Todo mundo quer ganhar dinheiro para viver. Cedo ou tarde, temos de decidir onde devemos investir alguma quantia de dinheiro para obter lucro. Uma boa maneira de investir é escolher uma empresa que pague dividendos ou invista dividendos. Mas, como selecionar as empresas que pagam bons dividendos?
Ao selecionar empresas com renda estabelecida, é necessário prestar atenção especial para a história do pagamento de dividendos. Estes achados tem inúmeras referências e possuem bases de dados de computador. O pagamento de dividendos contínuo e a longo prazo é usualmente associado à alta estabilidade da empresa e sua capacidade de acumular dinheiro.
Os lucros publicados de uma empresa não são muito confiáveis e, às vezes, são subestimados para reduzir o pagamento de impostos. Se uma empresa pode dar dinheiro aos acionistas, em seguida, ela deve ter reservas para expandir a produção, para criar novas indústrias e para investir em estudos prospectivos.
Critérios Para Escolher Uma Empresa Para Investir
Para ajudar na hora de escolher uma boa empresa para investir, é importante criar alguns critérios, importantes e decisivos, para que você tenha condições e embasamento para escolher a que melhor atende.
Porém, é fundamental saber que esses critérios não garantem o sucesso do seu investimento, e que eles variam de uma pessoa para outra. Uma questão muito importante e que o investidor precisa pensar, dentre outras coisas, é que ele deve investir o seu dinheiro em empresas de valor, e não precisa nem ser um especialista para chegar a essa conclusão.
Quando alguém começa a pensar numa empresa para investir, algumas das questões que pessoa costuma pensar são:
• É uma boa empresa?
• A administração da empresa tem feito um bom trabalho?
• Como tem sido o lucro dessa empresa? Qual a margem de lucro?
• A empresa tem dinheiro em caixa?
• A empresa tem muitas dívidas?
Além desses critérios, também é importante analisar algumas questões. Abaixo, listamos algumas informações muito importantes que um investidor precisa observar com bastante atenção. São 8 tópicos de suma importância:
1 – A empresa tem muitas dívidas?
2 – Investigue sobre a história da empresa, sobre as companhias que já
3– Verifique há quanto tempo a empresa está naquele negócio. O ideal é que seja, no mínimo, 10 anos.
4 – Pesquise sobre o conselho diretor da empresa, e busque todas as informações relativas à companhia que você puder obter.
5 – É muito importante analisar os dados financeiros da companhia como, por exemplo: crescimento a cada ano, a margem bruta, o inventário, dentre outros.
6 – A empresa cresceu nos últimos anos? Os lucros e as receitas apresentaram aumento nos últimos anos?
7 – Identifique o seu perfil de investidor (falaremos com mais detalhes logo abaixo).
8 – Decida baseando-se nas suas pesquisas, e não na opinião dos outros.
Perfil de Investidor
Uma questão muito relevante é o “perfil” de cada investidor. Quando damos início a um investimento, precisamos saber que, quanto maior a sua rentabilidade, maior será o risco ao qual o investidor deverá correr. Não confie nas promessas de ganhos mirabolantes e com baixo risco, pois isso simplesmente não existe.
É por isso que é tão importante conhecer o seu tipo de investidor antes de escolher onde quer aplicar o seu dinheiro. Abaixo, nós listamos as principais características de cada perfil de investidor, para que você possa identificar o seu. Confira:
• Conservador: esse tipo de investidor é aquele que preza mais pela segurança, e procura investimentos que ofereçam o menor risco possível. O investidor conservador prefere ter uma rentabilidade menor do que a possibilidade de ganhos mais altos, porém, com um risco elevado.
• Moderado: já esse tipo de investidor está sempre à procura de um equilíbrio entre a rentabilidade e a segurança. Até se arrisca a correr um determinado risco para ter um certo rendimento. Arrisca um pouco mais do que o investidor conservador, mas não tanto quanto o investidor arrojado.
• Arrojado: as pessoas desse perfil preferem a rentabilidade em detrimento da segurança. São capazes de correr riscos elevados para ter o seu investimento rendendo o máximo possível.
Após identificar qual o seu perfil de investidor, é possível escolher o melhor investimento.