Como Funciona o FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem objetivo de formar reservas que servem de amparo aos trabalhadores que pode usar as quantias para construir, reformar ou comprar a casa própria. Os recursos são usados para o governo com gastos em infraestrutura para que a quantia não fique parada na conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

Quem tem Direito ao FGTS?

Trabalhadores que trabalham com carteira assinada, rurais, temporários, avulsos, diretores não empregados e atletas profissionais, caso dos jogadores de futebol, por exemplo.

Empregadores que empregam mão de obra de modo doméstico não possuem a obrigatoriedade de pagar o FGTS. Porém, no caso das carteiras assinadas existe a obrigatoriedade que deve ser cumprida pelo período de tempo que existe vínculo trabalhista.

Caso o empregador interrompa o pagamento, então se tornar inadimplente ao FGTS e está suscetível às solicitações dos recolhimentos por lei de acordo com a Justiça do Trabalho. Interessante notar que trabalhadores domésticos que não recebem FGTS podem fazer a opção de fazer pagamento por conta própria.

Quando o FGTS Pode ser Retirado? Morte do patrão e fechamento da empresa; Demissão sem justa causa; Aposentadoria; Compra de casa própria; Ter idade igual ou superior a 70 anos; Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário e doenças graves (como AIDS ou câncer).

Como Fazer o Saque do FGTS?

Os valores referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser sacado em qualquer agência da caixa. A exigência da documentação varia de acordo com as razões do saque. Em casos de demissão quem deseja sacar o dinheiro deve trazer RG e Carteira de Trabalho. A quantia pode ser sacada após cinco dias úteis da data de solicitação.

Consórcio da Caixa

Quem deseja construir, comprar ou reformar o imóvel residencial ou comercial pode encontra valores baixos quando solicitam os serviços da CAIXA. Quem está interessado decide os valores a serem pagos na Carta de Crédito com parcelas que cabem no bolso. A taxa de administração está entre as melhores em níveis mercadológicos.

Na sequência basta torcer para ser sorteado ou mesmo realizar lance fixo ou livro. A compra do consórcio pode ser feito de maneira pessoal, nas agências da CAIXA, ou no site oficial da instituição financeira federal.

Pessoas que estão interessadas podem utilizar o FGTS para complementar as compras de imóveis ou ofertar lances conforme as regras estabelecidas no fundo. Está disponível para valores entre trinta mil e setecentos mil reais, sendo que as quantias até sessenta mil reais estão disponíveis aos grupos de andamento. Vale ressaltar que os valores das parcelas estão sob a consulta.

Como possui abrangência nacional o consórcio imobiliário permite com que sejam realizadas formações de grupos. A Carta de Crédito sofre variação do INPC em cada doze assembleias.

Reformar a Casa com o FGTS

Proprietários de imóveis também pode economizar dinheiro com a compra dos materiais sem depender de empreiteiros, seguindo os relatórios fonte de notícias presentes na internet.

Trabalhadores que contam com recursos do FGTS podem investir a quantia na compra de materiais de construção para reformar a casa. Basta solicitar a disposição do dinheiro depositados na conta da Caixa / PIS / PASEP e seguir todas as indicações apontadas pelos agentes da Caixa Econômica Federal.

Os proprietários podem falar com profissionais sobre melhoramento da casa ou loja de material para descobrir quais os produtos funcionam melhor com o seu projeto particular e obter assim várias citações sobre o custo final.

Qualquer agência pode receber a documentação, inclusive àquelas que não fazem parte da origem dos financiamentos, quando a agência recebe encaminha os documentos e as solicitações para usar recursos do FGTS. Caso exista necessidade os gerentes da CAIXA podem requisitar documentos adicionai com o objetivo de enquadrar a operação. Na dúvida é sempre interessante portar os documentos exigidos de modo geral:

  • Extrato da conta vincula no FGTS. Ela chega todos os meses como correspondência na casa dos trabalhadores vinculados ao Fundo;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cópia de identificações no sentido de identificar e comprovar o período de trabalho com o regime FGTS;
  • CPF;

Quem é trabalhador avulso pode apresentar declaração referente ao órgão gestor da mão de obra ou do sindicado profissional;

Quais Limites para Utilizar o FGTS?

Para casos de comprar do imóvel residencial concluído o valor do FGTS pode ser acrescido no financiamento ou para pagamento de parcelas do consórcio, desde que não exceda os limites impostos na avaliação da Caixa e valores de compra e venda em níveis mercadológicos.

FGTS e Casa Própria

Antes de ira para alguma agência para regularizar a situação se faz necessário realizar conjuntos de pesquisas no mercado no sentido de conquistar informações referentes às principais linhas de crédito. Procure fazer com cuidado e paciência a simulação do financiamento.

Não se pode ignorar o fato de que caso os valores correspondam com o orçamento se faz necessário visitar uma das agências da Caixa e iniciar conversar com os gerentes, que devem solicitar conjunto de documentos e realizar análise do cadastro no sentido de aprovar as linhas de crédito.

Antes de acontecer concessão os engenheiros da CAIXA precisam avaliar as condições do imóvel. Vale ressaltar que para a segurança dos bancos e dos clientes é feita análise de documentação dos vendedores. Por consequência é analisada a linha de financiamentos adequada e quais documentações são necessárias para complementar as ações à autorização do empréstimo.

Conforme acontece entrega dos documentos necessários, a opção fica finalizada com assinatura do contrato. Vendedores recebem o pagamento e o cliente as informações dos serviços para facilitar os pagamentos durante os períodos de amortizações.

A cada dia que passa mais pessoas possuem acesso ao FGTS no sentido de conquistar o sonho da casa própria e escapar da armadilha do aluguel, responsável por consumir boa parte do orçamento dos trabalhadores brasileiros.

Localização do Imóvel e FGTS?

Imóveis ambicionados à aquisição podem ser adquiridos desde que estejam na região municipal da ocupação de trabalho ou de residência por pelo menos ou ano. Podem ser escolhidas zonas municipais limítrofes que integram a metrópole.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *