Previsão de Demanda: Como Fazer?
A previsão de demanda é uma atribuição do planejamento organizacional. Por meio dela, é traçado um provável resultado em um certo espaço de tempo. Se a economia estiver em uma fase de instabilidade, podem acontecer mudanças súbitas nas variáveis usadas para o cálculo, ainda mais quando se trata do ambiente externo.
A função da previsão de demanda é oferecer uma ideia que se aproxime ao máximo da realidade. Assim, fica mais fácil para a empresa tomar as medidas necessárias e orientar as suas ações de uma maneira mais eficaz.
A interpretação dessa previsão também é uma tarefa importante dos gestores. Assim como identificar os dados certos para o seu cálculo.
Abordagens Para a Previsão de Demanda
Basicamente, existem duas abordagens para que seja possível realizar a previsão de demanda. São elas: abordagem qualitativa e quantitativa. Para começar, é preciso que o gestor tenha algumas ideias claras, para que o resultado obtido retrate a realidade da melhor forma possível. Quanto aos prazos, é possível fazer previsão de curto, de médio e de longo prazo.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das abordagens possível:
- Abordagem Qualitativa: use essa abordagem quando não são suficientes as informações de períodos anteriores e nem a quantidade de informações. Nesse caso, o gestor e a sua equipe precisam contar mais com a sua experiência. Se for uma pequena empresa, o gestor pode se basear na intuição dos seus vendedores pois, como estão mais próximos dos consumidores, eles são capazes de ter uma visão melhor do seu comportamento.
- Abordagem Quantitativa: nessa abordagem, o gestor conta com uma análise mais rica em números de vendas dos períodos anteriores. É importante conhecer se o produto é sazonal, pois irá influenciar diretamente nas metas. É possível realizar uma análise considerando dias da semana, meses e anos.
Existem inúmeras variáveis que podem ser usadas para calcular a previsão de demanda, desde que haja dados suficientes. Não é necessário, portanto, procurar a fórmula perfeita para o cálculo. O ideal mesmo é reavaliar sempre a previsão, de forma que o equilíbrio entre a oferta e a demanda sejam alcançados mais frequentemente.
Quanto à demanda, é importante lembrar sempre que os fatores externos são capazes de afetar diretamente a demanda. E que podem acontecer de uma hora para a outra.
Outro fator de extrema importância é manter um estoque de segurança, para evitar que o seu cliente fique sem receber o produto. Em casos de imprevistos, a sua demanda não precisa deixar de ser atendida. E são vários os problemas que podem ocorrer, como atraso na entrega por parte do fornecedor, e muito mais.
Dicas Para Não Falhar na Previsão de Demanda
Confira abaixo algumas dicas muito úteis para não falhar na sua previsão de demanda:
- Obtenha o máximo de informações possível. Uma grande quantidade de dados e de opiniões são muito importantes nessa fase. Quanto mais informações tiver sobre a atuação do seu produto no mercado, sobre o produto do concorrente, sobre a reação e opinião dos consumidores, e etc.
- Anote tudo. Dessa forma, você conseguirá saber o que foi feito, margem de erro, e todos os pontos relevantes.
- Previsões mês a mês. Fazer previsões por mês serve para indicar se os dados que você usou estão corretos, se retratam a realidade da melhor forma possível.
- Não altere a direção do produto. Sempre que fazemos uma previsão de demanda, já consideramos um caminho e uma estratégia a serem seguidos. Se mudar a direção, todo o restante da estratégia deverá mudar também.