Economia Normativa

Diversas vezes escutamos as pessoas ao nosso redor comentaram que a economia de País subiu, baixou, e que está favorável a investimento ou desfavorável a investimentos, e muitas vezes não entendemos tão bem sobre esse assunto.
É economia positiva para lá, economia normativa para cá, mas enfim, como funciona tudo isso?

O que é Economia Normativa?

A economia normativa está vinculada com os propósitos políticos, incorpora valor às normas de julgamentos.
Ela pré determina como deveria estar a economia, manipulando para alcançar o objetivo final. Ela segue a ética na realidade atual do país.

Os juízos de valores procuram enxergar qual seria o melhor resultado, diferenciando as ações econômicas, são decisões de questões puramente políticas, como por exemplo, a exportação, se exportar rende mais ou não, se compensa aumentar a alíquota dos impostos, se convém ou não para a economia do aís o aumento do salário mínimo. São infinitas as questões econômicas, que emite os juízos de valor para que possam ser resolvidas.

Questões

Essa é basicamente a economia normativa, que deve seguir regras e normas específicas.
Pessoas que são a favor da economia normativa acreditam que toda a riqueza o país deve ser distribuída pelo estado, para que haja uma economia justa.

Economia Positiva

Diferente da economia normativa, a economia positiva não se envolve com as questões éticas, ela determina somente os fatos como eles são. Ela gira em torno do funcionamento do sistema econômico.

Relação

É aceita como ciência, que testa teorias de acordo com os acontecimentos relacionando causas e efeitos.
As pessoas que defendem a economia positiva dizem que se preocupar com os fatos é complicado, e que a manipulação da economia somente com a coerção pode vir a fracassar, já que esse fator desconhece os fatos econômicos.

Economia no Brasil

Os problemas de crise econômica é geral no mundo inteiro, e o Brasil tenta a todo custo vencer essa crise. Só no segundo trimestre deste ano, a nossa economia conseguiu subir para 8,9 % comparando ao mesmo período do ano passado que oi de 7,7%, temos um aumento de 1,2 % que em números e cifras ($$) é um aumento considerável e importante para a economia brasileira.

Crescimento

O Brasil quer crescer e também se destacar entre os países importantes em desenvolvimento, conseguimos recentemente subir o ranking de países prioritários para investimentos estrangeiros, passamos os Estados Unidos, subimos mais um patamar, conseguimos o 3º lugar, perdendo somente para a China (1º lugar) e Índia (2º Lugar)

Economia no Mundo

Quando surge uma crise econômica em um país, outro se beneficia, assim foi em agosto, quando a Espanha entrou em crise, o Brasil conseguiu fica entre as 8 maiores economias do mundo, já a China, conseguiu ultrapassar o Japão e se tornar a segunda maor potência econômica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *