Estratégias Para Não Perder Dinheiro com Ações

1. Comprar na Baixa e Vender na Alta

Um pouco óbvio no campo de conselhos, mas alcançar esse objetivo pode ser mais difícil do que parece e essa regra simples acaba por ser esquecida com a empolgação. Uma chave óbvia para investir com sucesso em ações é escolher investimentos com chances de aumentar em valor ao longo do tempo e, em eventual, vender as ações por um preço maior.

Importante compreender que é impossível saber o tempo de mercado com precisão. Mesmo os investidores qualificados cometem erros. Necessário traçar ações com base em estratégias, conhecimento e disciplina.

A fim de “comprar na baixa” e “vender na alta” é necessário algum tempo para fazer o contrário do que a maioria dos investidores parece fazer. Quando todo mundo está pessimista sobre uma empresa as ações ficam em baixa, ocasião ideal para fazer a compra.

Por outro lado, quando os investidores estão otimistas sobre as perspectivas de empresa, de modo provável a opinião acontece porque os mesmo especialistas compraram o estoque. Um investidor competente pode comprar quando os outros vendem de forma agressiva no mercado.

Infelizmente, essa estratégia nem sempre funciona! Às vezes, há boas razões para o pessimismo dos investidores e a empresa vai de mal a pior. Alguém que compra, quando todo mundo está vendendo, pode acabar de possuir ações com perspectivas sombrias de longo prazo. Alternativamente, a venda de papeis de empreendimentos com potencial maravilhoso ao longo prazo (por exemplo, Microsoft no início de 1990 e a Apple ao começo de 2000) no momento cedo também pode ser frustrante.

2. Segredos de Warren Buffett

Há estudiosos que consideram Warren Buffett como o investidor de ações de maior sucesso em todos os tempos. Começou com pequena soma de dinheiro para investir em 1950, agora tem capital de mercado que se equivale a US$ 200 bilhões.

O sucesso de Buffett acontece por causa da abordagem disciplinada e astuta para comprar as ações certas e segurar por longos períodos de tempo, apenas vendendo se as razões para o investimento inicial mudarem de forma significativa.

Buffett representa ilustração de um investidor que segue as orientações de forma prática e com perfeição. Ele tem um talento apurado para “comprar na baixa, vender na alta”.

Paciente na abordagem, tanto em termos de esperar até que a oportunidade certa apareça antes de fazer a compra de ações como em ser proprietário de ações da empresa por longo período de tempo a permitir confirmar a tese de investimento.

3. Entender a Empresa Antes da Compra!

Compreenda a empresa que deseja comprar, em principal com ações. Seja capaz de listar sólidas razões para os lucros aumentarem ao longo do tempo. Investidores contam com a consultoria para recomendações sobre ações para comprar (ou vender).

Busque múltiplas fontes de opinião a fim de apreciar melhor os prós e os contras de comprar um estoque particular. Preste atenção ao que fornece o bem contra o mau conselho para que, ao longo do tempo, se possa aprender e formar opiniões para melhorar a confiança.

Caso esteja fazendo as próprias decisões pode ser interessante colocar a confiança em um indivíduo ou conselho de serviços. Considere ideias diferentes para formar o pensamento em busca de obter lucro de forma constante.

Alguns investidores se reúnem com sucesso ao investir em empresas para as quais já têm um entendimento o bom (ou mantenha uma boa opinião) porque gostam do que a empresa faz. Esta é uma estratégia útil e válida. Ao mesmo tempo se faz necessário fazer pesquisa sobre o passado, o desempenho financeiro e as projeções para os resultados futuros. A experiência pessoal pode ajudar, mas há razões pelas quais nem sempre levam às previsões precisas sobre o futuro preço das ações do empreendimento.

4. Paciência é Virtude no Mercado de Ações

Às vezes um investidor pode estar certo sobre o estoque que comprou, mas errado sobre o momento de quando foi comprado. Uma ação pode ir para baixo depois de adquirida, mas após o momento que subir de preço se cria um bom lucro. No longo prazo, o valor de mercado das ações de uma empresa de modo provável vai subir se aumenta o faturamento.

No curto prazo pode ser difícil prever o que faz com quê o preço de uma ação suba ou desça. Porém, a paciência consiste em virtude quando se trata de investimento de ações de sucesso. Se a história é um guia no longo prazo se pode dizer que o mercado sobe e empresas estabelecidas crescem por causa da economia em geral.

5. Crescimento a Preço Razoável no Mercado de Ações

Os investidores que favorecem o crescimento olham para comprar empresas que têm lucros e que estão crescendo de forma rápida a cada ano. As pessoas que gostam de comprar valor observam empreendimentos que vendem ao preço barato certas partes em relação aos ganhos por ação.

Necessário focar menos em olhar para as empresas com lucros crescentes e mais interessados em comprar o que parecem ser “pechinchas” em termos de mercado. Ambos os tipos de estratégias podem ser eficaz, conforme as condições mercadológicas.

Investidores de crescimento podem se reunir com sucesso ao identificar as ações desde o início que devem continuar a crescer a renda por longos anos. Grupos do gênero se reúnem com sucesso ao identificar ações que sofreram reveses temporários e partes do estoque de compra a preços promocionais.

O maior risco que os investidores de crescimento correm está em pagar um preço maior para uma empresa com boas perspectivas de longo prazo. Mesmo uma pequena decepção nos lucros pode resultar em grande queda no preço das ações, com os investidores a reconsiderar o quão rápido a empresa vai crescer o lucro e vender o estoque.

Revés em uma empresa com um índice de preço e lucro elevado pode devastar o preço da ação (por exemplo, o valor cai 25% ou mais por causa de notícias salário ruim). De modo alternativo com uma estratégia de investimento orientada, o que parece ser um estoque barato, consiste em revés temporário ou grave, de natureza permanente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *