Nasdaq: História e Características Gerais

A NASDAQ Stock Market, também conhecida como o NASDAQ, é uma bolsa de valores norte-americana.  Segunda maior em capitalização de mercado do mundo. Fundada em 1971 pela Associação Nacional de Securities Dealers (NASD). Operada pelo Grupo NASDAQ OMX. Quando começou a negociar em 08 de fevereiro de 1971, foi o primeiro mercado mundial de estoque eletrônico. No início, apenas boletim de computador de bordo e não chegou a conectar compradores e vendedores.

Origens da Nasdaq

NASDAQ ajudou a baixar o spread (a diferença entre o preço de compra e o preço de venda das ações). Paradoxalmente foi impopular entre os corretoras por causa do excesso de propagação com o dinheiro.

Foi o sucessor do sistema OTC de negociação. Ainda em 1987, a bolsa de valores NASDAQ era referida como o mercado de balcão nos meios de comunicação e também nas guias mensais emitidas por Standard & Poors Corporation. Ao longo dos anos, a NASDAQ se tornou mercado de ações, adicionada ao comércio, volume de relatórios e sistemas automatizados de negociação.

Primeira Bolsa Online dos Estados Unidos

Foi também o primeiro mercado de ações nos Estados Unidos com negociações on-line. Ninguém antes deles já havia feito isso, destacando NASDAQ como o mercado de ações para os próximos cem anos conforme grande parte da crítica. Seu principal índice é o Nasdaq Composite, publicado desde o começo da história da Bolsa. No entanto, o fundo negociado em Bolsa que acompanha grande capitalização está no NASDAQ-100 índice, que foi introduzida em 1985 ao lado do Índice NASDAQ 100 Financeiro.

Antes da internet as negociações ocorriam através do telefone, mas durante o crash do mercado de ações, em outubro 1987, formadores de mercado não respondiam aos telefones. Para compensar, o Sistema de Execução SEE foi estabelecido, que fornece método eletrônico para os revendedores entrarem nos comércios.

Aquisição da PHLX

Em 1992, se juntou com a Bolsa de Londres para formar o primeiro relacionamento intercontinental de mercados de valores mobiliários. A NASD desmembrou da NASDAQ em 2000, para formar empresa de capital aberto, a NASDAQ Stock Market, Inc. No ano de 2006 a NASDAQ mudou do mercado de ações para intercâmbio nacional licenciado. Em 08 de novembro de 2007, a NASDAQ comprou o Philadelphia Stock Exchange (PHLX) por 652 milhões dólares. PHLX é a troca de ações mais antiga na América, tendo estado em operação desde 1790.

Requisitos da Nasdaq

Para se qualificar a listagem em bolsa, a empresa deve ser registrada no United States Securities and Exchange Commission (SEC), ter pelo menos três formadores de mercado (empresas financeiras que atuam como corretores ou distribuidores de títulos específicos) e atender aos requisitos mínimos de ativos, capital, partes públicas e acionistas.

Níveis de Negociações da NASDAQ

  • Nível 01: Demostra o maior lance, oferta mais baixa e cotação;
  • Nível 02 mostra todas as citações públicas de formadores de mercado, junto com informações de comerciantes do mercado que pretendem vender, comprar ações ou executar ordens;
  • Nível 03 utilizado por fabricantes do mercado que permite entrar em citações e executar as ordens.

NASDAQ-100

Representa índice de mercado de ações das 100 maiores empresas não financeiras listadas na NASDAQ. Representa modificação ponderada do índice de capitalização. Pesos das empresas do índice são baseados nas capitalizações em níveis mercadológicos, com algumas regras de nivelamento a influência dos maiores componentes. Incluem empresas constituídas fora do Estados Unidos.

NASDAQ-100 Index 1985-2012

O NASDAQ-100 começou em 31 de janeiro de 1985, tentando se promover na sombra da New York Stock Exchange. O preço base do índice foi fixado em 250 no plano inicial, quando fechou perto 800, em 31 de dezembro de 1993, a base foi reajustada em 125 no dia de negociação seguinte, deixando o NASDAQ-100 com preço inferior ao NASDAQ Composite.

Os ajustes anuais foram feitos em 1993. As empresas estrangeiras foram admitidas pela primeira vez no índice em janeiro de 1998, mas teve padrões elevados para cumprir antes da adição. As normas foram relaxadas em 2002, enquanto que para as empresas nacionais foram levantadas, garantindo às todas as pessoas jurídicas padrões iguais ao ingresso.

Bolha Americana e Crise Mundial

Depois da recuperação de cinco anos graduais de intraday equivalente a 2.239.51 pontos, em 31 de outubro de 2007, o mais alto alcançado desde 16 de fevereiro de 2001, o índice de correção abaixo do nível de 2000, no início de 2008, gerou a explosão da bolha de habitação nos Estados Unidos, que gerou a consequente crise financeiro global de 2008.

O pânico focado no fracasso da indústria de banco de investimento culminou em perda de mais de 10%, em 29 de setembro de 2008, posteriormente mergulhando o índice de firmeza no mercado de urso território. O NASDAQ-100, com grande parte do mercado mais amplo, experimentou limite de baixa aberta em 24 de outubro, atingindo intraday seis anos de baixa de 1018, em 20 de novembro de 2008.

Até dezembro de 2010, o índice mais que dobrou por causa do afrouxamento quantitativo (QE) do Federal Reserve e do otimismo de que a crise financeira estava terminando. Depois de mais volatilidade relacionada ao debate à dívida federal dos EUA, em agosto de 2011, o índice quebrou acima de 2.500, no início de fevereiro de 2012, para atingir pico de 2.800 no final de março. Em 19 de setembro de 2012, o índice chegou a 2.871.10 e fechou em 2.864.03, no nível mais alto desde 11 de dezembro de 2000, com de grande capitalização tecnologia de stocks AAPL e GOOG tempos de fechamento acima de US$ 700 e US$725, respectivamente.

Investir na NASDAQ

O NASDAQ-100 é abreviado como NDX nos mercados de derivativos. Os contratos futuros correspondentes são negociados na Chicago Mercantile Exchange. Os futuros regulares são indicados pelo Código de Instrumento Reuters ND.

O NASDAQ-100 Série representa fundo negociado em bolsa, promovido e supervisionado desde 21 de marco de 2007 pela Invesco através POWERSHARES, negociada com o NASDAQ QQQ.

Em 01 de dezembro de 2004, foi transferido da American Stock Exchange onde teve o código aumentado para quatro letras: QQQQ. No dia 23 de março de 2011, Nasdaq mudou o símbolo de volta para QQQ. Em 2000, foi o título mais negociado nos Estados Unidos.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *