Votorantim Anuncia Investimentos no Brasil

Walter Schalka, que é o presidente da Votorantim Cimentos faz projeções para o aumento de consumo de cimento no Brasil e segundo ele este aumento deverá ser da ordem de 5% a 10%. Foi com olhos voltados para a demanda em materiais básicos para a construção civil que o executivo da Votorantim calcula que o consumo de cimento que hoje é de 280 kg por habitante durante o ano, passará a ser de 310 kg por habitante no mesmo período, como podemos ver este é um aumento bastante considerável. As estimativas de Walter Schalka são baseadas no aumento de potencial do mercado no que se refere a obras de infra-estrutura, aumento do consumo no varejo, crescimento das construções na indústria e o grande incremento no setor de casas populares.

Votorantim

Interiorização do Consumo

Além de todas as mudanças citadas acima que são positivas para o mercado de cimento no Brasil, as características de consumo estão mudando rapidamente nos últimos tempos e migrando para o interior do país e feito todo o levantamento destes dados o presidente da Votorantim anuncia investimentos no Brasil, acreditando firmemente que o consumo está se interiorizando. Com perspectivas tão alentadoras a Votorantim Cimentos fez o anuncio de que irá investir o equivalente a R$ 2,5 bilhões com o objetivo de que a capacidade da empresa seja aumentada para atender a demanda que se anuncia. Com isso a produção da empresa que este ano deverá terminar com 27 milhões de toneladas, até 2013 deverá ter um grande incremento passando para nada menos do que 42 milhões de toneladas de cimento.

Construção

Novas Fábricas

Para que isso se concretize oito fábricas novas estarão sendo construídas em sete estados brasileiros, sendo que duas delas têm previsão de funcionamento já para 2011 e se estabelecerão no Ceará e Maranhão e a capacidade produtiva de cada uma deverá ser de 750 mil toneladas por ano. Em 2012 deverão começar a operar as fabricas em Goiás e Paraná, cada uma com capacidade para 2 milhões de toneladas, seguindo-se uma fábrica no Mato Grosso com produção de 1,2 milhões de toneladas por ano e outra no Pará com capacidade de 750 milhões de toneladas. Finalmente em 2013 deverá sair à outra unidade no Pará e uma na Bahia sendo que cada uma terá capacidade de produção de 1, 2 milhões de toneladas. Hoje existem 5 fábricas em construção localizadas, no Rio de Janeiro, 2 unidades em Santa Catarina, uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Norte.

Se Antecipando a Demanda

Segundo o presidente da Votorantim há que investir para não ser surpreendido pela crescente demanda, é preciso levar em conta o fato de que uma fábrica não se faz da noite para o dia, ela demora no mínimo 2 anos e meio para ser construída.

Fábricas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *