A Teoria de Dow Jones: Características Gerais

A teoria de Dow sobre o movimento dos preços de ações é uma forma de análise técnica que inclui alguns aspectos da rotação do setor . A teoria foi derivada de 255 Wall Street Journal, precisamente dos editoriais escritos por Charles H. Dow (1851-1902), fundador, jornalista e primeiro editor do Wall Street Journal e fundador da Dow Jones and Company . Após a morte da Dow, William Peter Hamilton, Robert Rhea e George Schaefer organizaram a base da teoria, baseada em editoriais da Dow.

O autor original mesmo nunca usou o termo teoria de Dow, nem apresentou como sistema de negociação.  Alfred Cowles no estudo em econometria em meados de 1934, demostrou críticas às negociações com base no conselho editorial com portfólios diversificados. Cowles concluiu que uma estratégia produzia 15,5% dos retornos anualizados entre 1902-1929, enquanto que a teoria de Dow produziu retornos anualizados de 12%. Os princípios básicos da teoria de Dow, como resumido por Hamilton, Rhea, e Schaefer estão descritos abaixo:

Mercado em Três Movimentos

1. O “principal movimento” (primário) ou grande tendência pode durar de menos de um ano a vários anos. Ele pode ser de alta ou de baixa.

2. A expressão “balanço médio” é reação secundária ou intermediária que pode durar de dez dias a três meses, e geralmente traz retraces de 33% a 66% da variação de preços primário levando em conta o balanço médio anterior ou início do movimento principal.

3. O “swing curto” ou movimento menor varia de acordo com opinião de horas para um mês ou mais. Os três movimentos podem ser simultâneos, por exemplo, um movimento diário menor numa reação secundária de baixa outra movimentação de alta primária.

Tendências de Mercado: Três Fases

  1. A teoria Dow afirma que as tendências do mercado são compostas de três fases: uma fase de acumulação, participação do público (ou absorção) e a fase de distribuição. A fase de acumulação (1) é um período em que os investidores estão ativos na compra (venda) de ações contra a opinião geral do mercado. Durante esta fase, o preço das ações não muda muito, porque esses investidores estão em minoria exigente (absorção) de ações que o mercado em geral está fornecendo (liberação). 
  2. Eventualmente, o mercado pega estes investidores astutos e a mudança de preço ocorre de maneira rápida. Isso ocorre quando os seguidores de tendência e outros investidores são tecnicamente orientados participar. Esta fase continua até que ocorra a especulação desenfreada.
  3. Neste ponto, os investidores astutos começar a distribuir às participações no mercado. O mercado de ações desconta todas as notícias Os preços das ações incorporar rapidamente novas informações assim que estiverem disponíveis. Uma vez que notícia é liberada, os preços das ações são alterados para refletir essas novas informações. Sobre este ponto, a teoria de Dow concorda com uma das premissas da hipótese do mercado eficiente.

Dow Jones: Lógicas da Teoria

No tempo do Dow Jones os EUA era potência industrial crescente. Existam centros de população e as fábricas estavam espalhadas por todo o país. Elas tiveram de enviar os produtos para o mercado, geralmente por via férrea. Médias das ações estavam em índice de industriais (fabricação) e empresas ferroviárias.

Para Dow, um mercado de touro no setor industrial não pode ocorrer a menos que a média ferroviária se reunisse também, geralmente em primeiro lugar. De acordo com essa lógica, se os lucros dos fabricantes estão subindo, segue-se que eles estão produzindo mais e enviam maior número de bens aos consumidores. Assim, se investidor está à procura de sinais de saúde em fabricantes, ele ou ela deve olhar para o desempenho das empresas que vendem a saída deles para o mercado com as ferrovias. As duas médias deve estar se movendo na mesma direção. Quando o desempenho das médias possui divergência representa aviso de que a mudança está no ar.

Tendências Confirmadas por Volume

Dow acredita que o volume confirmou as tendências de preços. Quando se movem em volume baixo, pode haver muitas explicações diferentes. Um vendedor excessivamente agressivo pode estar presente, por exemplo. Mas, quando os movimentos de preços são acompanhados por volume elevados o mercado era verdadeira conforme acreditava Dow. Se muitos participantes estão ativos em segurança particular e de forma significativa o preço se move em uma direção considerada movimento contínuo.

Tendências Possuem Sinais Definitivos até a Prova do Término

Dow acredita que as tendências existiam apesar do “ruído mercadológico”. Mercados podem temporariamente se mover na direção oposta à tendência, mas em breve retomar o movimento anterior. A tendência deve ser dada ao benefício da dúvida durante as reversões. Determinar a inversão é o início da nova tendência ou movimento temporário na tendência atual não representa tarefa fácil. Teóricos da Dow discordam na determinação. Ferramentas de análise técnica tentam esclarecer o fato, mas elas podem ser interpretadas de forma diferente por investidores distintos.

A Discordância de Alfred Cowles

Alfred Cowles em 1934 forneceu forte evidência contra a possibilidade da capacidade do índice mais famoso de Wall Street prever o mercado de ações. Conclusão contrária foi retirada por William Peter Hamilton durante o período 1902-1929, que lhe rendeu positivos retornos ajustados ao risco. Os editoriais de Hamilton sugerem que as estratégias de tempo com base no rendimento da Teoria Dow trouxeram alfas positivos.

Depois de numerosos estudos apoiados nos anos seguintes, muitos acadêmicos param de estudar teoria Dow acreditando que resultados Cowles eram conclusivas. No entanto, as conclusões Cowles foram revisitadas. William Goetzmann, Stephen Brown e Alok Kumar acreditam que o estudo Cowles estava incompleto e que a teoria Dow produzia excesso de retornos ajustados ao risco.

No 160ºaniversário de Charles Dow; Jack Schannep do TheDowTheory.com, fez um discurso para a Associação de Técnicos de Mercado, descrevendo recentes contribuições para a Evolução da Teoria de Dow e demostrou que a Teoria Dow tradicional fornece retorno total anualizado, de 1953 até 2011, em cerca de 2%.

De qualquer maneira, muitos analistas técnicos consideram a definição da Teoria de Dow uma tendência a ser estudar para entender a ação de preços como as principais premissas da moderna análise técnica. É sempre interessante consultar o índices das previsões dos jornais antes de realizar investimentos.

Escrito por Renato Duarte Plantier.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *