Existem algumas tabelas de financiamento, mas as mais conhecidas e usadas são as Price, SAC e SACRE.
Tabela Price
A grande característica da tabela Price é que ao invés da utilização de juros simples, ela utiliza juros compostos. Outra característica importante é o uso de valor fixo de parcela. A tabela Price é uma das mais conhecidas e utilizadas, mesmo sendo a mais pesada para os consumidores.
Por causa do valor fixo das parcelas, o real valor pago da prestação é baixo no início do pagamento, já que os juros compõem a maior parte do preço. Portanto, somente depois de algumas prestações é que o valor pago começa a ser mais bem utilizado na dívida real, isto é, só depois de um tempo é que o comprador passa a pagar menos juros, abatendo a dívida.
Mesmo o financiamento através da tabela Price sendo bem mais caro para o comprador no final, este sistema é muito utilizada, já que muitas pessoas não tem o saldo suficiente no começo e as prestações desta são fixas e menores que as da tabela SAC.
Este sistema de financiamento é um bom negócio para os vendedores, que no caso, lucram mais.
Tabela SAC
SAC é uma sigla do nome “Sistema de Amortização Constante” e ela é caracterizada pela amortização constante do saldo devedor, como o próprio nome já diz, e isso resulta em uma outra característica importantíssima da tabela SAC, que é o valor decrescente das parcelas.
Claro que esta é uma melhor alternativa se comparada a tabela Price, porém, é pouco utilizada por causa do alto preço de suas prestações no começo do pagamento.
A tabela SAC funciona abatendo sempre o mesmo valor do saldo devedor, então, ela reduz o valor dos juros nas próximas parcelas mais rapidamente. Só que para isso e para abater mais rapidamente o saldo devedor, é necessário que o comprador desembolse mais dinheiro no começo. Geralmente, o valor da primeira parcela é quase 28% maior que as prestações da tabela Price.
Tabela SACRE
Tabela SACRE é utilizada pela Caixa Econômica Federal e não é nada mais do que uma variação da tabela SAC. A grande diferença é que SACRE é a sigla de “Sistema de Amortização Crescente”. O sistema parece ser semelhante ao funcionamento da tabela Price, mas eles têm uma diferença básica e importante.
A tabela SACRE funciona da seguinte maneira: o saldo devedor é dividido pelo total de meses escolhido para a quitação do produto, este valor de parcela é mantido fixo por 12 meses. No final destes 12 meses o saldo devedor restante é recalculado e divido pelos meses restantes do financiamento, e isto faz com que o valor das parcelas diminua. Este processo se repete até a quitação do saldo devedor.
Resumidamente, este sistema é feito com parcelas fixas e a cada ano essas parcelas diminuem o preço. Este modo de financiamento é mais interessante do que a tabela SAC, porém é realizado por um banco somente.
Samuel Castro