Melhor Indicador de Tendência

Melhor Indicador de Tendência

Na análise técnica de hoje em dia, tempos disponíveis vários indicadores de tendência para day trade. Para conseguir identificar o que melhor atende às suas necessidades, é preciso analisar muito bem cada um deles, e estudá-los bastante. 

Para te ajudar a escolher um bom indicador de tendência, separamos algumas dicas super legais, que podem lhe ser muito úteis. Confira abaixo: 

A primeira coisa que precisamos saber é que todos os indicadores possuem limitações. Por isso, você deve estudar sobre eles para entender o seu funcionamento e até onde ele consegue te ajudar. Não existe alguém dizer que isso é certo e isso é errado. O que existe sim é a gente entender que alguns indicadores funcionam e outros não.

Alguns investidores argumentam que o uso de mais de um indicador é desnecessário. Que operar usando apenas um indicador é o suficiente para dar bons resultados. Porém, como não custa nada, vale a pena combinar mais de um indicador para que você consiga confirmar melhor uma tendência. No momento de comprar ou de vender, você precisa ter mais de uma alternativa sendo que uma pode confirmar o que a outra diz, ou podem ir para lados opostos, o que deixaria claro que, naquele momento, a tendência não está tão definida assim. O uso de mais de um indicador pode te ajudar a evitar erros. Mas o ideal é usar dois ou três indicadores somente. Se usar mais que isso, pode acabar te confundindo e atrapalhando a sua operação.

Quais as Características de Indicadores Para Day Trade?

Agora, vejamos quais as principais características que um indicador precisa ter: 

  • Sensibilidade aos movimentos: essa característica vai depender muito do ativo que você deseja operar e também da sua estratégia. No entanto, é recomendado que você tenha pelo menos um indicador com mais sensibilidade aos movimentos.
  • Período curto: é recomendado trabalhar com o seu gráfico usando uma frequência de minutos (5, 10 ou 15 minutos);
  • Confirmação: manter dois indicadores é bom para que você consiga confirmar a tendência. Nesse caso, apenas um parâmetro pode ser insuficiente.
  • Importância dos movimentos: depois de perceber um movimento grande, também é preciso perceber qual a relevância desse movimento. Nem sempre um movimento muito grande será tão relevante quanto pensamos, bem como acontece com os movimentos pequenos também. 

Exemplos de Indicadores 

Conheça abaixo alguns indicadores, considerando as características que citamos acima: 

  • ATR – Average True Rate: esse indicador é muito bom no que se refere à sensibilidade de um movimento. Ele trabalha considerando a amplitude da variação normal de um ativo, levando em consideração movimentos passados mais recentes. Se ele perceber que houve alguma variação acima do normal, ele mostrará que aquele movimento teve alguma relevância.Inclusive, ele é capaz de te ajudar a determinar o ponto de stop da sua operação.
  • Oscilador Estocástico: esse indicador é capaz de mostrar qual a força do movimento e da tendência em um certo nível.  É uma boa alternativa para se usar na confirmação.
  • Média Móvel Exponencial: nesse caso, esse indicador deveria ser usado para mostrar o padrão do momento do preço. O parâmetro de 10 períodos que ele usa é o suficiente para tornar esse indicador muito sensível e rápido à movimentação do mercado.
  • Volume: esse indicador não te mostrará se a tendência do preço é subir ou se é cair. Em compensação, ele é capaz de te mostrar qual o volume de dinheiro que está sendo negociado em todos os níveis de preço. 


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *