O Day Trade
O day trade é um tipo de negociação que é usada nos mercados financeiros, como a bolsa de valores, por exemplo, e seu principal objetivo é a conquista do lucro por meio da oscilação de preço dos ativos financeiros durante o dia.
Essa negociação consiste na compra e venda de ativos, sendo eles ações, commodities ou moedas, no mesmo dia e pela mesma pessoa. Também se pode utilizar a alavancagem financeira com alguns recursos que permitem que se financie as transações diárias e minimize os custos da transação, como corretagem, impostos e outros.
A operação Day Trade é considerada especulativa, e pode fazer com que hajam ganhos consideráveis e acima da média do mercado. Porém, ela também caracteriza-se como arriscada e com tendências a gerar possíveis prejuízos aos operadores que não possuem experiência.
Estratégias Para Ter Sucesso no Day Trade
Para começar a atuar nesse campo é importante ter consciência que perder dinheiro é uma possibilidade, já que a renda é variável. Porém, existem meios de se aumentar a possibilidade de lucro, e algumas dicas serão apresentadas abaixo.
Disponibilidade de tempo:
É importante que os interessados a operar na bolsa tenham disponibilidade de tempo, já que o mercado sofre oscilações durante todo o dia, sendo necessária atenção para não perder boas chances.
As corretoras tem o hábito de oferecer estratégias de operações automáticas para os investidores, e isso torna dispensável a obrigatoriedade de ficar no computador o dia todo. Nessas operações automáticas, as manipulações são agendadas, e isso evita prejuízos.
Estrutura necessária:
Para se iniciar os investimentos, é importante se procurar uma corretora que tenha ferramentas confiáveis de análise de gerenciamento de riscos e que cobre taxas fixadas e econômicas. Esse serviço também auxilia na leitura e no entendimento de gráficos e seus padrões, mas vale salientar que isso não é garantia de sucesso.
Conhecimento sobre análise gráfica:
Como já foi citado, os gráficos são ferramentas muito relevantes para o sucesso no day trade, e por isso, ter conhecimento e dominar esse tema é fundamental. A análise dos gráficos trabalha com a busca de um padrão nas oscilações dos preços das ações, analisando o comportamento das entradas e das saídas dos ativos. Quando se encontra esses padrões, também são fornecidos gatilhos a respeito de momentos mais apropriados para realizar compras e vendas.
Por mais que esse aprendizado possa ser construído na prática e que os parâmetros a serem analisados sejam bem objetivos, o mais indicado é que o investidor faça cursos para ter o total domínio desse assunto, tornando-o menos propenso a cair em riscos.
Simular negociações:
Essa é uma etapa muito necessária para um investidor, pois antes de se investir em um ativo, é necessário compreender o seu comportamento ao longo do dia.
Existem muitas ferramentas para fazer simulações que são oferecidas pela própria corretora, e também alguns softwares que são voltados para essa ação.
Construir uma rotina:
Para ter sucesso nos investimentos é necessário bastante paciência e disciplina, e uma rotina facilita muito. Antes do mercado abrir, é interessante estar atento as noticias a respeito da empesa, aos gráficos que mostram os índices internacionais e também as análises gráficas. Após abertura do mercado, é importante monitorar as variações do preço e registrar todas as operações do dia, para que se tenha um controle maior.
Evitar fontes não confiáveis:
Ao operar tendo como base notícias, é necessário que se busque informações confiáveis, evitando sites suspeitos, que lançam chamadas apenas para obter acessos.
Não ser extremamente ganancioso:
Ao se investir, a vontade de obter um ótimo lucro é alto, porém, muitos investidores acabam perdendo dinheiro ao ter um trade que atinge o que foi projetado e deixam de encerrar a operação, com o intuito de fazer o preço aumentar ainda mais.
Para evitar coisas desse tipo, é válido traçar uma estratégia e segui-la a risca, respeitando os objetivos e não deixando levar pela ganância.