Desde o início do século XX o investimento na Bolsa de Valores deixa as pessoas felizes e tristes ao longo do caminho. Com frequência ela está em alta e as principais potências do mundo trabalham a todo o vapor. Porém, basta alguma das grandes nações econômicas gerar crise para acontecer catástrofes financeiras nos parceiros comerciais.
Principais Bolsas de Valores
- New York Stock Exchange
- London Stock Exchange
- Bolsa de Tóquio
- Hong Kong Stock Exchange
- Bolsa de Shanghai
- Toronto Stock Exchange
- Bolsa de Madrid
- Bombay Stock Exchange
- Bolsa de São Paulo
- Bolsa de Frankfurt
- Bolsa de Paris
- Warsaw Stock Exchange (Varsóvia)
- SWX Swiss Exchange (Zurique)
- Bolsa de Valores Mexicana (Cidade do México)
- Bolsa Italiana: Milão
Objetivo da Bolsa de Valores na Economia
Aumento de capital para as empresas: A Bolsa de Valores proporciona às empresas a possibilidade de levantar capital para a expansão através da venda de ações para o público investidor.
Formas comuns de angariação de fundos: Além da capacidade de endividamento fornecido para um indivíduo ou uma empresa pelo sistema bancário, na forma de crédito ou empréstimo, há outras maneiras comuns de captação de recursos utilizados por empresários. A maioria das opções disponíveis pode ser alcançada, direta ou indiretamente, envolvendo troca de ações.
Captar Recursos: Empresas de capital intensivo, em especial de alta tecnologia, precisam levantar volumes de capitais nos estágios iniciais. Por essa razão o mercado público fornecido por Bolsas de Valores representa fonte de financiamento importante para o capital intensivo.
Papéis Especulativos na Bolsa de Valores
Após a década de 1990, altos e baixos no início da década de 2000, as empresas listadas nas principais Bolsas de Valores do mundo estão mais exigentes para o empreendedor de alta tecnologia, a menos que seja empreendimento com produtos no mercado e estejam gerando vendas e lucros, ou mesmo por concluir experiências promissores em níveis avançados.
Isso é diferente da situação da década de 1990 para período inicial de 2000, quando um número de empresas (em principal por causa do boom da Internet e da biotecnologia) surgiu nas Bolsas de Valores mais importantes do mundo como conjunto de papéis com ausência total de vendas, lucros e qualquer resultado promissor documentado em níveis qualitativos e quantitativos.
Sociedades Limitadas
Série de empresas também levantou quantidades significativas de capital por meio de sociedades limitadas. Direito e alterações fiscais que foram decretadas em 1987 nos Estados Unidos mudou a dedutibilidade fiscal dos investimentos no setor dentro do Ocidente.
Para que a parceria seja de interesse para os investidores o dinheiro em troca da renda deve ser alto o suficiente para atrair novas compras de papeis e por consequência conquistar valorização. Como resultado, as fusões limitadas não são meios viáveis de arrecadar renda para a maioria das empresas.
Capital de Risco: Terceira fonte habitual de capital para as empresas de inicialização. Ela permanece disponível em larga escala nos dias de hoje.
Parceiros Corporativos
A quarta fonte alternativa de dinheiro para uma empresa privada é um parceiro corporativo, em geral multinacional estabelecida fornece capital ao pequeno empreendimento em troca de direitos de marketing, patentes ou ações. Parcerias corporativas são utilizadas com sucesso em grande número de casos.
Mobilização da Poupança para o Investimento
Quando pessoas tiram as economias e investem em ações através da emissão por consequência promovem a atividade empresarial com benefícios para diversos setores da economia, como a agricultura, comércio e indústria, resultando no crescimento econômico mais forte e em níveis de produtividade elevados às empresas.
Difícil para o investidor de ações o ato de determinar a alocação dos recursos e ter capacidade de gerar o crescimento da empresa ao longo prazo, sem exame de auditoria interna, por exemplo.
Crescimento da Empresa
Empresas enxergam aquisições como oportunidade para expandir as linhas de produtos, aumento dos canais de distribuição, proteção contra a volatilidade, aumentar a quota de mercado ou adquirir outros ativos empresariais.
A oferta pública de aquisição ou do acordo de fusão no mercado de ações é uma das maneiras simples e comum para a empresa crescer por aquisição ou fusão.
Participação nos Lucros
Desde grandes investidores institucionais até um membro de família de classe média comum, ambos podem ganhar via dividendos e aumentos de preços de ações como resultado dos ganhos de capital e das partes da riqueza de negociações rentáveis. Negócios não lucrativos e perturbados podem resultar em perdas consideráveis aos acionistas.
Governança Corporativa
Por ter um escopo de proprietários em nível amplo e variado as empresas tendem a melhorar a qualidade e eficiência de gestão para satisfazer as demandas dos acionistas com novas regras rigorosas para empreendimentos públicos impostos por bolsas de valores públicas e governo.
Em consequência se alega que as empresas públicas (com titularidade dos acionistas membros do público em geral e ações comerciais nas Bolsas) tendem a apresentar melhores resultados de gestão do que as privadas (Ações não negociadas de modo público que por vezes são de propriedade dos fundadores da empresa e / ou familiares e herdeiros).
Oportunidades de Investimento para Pequenos Investidores
Ao contrário de outras empresas que exigem alta entrada de capital, o investimento em ações é aberto aos grandes e pequenos investidores porque uma pessoa compra o número de papéis que pode pagar. Portanto, a Bolsa de Valores oferece a oportunidade para os trabalhadores comuns comprarem e participarem dos lucros.
No começo do ano de 2012 o governo Dilma modificou as regras de rentabilidade também para estimular os pequenos investidores a seguirem ao mercado de ações e por consequência aquecer o autosustento da economia nacional.
Bolsa e Governo: Captação de Recursos Desenvolvimento
Os governos de vários níveis podem decidir pedir dinheiro emprestado para financiar projetos de infraestrutura, como esgoto e estações de tratamento de água ou conjuntos habitacionais com a venda de títulos. Estas ligações podem ser levantadas através da Bolsa de Valores quando os investidores emprestam dinheiro ao governo.
A emissão dos títulos pode evitar a necessidade em curto prazo para os cidadãos financiarem o desenvolvimento, com o aumento dos impostos, por exemplo, embora fixe tais obrigações com plena fé e crédito do governo.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier