Nos momentos de desemprego uma das primeiras coisas que surgem na cabeça dos profissionais responsáveis é como economizar enquanto se procura nova posição no mercado de trabalho.
Procurar emprego não é tarefa fácil e barata. Para cada nova entrevista há gastos com transportes, alimentação fora de casa e tempo. Por vezes é possível encontrar trabalho apenas após dezenas de processos seletivos que no final das contas podem trazer preços altos ao orçamento.
Desenvolver Habilidades de Graça
Existem milhares de cursos online e fora da internet que abrangem diferentes áreas profissionais. Em termos gerais o campo técnico está em alta fora da rede mundial de computadores.
Governo investe nos cursos oferecidos por organizações que também disponibilizam as vagas de emprego e por consequência enquadram o perfil profissional logo depois de conquistar a aprovação. Representa oportunidade para economizar e ao mesmo tempo estar ao lado do novo posto de trabalho.
Dentro da internet as universidades ampliam os cursos online gratuitos, caso das palestras e workshops. Com frequência os institutos oferecem conteúdos relevantes sem que seja necessário pagar pelo ensino. Fique com a atenção ligada nas programações e seja oportunista matando dois coelhos com uma cajadada.
Não se pode ignorar o fato de que existem cursos que cobram valores mínimos para ensinar de modo quantitativo e qualitativo. Também há escolas técnicas que ofertam cursos de um a dois anos aos candidatos melhores posicionados no processo seletivo que de modo usual está composto por prova com questões de múltiplas escolhas referentes ao conhecimento específico e geral.
Verificar o Guarda-Roupa
A primeira impressão é a que fica! Em principal quando o assunto se trata em obter destaque nas entrevistas de emprego. Antes de investir alta quantia financeira na compra de roupas formais verifique se não há vestuário adequado no guarda-roupa. Quase todas as pessoas possuem aquele conjunto preto formal esquecido no fundo do baú.
Não se esqueça de que em entrevista de emprego se recomenda usar roupas do tipo discreto. Por esse motivo pode ser possível encontrar algo apresentável no armário e ao mesmo tempo não perder em imagem por causa da economia.
De Olho na Estratégia
Está gastando tempo e dinheiro em excesso para a atual condição econômica com envio de currículos e portfólios às empresas sem encontrar retorno considerável? Então pode ser a hora de parar e descobrir o que falta para tornar a imagem profissional atraente aos empreendimentos. Será preparo profissional? Pouca experiência? Conhecimento baixo do setor produtivo? Entender o que falta é melhor do que bater na tecla do erro de maneira constante e ineficaz.
Saber Quando Gastar Dinheiro
Gaste dinheiro no sentido de melhorar as condições dos profissionais para entrar no mercado de trabalho. Quem não tem ideia do que fazer pode contratar serviços coaching que trabalham a preparar as pessoas ao mercado de trabalho.
Por exemplo, o problema para não encontrar emprego pode estar na elaboração do currículo. Então, porque não contratar profissional especializado para realizar o serviço e por consequência estar um passo a frente dos demais concorrentes que disputam a vaga?
Anotar os Gastos
No sentido de não acabar com a noção dos gastos excessivos se faz necessário mais do que nunca administrar o orçamento de forma qualificada. Recomendável anotar inclusive os gastos mínimos. Como as buscas demoram por maior tempo do que se imagina o planejamento financeiro é importante inclusive para manter a autoestima em alta.
Uso do Cartão de Crédito
Outra dica considerada elementar para pessoas que querem economizar dinheiro enquanto procura emprego está em deixar o cartão de crédito dentro da gaveta. Use apenas nos momentos de extrema urgência, jamais exceda o limite que não pode pagar, tenha em mente de que a dívida no setor possui maior incidência de juros no mundo.
Ou seja, para que o nome não fique “sujo na praça” é necessário pagar quase o dobro da dívida anterior – parcelar um mês de compra em dezenas de outros períodos mensais para pagar a prestação.
Cuidado com o “Nome Sujo”
Não se pode ignorar o fato de que as pessoas que possuem nome no SPC SERASA não podem disputar concurso público para trabalhar ao governo e contar com as chances que apenas esse tipo de itinerário pode oferecer dentro do Brasil.
Grande parte das empresas consagradas no mercado dispensa candidatos que possuem currículo potencial e ao mesmo tempo estão com os nomes cadastrados na lista dos devedores brasileiros, registrada no Banco Central. Educação financeira faz parte da trajetória do profissional de sucesso.
Vender o Bem
Quem está sem emprego pode encontrar boa saída ao vender o carro, considerado que ele representa elementos custosos na vida moderna. Ao todo o custo mensal com veículos mensais está equivalente a setecentos reais, ou seja, quase o preço do custo de um filho por mês, tirando os gastos com educação.
Em termos práticos é melhor vender o carro do que colocar a venda os imóveis. Tenha em mente de que o mercado imobiliário traz chances de valorização, ao passo que os automóveis sofrem desvalorização a partir do momento que saem das lojas. Vale ressaltar que depois de reconquistar posição no mercado de trabalho fica fácil de investir na compra de outro veículo mais novo e moderno.
Direitos Trabalhistas
Trabalhadores formais, ou seja, com carteira de trabalho que são despedidos sem justa causa, devem receber acréscimos de pagamentos. Sem contar que também possuem direito ao seguro-desemprego que pode servir como alívio para procurar novo emprego sem mudar de modo radical o estilo de vida do brasileiro de classe média;
Interessante notar que o governo disponibiliza cursos preparatórios e até mesmo agenda entrevistas de emprego no sentido de recolocar o profissional no mercado de trabalho.
Apoio do Governo
Em termos práticos o governo deseja que os desempregados que recebem o seguro deixam de receber pagamentos, ou seja, que conquistem novo trabalho no menor prazo possível. Por esse motivo que se cadastrar em todos os programas do Seguro Desemprego representa dica fundamental para quem quer arrumar emprego rápido e economizar o máximo possível.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier