel dificilmente conseguem fazer reservas de dinheiro para dar entrada num imóvel.

Os especialistas não recomendam fazer um financiamento de 100%, pois se o imóvel por exemplo custa R$ 100 mil em 30 anos a pessoa acabará pagando um valor de mais de R$ 300 mil. A principal dica é tentar fazer uma reserva para dar como entrada.

Para grande maioria da população o maior sonho é conseguir comprar a casa própria e nunca mais se preocupar com aluguel, mas para realizar o grande sonho muitos acabam entrando em negócios não muito bons para os compradores.

Na hora de compra o imóvel, o comprador deve antes de tudo fazer uma pesquisa de preços e buscar uma lhe agrade o máximo possível, analisar muito bem o contrato que estará assinando para não ter surpresas futuras, após verificar a documentação o interessado deve conhecer o imóvel e verificar se nele há alguma deformidade que não foi relatada durante as conversas feitas com o proprietário e ver se o imóvel tem uma boa localização e se condiz com seu valor.

Realizando esses procedimentos o comprador não verá seu sonho se tronar em pesadelo. No vídeo a seguir fala tudo sobre o financiamento de imóveis, e como os compradores devem agir durante a compra e as exigências que podem ser feitas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *