O Que é Home Broker?

Consiste em sistema que companhias oferecem no sentido de conectar os usuários dos mercados de capitais e pregões eletrônicos. Permite enviar ordens de venda e compra via site da corretora na internet. Utilizado de maneira instrumental para negociações via web. Representa maneira de negociar papeis voa ordens nos meios eletrônicos. Simboliza tecnologia que amplia as facilidades do acesso a negócios rentáveis.

Quais Objetivos do Home Broker?

Home Broker engloba conexão com entidades de negociação, desenvolvimento de códigos, websites, fontes e plataformas de negociação. Depois de frustradas tentativas correntes desde o início do século XX, a modalidade no Brasil consiste na terceira grande tentativa de estímulo de entrada das pessoas físicas na Bolsa de Valores. Neste sentido o conceito ambiciona democratizar o mercado.

Os dispositivos são utilizados em comum nas Bolsas de Valores no sentido de facilitar a participação de pessoas físicas. Com o aumento da procura de papeis na população acontece maior liquidez no mercado, fato estimulado por grande parte das políticas econômicas ao redor do mundo. Estimativas apontam que cerca de duzentas mil nomes físicos compram e vendem ações dentro da BOVESPA utilizando sistema homebroker.

Um Pouco de História

No ano de 1960 a Bolsa de Valores de São Paulo passou a assumir cunho institucional ao deixar a subordinação da Secretária da Fazenda do Estado, com autonomia patrimonial, financeira e administrativa. Em 1971, após o crash, se tornou primeira bolsa nacional com objetivo de implantar pregão de maneira automatizada, oferecendo informações em tempo real via rede mundial de computadores, na ampla rede de terminais da instituição. Não se pode ignorar o fato que a BOVESPA foi pioneira em operações opcionais de ações em terras nacionais.

Sistema SPOT

Em 1980 o sistema SPOT (Sistema Privado de Operações por Telefone) foi implantado em redes de serviços on-line às corretoras. Obteve desenvolvimento a partir de sistemas de custódia fungível de títulos. No ano de 1990, iniciou os processos negociáveis no Sistema CATS (Computer Assisted Trading System) que realizava operações tradicionais de maneira simultânea no Pregão Viva Voz.

MEGABOVESPA

O MEGABOVESPA foi implantado no ano de 1997. O sistema de negociação eletrônica aumentou o volume dos processos de informações. Os serviços Home Broker e After Market foram iniciados no final da década. Em 2006 a Bolsa de Valores de São Paulo passou a operar apenas com pregão eletrônico doméstico. O IPO aconteceu no mês de outubro, isto é, tipo de abertura de capital da instituição ligada a Bovespa Holding, conhecida como IBOVESPA.  Nasce então o BOVH3 – consórcio de corretoras licenciadas a operar no mercado.

O processo de fusão BM&F aconteceu em março de 2008 de maneira oficial. A partir deste momento a instituição passou a ser a terceira maior do mundo em valor de mercado, segunda posição das Américas.

Ramificações: Home Broker

Na atualidade os bancos oferecem home banking no sentido de oferecer espécie de Broker com modalidades que oferecem ordens no site da corretora. Necessário instalar software do HD. Além da conexão via internet também é preciso estar cadastro em corretora que possui autorização para negociar na Bolsa.

Em termos gerais as corretoras possuem interesse direto no sucesso de negociações realizadas com homebroker, visto que se trata de operação barata em níveis de negociação de mesa, ou seja, não é necessário pagar por serviços de atendentes e ao mesmo tempo existe maior probabilidade de uso por parte das pessoas físicas.

Dependendo da forma de negociação as corretoras fornecem o próprio software para pode atuar no homebroker e por este motivo diferem em algumas maneiras. Análises (gráficas e fundamentalistas), vídeos informativos e mecanismos. Grande parte tem cotações no tempo real de papeis que estão em disposição na carteira do usuário.

Riscos e Mercado de Ações

Ganhar dinheiro no mercado de ações mão representa tarefa impossível, mas bastante difícil e incerta. Por mais que existam análises técnicas dos gráficos ou fundamentalistas, o fato não garante lucro para nenhum investidor. Neste tipo de negócio algum lado precisa perder para a vitória de outros, o que de fato aumenta a probabilidade de quem tem mais papel investido e informações privilegiadas dentro do jogo no mercado livre.

Para ganhar dinheiro se faz necessário aprender a perder. Com a chegada de crises econômicas há chances consideráveis de o mercado acionário apontar quedas e virtude da falta de consumo diminuidora da produção e geração de emprego.

Algumas vezes pior do que ficar com o papel na crise é vender com preços inferiores. Acontece que em poucos anos o país afetado pode retomar a economia e por consequência passar a gerar lucro aos grandes empreendimentos que negociam papéis no mercado de ações. Por exemplo, investidores que não retiraram dinheiro dos títulos comprados das grandes empresas nacionais em 2008 passaram a colher os frutos na primeira metade da segunda década do século XXI.

Para apostar no revés se faz necessário levar em consideração as condições existentes para acontecer o crescimento em médio-longo prazo. Algumas vezes o crescimento pode surgir de maneira repentina e inesperada. Quem aproveita as crises das nações e possui reservas financeiras podem se tornar sócios de grandes empresas que abaixam os preços dos papéis para manterem o controle do caixa nos anos de crise.

Mercado Aberto

Algumas trocas são locais nas quais as transações são realizadas em pregão, por um método conhecido como viva voz. Este tipo é usado em bolsas de valores e mercadorias onde os comerciantes podem lançar lances e ofertas ao mesmo tempo. A outra modalidade é virtual, composta de rede de computadores, onde os negócios são feitos eletronicamente.

Os trades são baseados em modelos de mercado de leilões em que potencial comprador pede um preço específico para estoque ou pagos preço específico para o estoque.

Objetivo da bolsa é facilitar a troca de títulos entre compradores e vendedores, proporcionando assim um mercado (real ou virtual). As trocas de fornecem informações em tempo real de negociação sobre os títulos cotados, facilitando a descoberta de preço.

Ordens são executadas no pregão por meio de membros de câmbio. O trabalho do especialista é combinar com compra e venda de ordens.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *